Hoje modelo intermediário na linha de utilitários esportivos da alemã BMW, já tendo gerado até uma variação "cupê", o X4, o X3 era o menor SUV da marca de Munique. Isso de 2004 - quando foi lançado - até 2009, época do aparecimento do X1.
O agora utilitário médio chega a sua terceira geração, mantendo o formato "capô longo, traseira alta, com janelas laterais ascendentes", usado desde a estreia há doze anos. Foi preciso comparar com fotos da versão anterior para encontrar as diferenças. E elas foram facilmente localizadas.
X3 2014 |
X3 2011 |
X3 2004 |
Para começar, o X3 está com novos vincos na lateral. A frente tem um detalhe que eu não gostei: a grade ficou afastada dos faróis, como no X1. Achava mais elegante seus contornos cromados misturados ao conjunto ótico, como nos sedãs Séries 5 e 7. Em compensação, ela agora está mais pronunciada e moderna, com aletas verticais que se movem de acordo com a velocidade (air flap control). Os faróis podem ser inteiramente iluminados por LEDs. Já o para-choque ficou mais recortado e tem luzes de neblina horizontais (eram redondas). Na traseira, o prolongamento das lanternas foi redesenhado e os refletores em LED assumem uma aparência tridimensional.
X3 2014 |
X3 2011 |
X3 2004 |
Mudança radical no estilo aconteceu somente no interior. O antigo painel integrado transformou-se em um conjunto minimalista com parte central hexagonal, realçada pela saltada tela multimídia de 10,25 polegadas operada por toque, voz e gestos. O quadro de instrumentos agora é eletrônico, sem deixar de lado molduras físicas circulares, sugerindo os tradicionais instrumentos redondos da BMW. Os revestimentos foram aprimorados, os bancos estão mais esportivos, o espaço ficou 75% maior e o ar condicionado pode ter três zonas. A capacidade do porta-malas é de 550 litros.
X3 2014 |
X3 2004 |
Aparência à parte, tudo mudou no novo X3. A plataforma (que deixou o utilitário 55 kg mais leve), a distância entre-eixos que aumentou para 2,86m (um aumento de 5,4 cm) e os novos equipamentos de segurança e conforto.
Na lista estão controle de velocidade adaptativo, assistente de manutenção em faixa, alerta de presença veículos no ângulo morto dos retrovisores externos, sistema de detecção de acidentes, novo head up display que projeta informações coloridas em alta definição no para-brisas e seletor de modo de direção, suspensão, amortecedores eletrônicos e freios.
Outra novidade é a chave com tela de LCD, como no Série 7. O sistema multimídia tem conexão com smartwatches (relógios eletrônicos de pulso) da Apple e Samsung Gear, que utilizam o sistema Amazon Echo, que pode verificar o nível de combustível, bloquear o carro e ativar a função de ventilação.
O BMW X3 terá inicialmente quatro versões: xDrive30i, xDrive20d, xDrive30d e M40i. As terminadas com a letra d usam o motor a diesel, sendo a 20d com o quatro cilindros, 2.0 turbodiesel de injeção direta e 190 cv, e a 30d tem o seis cilindros 3.0 de 265 cv.
A xDrive30i tem o quatro cilindros 2.0 TwinPower (biturbo) e injeção direta de 252 cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e tem velocidade de 240 km/h. A M40i tem o seis cilindros 3.0 turbo de 360 cv. A aceleração é feita em 4,8 segundos. As duas a gasolina são as mais cotadas para chegarem ao Brasil a partir do ano que vem. Todas utilizam o câmbio automático Steptronic de oito marchas.
O novo X3 terá como principais concorrentes Audi Q5, Mercedes GLC, Jaguar F-Pace e o novo Volvo XC60. O estilo não mudou, mas a tecnologia e os concorrentes mudam e é preciso se atualizar.
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