TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Depois do renovado Hyundai Tucson substituir o ix35, agora é a vez do primo Kia Sportage, que pertence ao mesmo grupo sul-coreano, conhecer a sua nova geração (a quarta), que continua com o mesmo nome. O utilitário esportivo, que nasceu com cara de pequeno jipe aventureiro, como o Suzuki Vitara, e virou um crossover moderninho, agora quer ser um Porsche Macan mais acessível.


Isso porque os faróis lembram o SUV compacto de luxo alemão, pois são afilados e dispostos nos cantos do capô. E pela primeira vez são separados da grade, que continua com a moldura dentada dos últimos modelos da Kia, mas agora em posição mais plana, quase no para-choque. Na frente ainda se destacam os novos pares de faróis de neblina agrupados em quatro pequenas luzes, como um dado. Mas embaixo dois pequenos frisos cromados.


A lateral manteve a identidade da coluna C larga e a janela terminando de forma inclinada para dentro, mas a linha de cintura está mais musculosa. Na traseira, as lanternas continuam horizontais, só que agora são mais finas, com a parte na lateral pontuda e o prolongamento em forma de trapézio, além de um friso cromado que as une na parte superior, próxima ao vidro de base arredondada, e os refletores de desenho tridimensional. A tampa do porta-malas ganhou um vinco na altura do logotipo da Kia, mas acima da placa surge outro que delimita o para-choque. E mais um marca o local das luzes de neblina. Mais abaixo, a base de plástico e o protetor de alumínio no centro, com as saídas de escapamento nas extremidades deste. As rodas podem ter 16 ou 17 polegadas, mas no pacote GT Line poderá ter 19". 


O interior, que pode ser totalmente preto como o da foto ou em dois tons, está com um painel mais vertical, inclusive no console mais largo, embora levemente voltado para o motorista. Os materiais estão mais suaves ao toque. As saídas de ar centrais continuam ladeando a tela multimídia, que pode ter 7 ou 8 polegadas, dependendo da versão. O quadro de instrumentos está mais simples, se limitando ao velocímetro e o conta-giros com a tela do computador de bordo entre eles. O volante agora tem base achatada, sugerindo mais esportividade. Estas fotos provavelmente são da versão GT Line, que tem detalhes em preto brilhante e pedais de alumínio. A visibilidade também aumentou com a diminuição da espessura das colunas dianteiras. O teto panorâmico também ficou 10,4 cm mais longo. 


Com o aumento de 3cm na distância entre-eixos, que agora é de 2,67m, o espaço interno melhorou. Também aumentou o comprimento (de 4,44 para 4,48m). Já a altura (1,63m) e a largura (1,85m) se mantiveram. A capacidade do porta-malas subiu de 465 para 503 litros.


Como era de se esperar, o Sportage foi atualizado em termos de tecnologia de segurança e motorização. No primeiro caso, ele ganhou freio de estacionamento elétrico, frenagem de emergência automática (AEB), advertência de saida de pista (LDWS), Assistente de Manutenção em Pista (LKAS), Detector de Ponto Cego (BSD) e Alerta de Tráfico Cruzado traseiro (RCTA).


No motor, a novidade é o 1.6 T-GDi, uma evolução daquele 1.6 GDi de injeção direta que o grupo Kia-Hyundai se recusa a trazer para o Brasil e que agora tem turbo e rende 177 cavalos. O aspirado será mantido na linha com 132 cv. Haverá dois motores movidos a diesel. O mais simples é o 1.7L de 115 cavalos. Já o 2.0 turbodiesel foi reformulado e ganhou duas opções de potência: 136 e 185 cavalos. O novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades, a princípio, será exclusivo do motor 1.6 T-GDi e foi desenvolvido pela própria Kia. As demais versões podem ter câmbio manual ou automático convencional de seis marchas. A tração pode ser integral ou dianteira.


O novo Kia Sportage será apresentado no Salão de Frankfurt, que começa daqui a duas semanas. No nosso sofrido país não tem previsão de chegada, visto que a Kia, mesmo com boa vontade de trazê-lo, demora a beça para homologá-lo. Se vier, com certeza terá motor 2.0 Flex. Sobre o Hyundai Tucson, feito sobre a mesma plataforma, o grupo CAOA já correu para dizer que não pretende trazê-lo agora. Quanto ao Sportage, o grupo Gandini ainda não se posicionou. No Brasil, o Sportage chegou em 1995 e as gerações posteriores desembarcaram em 2004 e 2010. 



A história do Kia Sportage em fotos

1a Geração (1993-2004 - No Brasil de 1995 a 2003)








2a Geração (2004-2009 - No Brasil de 2004 a 2010)




3a Geração (2010-2015 - No Brasil desde 2010)