Por ainda não ter disponibilizado o configurador com a relação completa dos equipamentos, deixei o Peugeot 2008 de fora do último comparativo entre SUVs compactos. Parece que eu estava adivinhando. O modelo, que acabou de ganhar um face-lift no Brasil, foi totalmente reestilizado na Europa.

1 
A plataforma passa a ser a modular CMP, a mesma do 208.  O comprimento aumentou para 4,30 metros, por 1,77m de largura, 1,55m de altura e 2,65m de distância entre-eixos. 

2 
O estilo agora está mais parecido com o médio 3008, com linhas retas, assinatura 2008 na ponta do capô, faróis com três luzes diurnas de LED simulando garras do leão, outro par de luzes de LED no para-choque, grade sem molduras laterais, linha de cintura ascendente e lanternas escurecidas, também com três luzes.




3 
O interior é uma evolução do conceito i-Cockpit, já visto no novo 208, com quadro de instrumentos eletrônico configurável em 3D acima do volante, tela de multimídia de dez polegadas no centro, voltada para o motorista, e acabamento de excelente qualidade.

4 
Espaço interno aumentou e porta-malas agora tem 434 litros de capacidade. 

5 
As versões vendidas na Europa serão a Allure, Active, GT Line e GT, que tem bancos revestidos em Alcantara. 




6 
Carregamento de smartphone por indução, assistente para manutenção de faixa, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas e leitura de sinais (velocidade, direção proibida, paragem) fazem parte do equipamento de série. Controlador adaptativo com função Stop & Go e monitoramento de ponto cego também serão oferecidos, mas nas versões mais completas.


7
Novo 2008 será movido pelos motores Puretech 1.2 gasolina com 100 ou 130 cavalos e BlueHDi turbodiesel com a mesma potência. O câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de oito marchas, este com alavanca eletrificada. O sistema de tração Grip Control foi aprimorado.




8 
Assim como o e-208, haverá também uma versão e-2008. O motor elétrico terá 100 kW (136 hp) e baterias de 50 kW, garantindo uma autonomia de 350 km, menor que a do hatch por ser mais pesado. 

9
Antes dado como certo no Brasil, a Peugeot voltou atrás e decidiu que não vai importar o 2008 nem da Argentina.

EDIÇÃO DE TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
FOTOS: DIVULGAÇÃO