O Toyota Yaris foi lançado no Japão, em 1998, com o nome de Vitz. Mas o que a marca japonesa queria mesmo era disputar o forte mercado europeu com Volkswagen Polo, Fiat Punto, Ford Fiesta, Opel Corsa, Renault Clio e Peugeot 206. O objetivo foi realizado em 1999, quando foi apresentado no Salão de Frankfurt daquele ano.
Com o seu estilo arredondado e alto, desenhado pelo jovem designer grego Sotiris Kovos, foi logo, em seu primeiro ano, eleito o Carro do Ano da Europa de 2000, título que ele já havia conquistado no Japão em 1998. Teve também uma versão monovolume chamada Verso (Fun Cargo no Japão), que se tornou uma linha independente e foi separada do Yaris. Foi vendido em outros mercados, como a Austrália, com o nome de Echo. Na América do Norte e México teve também a versão sedã com este mesmo nome. Desde então começou a ser especulado no Brasil.
A fábrica da Toyota em Indaiatuba, SP, estava recém-inaugurada produzindo o Corolla e a marca japonesa pretendia produzir um segundo veículo. Mas o dólar disparou, a economia esfriou e a produção do Yaris foi adiada para a segunda geração, que só seria lançada em 2005. Com Lula já no poder, os investimentos em modelos modernos foram reduzidos e o Yaris ficou mais caro.
Já com o país sob o poder da presidente Dilma, a crise econômica ficou mais forte e, em vez da terceira geração, apresentada em 2011, a Toyota decidiu fabricar um modelo mais barato: o indiano Etios, nas versões hatch e sedã, com painel de instrumentos centralizados que o Yaris abandonou nesta carroceria atual. O três volumes do Yaris 3, fabricado na Ásia, chegou a ser cogitado, com o nome de Vios, mas também não vingou por causa dos custos e do predomínio de SUVs.
O sonho do Yaris brasileiro será realizado no ano que vem. Não com o europeu, mas, sim, com a segunda geração do tailandês, que é maior, mais espaçoso e ainda usa a nova plataforma modular TNGA, mas tem estilo mais comportado e acabamento pobre. Já o europeu ganhou dois face-lifts na sua terceira geração (2014 e 2017).
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
1a Geração - 1999
Echo Sedan, versão três volumes do Yaris era mais popular na Austrália e na América do Norte, como Estados Unidos, Canadá e México. |
2a Geração - 2005
O Sedan ficou restrito aoz mercado norte-americano, australiano e asiático, apenas com motor 1.5 de 107 cavalos. Em alguns países passou a ser chamado de Vios. |
3a Geração - 2011
Face-lift 2014
Face-lift 2017
O segundo face-lift da terceira geração do Yaris europeu aumentou o comprimento em 3,95m. |
1a Geração tailandesa - 2013
A terceira geração do sedã, voltada para países asiáticos, passou a ser chamada somente de Vios, mas em alguns mercados mudou para Ativ. |
2a Geração tailandesa - 2017 (no Brasil em 2018)
0 Comentários