A Fiat foi a primeira montadora a lançar um carro fabricado no Brasil com motor turbo de série: o Uno Turbo, de 1994, que ainda tinha intenções esportivas com o seu visual agressivo. Saiu de cena dois anos depois, com o lançamento do Palio. Em 2000 a Volkswagen lançou o Gol 1.0 Turbo 16v. Tinha um visual levemente esportivo, mas foi criado para dar mais potência ao motor 1.0 e pagar menos imposto. Iniciava-se, de forma extra-oficial, a era do downsizing no país.
No ano passado, quatorze anos depois do Gol Turbo, a Fiat voltou a ser pioneira ao fabricar o primeiro carro pequeno nacional que desliga o motor automaticamente quando o veículo para no trânsito. O sistema Start-Stop (ainda) é restrito à versão Evolution, com motor 1.4 e somente com câmbio manual, que não é turbo, mas colabora bastante para a redução do consumo na cidade.
Este ano foi a vez da Volkswagen dar o troco no pioneirismo e lançar o primeiro carro nacional com motor 1.0 de três cilindros flex, com turbo e injeção direta no seu compacto "glocalizado" (global + local) Up! TSI, com 101 e 105 cavalos. O propulsor também é fabricado no país. O Up! TSI também não tem opção de câmbio automatizado. Ainda sem concorrentes com motor igual, escolhi o Fiat Uno Evolution 1.4 para desafiar o novo modelo.
Eu poderia compará-lo com o Ford Ka 1.5 (110/115 cv) e o Nissan March 1.6, que tem potência mais próxima (111 cv) também, mas ainda não tinha feito um clássico Uno x Up!, que são dois carros bem compactos e com estilo diferenciado. E é o que finalmente vai acontecer agora.
Estilo
As linhas do Up! são visivelmente mais modernas e harmonizadas que as do Uno, lançado em 2010 e que passou por um discreto face-lift no ano passado. Mesmo o Fiat tendo sido lançado apenas um antes do Volkswagen na Europa, tem um desenho estranho e mal adaptado do Panda europeu. Foi moderno na época do seu lançamento.
O Up! TSI - que no Brasil foi empobrecido na lateral, para acomodar o vidro da porta traseira abaixável pela manivela, ganhando um quebra-vento (na Europa o vidro é contínuo e basculante mesmo com quatro portas) - tem como diferencial a pintura preta brilhante da tampa do porta-malas, para se aproximar do europeu, que é inteiramente de vidro. A traseira dos Up! sem TSI vendidos aqui é de lataria na cor do carro.
Acabamento
Declarei empate porque o Uno aparenta mais sofisticação pela textura diferenciada dos plásticos, mas o Up! tem uma montagem mais bem feita, apesar do aspecto bem franciscano, mesmo na versão top Red, White ou Black. Ambos possuem faixa colorida no painel, mas no Fiat ela é opcional. No Up! ela é em plástico brilhante nas cores vermelha, branca ou preta, de acordo com a versão considerada.
Espaço interno e Porta-malas
O Up! é o mais espaçoso para os passageiros por ter a maior distância entre-eixos. São 2,42m contra 2,38m do Uno. A vantagem também vale para as bagagens: 285 contra 280 litros.
Motor
O novo bloco tricilíndrico TSI 1.0 do Up! tem 101 cavalos com gasolina e 105 cv com álcool. Já o 1.4 EVO do Uno é um modesto quatro cilindros de oito válvulas, sem turbo, com apenas 85 cv com gasolina e 88 cv com álcool. Desnecessário dizer qual é o mais potente, né?
Desempenho
O Up! também é bem superior nas duas provas do desempenho. Segundo a revista Carro, acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos contra 13,2 segundos do Uno e recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 11,2 contra 17,5 segundos do Fiat.
Consumo
O Uno poderia dar o troco no consumo com o seu sistema Start-Stop, ausente no Up! brasileiro. Mas ele praticamente só funciona na cidade. De fato, consome menos álcool que o Up!, segundo a Carro: 9,6 km/l contra 8,9 km/l. Mas o Up! reagiu na estrada e obteve média mais de um quilômetro superior ao do Uno: 12,5 contra 11,2 km/l. Na soma dos dois percursos, vitória do Volks.
Frenagem (Segurança)
Não é somente por ter cinco estrelas no crash-test do Latin NCAP que o Up! é mais seguro que o Uno. Ele também freia mais rápido que o rival: 24,8 metros a 80 km/h contra 26,8 m. Mérito do controle de tração ligado aos freios ABS, que apenas corta a potência do motor na roda que está patinando, sem frear, resultando na frenagem mais eficiente. Números também da Carro.
Ruído (Conforto)
O Uno é o mais silencioso a 80 km/h. A revista Carro registrou 62,4 decibéis a 80 km/h, contra 63,5 dBA do Up!. Mas nas outras medições (ponto morto, 50 e 120 km/h), o modelo da Volks se sobressaiu. No entanto, declarei o Fiat o mais confortável para não tirar o gostinho da sua única vitória técnica.
Motor TSI do Up! |
Preço
Se eu tivesse considerado as outras três medições do nível de ruído, a goleada do Up! seria de 10 a 1 e o menor preço do Uno seria o seu único ponto. Básico, o Evolution 1.4 custa R$ 41.290. O Up! Red, White ou Black, que agora só tem motor TSI, sai por R$ 49.390.
Ambos trazem de série ar condicionado, direção assistida (hidráulica no Uno e elétrica no Up!), vidros dianteiros e travas elétricos, rádio e MP3, volante com regulagem de altura e computador de bordo.
O Up! ainda tem a mais banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, rodas de liga-leve de 15 polegadas, CD Player, Bluetooth e controle de tração. Este último o Uno não tem, nem como opcional. Os demais elevam o preço do Fiat para R$ 46.911. Neste valor estão inclusos os vidros elétricos traseiros, comando de som no volante (inexistentes no Up!), os retrovisores elétricos, som com Bluetooth, rodas de liga de 14 polegadas e o kit de aparência interna, como a faixa decorativa no painel. O kit de personalização externa fecha a conta em R$ 47.360. A câmera de ré que aparece no comercial é vendida como acessório.
Ainda assim o modelo fabricado em Betim é o mais barato, pois o único opcional do Up! é o sistema multimídia com navegador Maps and More, que tem o defeito de cobrar também pela preparação, mesmo levando o MM pronto. Com ele o Volks chega a R$ 50.907. Todos esses preços não incluem a pintura metálica do Uno, que custa R$ 1.350 e tem cinco opções (Azul Netuno, Cinza Scandium, Prata Bari, Preto Vesúvio e Vermelho Oppulence. O Up! só tem três cores do nome da versão completa. De qualquer forma o Uno é o mais barato, mas o Up! é mais equipado.
Assistência
Ainda sem uma alma boa que apure os custos de manutenção no Rio de Janeiro para mim, continuo considerando o número de concessionárias e a Volkswagen continua imbatível: 636 contra 600. Mas a diferença está caindo.
Conclusão
Era de se esperar a superioridade do Volkswagen Up!, mas não de goleada (9x2). O Fiat Uno só é o mais barato e o mais silencioso a 80 km/h. Em acabamento eles empataram. A próxima missão do Up! 1.0 TSI será enfrentar o Ford Ka 1.5 e o Nissan March 1.6. Em dezembro, espero fazer este tira-teima.
Placar Final: Volkswagen Up! 1.0 TSI 9x2 Fiat Uno Evolution 1.4
1º VOLKSWAGEN UP! TSI 1.0
Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas, turbo e injeção direta
Potência: 101 cv (gasolina) e 105 cv (álcool)
Torque: 16,8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4 segundos (revista Carro, com álcool)
Consumo: 8,9 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,64/1,65/1,50/2,42m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 49.390 (Red/White/Black básico) / R$ 50.907 (R/B/W completo)
2º FIAT UNO EVOLUTION 1.4
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.368 cm³, 8 válvulas
Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool)
Torque: 12,4 kgfm (G) e 12,5 kgfm (A) a 3.500 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,2 segundos (Revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 172 km/h (fabricante)
Consumo: 9,6 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,81/1,64/1,48/2,38 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 48 litros
Preço: R$ 41.290 (Evolution básico) / R$ 47.360 (Evolution completo)
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