1
Se a primeira geração do Chevrolet Corvette foi inspirada nos esportivos ingleses, a oitava, lançada esta semana, pode ser confundida com alguns modelos da Ferrari, como a F8.

2
O motivo é a nova posição central-traseira do motor V8, que fica exposto sob um vidro horizontal. Na lateral traseira, na altura das portas uma profunda entrada de ar. Além dos faróis estarem mais pontiagudos, o capô está mais curto, já que não abriga mais o propulsor. Nele há, ainda, três vincos: um no meio e outros dois em V.  No para-choque dianteiro, três grandes aberturas. A traseira também foi modernizada, com as quatro lanternas se tornando finas e ganhando moldura em colchetes de LED. Acima da área da placa, logo abaixo do aerofólio, está a assinatura CORVETTE no lugar do símbolo das bandeiras cruzadas. As saídas de escapamento agora estão dispostas em dois pares nas extremidades do para-choque traseiro, abaixo de mais um par de entradas de ar.

3
O teto é removível eletricamente e se esconde no porta-malas, deixando o novo Corvette Stingray com uma carroceria targa, preservando, em um só carro, a tradição de ter três carrocerias: aberta, fechada e targa.



4
As rodas da frente têm 19 polegadas e as traseiras 20".

5
O interior mantém o "cercadinho" para o motorista, onde a régua, ao lado do console central, é cheia de botões. Agora a tela multimídia mais parece um tablet voltado para o motorista. O quadro de instrumentos continua eletrônico (aliás, foi a geração anterior do Corvette que lançou essa instrumentação configurável em 2013). O volante agora tem formato hexagonal.



6
Com a mudança do motor para o centro, abre-se um espaço para bagagens na frente e outro na traseira (desde que o teto não esteja recolhido). Somando os dois lados, o espaço chega a 357 litros. 


7
O motor V8 6.2 permanece aspirado, tem apenas duas válvulas para cada um dos oito cilindros (16v) e está montado quase sobre o eixo traseiro. Ele rende 490 cavalos com 64,3 kgfm de torque. Haverá um pacote esportivo Z51 com sistema de escape que aumenta a potência para 495 cv e 65 kgfm. 

8
O câmbio será automatizado de dupla embreagem e oito marchas. Por enquanto, não haverá opção de transmissão mecânica. Mudança manual só através dos shifters no volante proporcionada pela caixa automatizada. 


9
O novo Corvette Stingray 2020 pode acelerar de 0 a 60 mph (96 km/h) em menos de três segundos. 

10
A GM pretende vender a versão básica do Corvette por menos de 60 mil dólares. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO