TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O monovolume Idea e a perua Palio Weekend estão envelhencendo no mercado brasileiro porque a Fiat prometeu substituí-los por um novo conceito de automóvel e ainda não cumpriu. Em 2012, na Europa, o pequenino 500 começou a gerar uma família quando a matriz da marca italiana lançou a 500L, uma interessante e versátil perua que lá substituiu o Idea.

Aqui, a Fiat correu para anunciar que não seria a 500L que iria substituir os dois modelos. "Brasileiro gosta de utilitários esportivos. Por isso, estamos desenvolvendo um modelo exclusivo para o nosso mercado". Os especuladores influentes da imprensa automotiva garantiam o crossover 500X, que seria fabricado na nova unidade de produção em Goiana, Pernambuco.

O 500X já está pronto para chegar ao mercado de mais de 100 países a partir do ano que vem, inclusive nos Estados Unidos. Mas o Brasil foi excluído. Os"gênios" da nossa Fiat optaram pelo feioso Jeep Renegade, que tem a mesma plataforma do 500X, para ser fabricado em Pernambuco. A Jeep e outras marcas do grupo Chrysler agora fazem parte da Fiat.



Nós vamos ter que ficar babando por um modelo de linhas mais atraentes e arredondadas. Sinceramente... apesar de ter ficado muito parecido com o Mini Countryman (na frente e nas lanternas), o 500X ficou mais atraente que o inglês naturalizado alemão.


O interior do Fiat é mais criativo e caprichado que no Jeep. Painel e acabamento das portas podem ter cores variadas. A tela multimídia sensível ao toque fica no alto, destacado do painel. O sistema chamado UConnect tem navegação por satélite e mapas em 3D, orientação de rota progressiva, inserção de endereços por comandos de voz, além de Bluetooth e portas USB. Abaixo da tela, depois dos botões de desligamento dos controles de estabilidade, pisca alerta e airbag do passageiro, vem as saídas de ar centrais, também saltadas. O quadro de instrumentos é agrupado, mas ao mesmo tempo separado por túneis. O volante tem três braços e é multifuncional. O espaço interno parece maior que o do primo norte-americano. O porta-malas tem 350 litros de capacidade.





O 500X será equipado na Europa com freios de estacionamento elétrico, câmera de ré, aviso de colisão frontal, alerta de mudança involuntária de faixa, detector de objetos em ângulo morto nos retrovisores externos (que podem ser aquecidos), controle de estabilidade, piloto automático, ar condicionado digital e teto solar panorâmico.


Por pertencer ao mesmo grupo empresarial, o novo crossover compacto da Fiat vai compartilhar, além da plataforma, muitos itens mecânicos com o Jeep Renegade, como a transmissão automática de nove marchas e os motores MultiAir e E.TorQ a gasolina e MultiJet a diesel. As outras opções de câmbio são o automatizado de seis marchas e dupla embreagem e o manual de seis marchas. Entre os motores a gasolina, haverá três versões do MutiAir II, com turbo e injeção direta: duas 1.4 de 140 ou 170 cavalos e 2.4 de 184 cavalos. Também será oferecido, um E.Torq 1.6 de 110 cavalos. A diesel serão os propulsores da segunda geração da família Multijet, com turbo e injeção direta: 1.6 de 120 cv e 2.0 de 140 cv. Todos terão sistema Start-Stop e, com exceção das versões mais baratas, seletor de modos da resposta do motor, freios, direção e câmbio automático. 




A tração será integral ou dianteira sem e com Traction Plus, que modifica o controle de tração para enfrentar terrenos mais acidentados. A tração integral também tem seleção do modo de atuação no piso, como no Jeep. 

O 500X terá duas versões: uma mais urbana e a Cross, com rack no teto e reforço no para-choque que aumenta o ângulo de entrada. Esta mais esportiva mede 2cm a mais no comprimento, que nas versões normais é de 4,25m de comprimento. O bagageiro aumenta a altura de 1,60m para 1,61m e a tração 4x4 para 1,62m. A largura é de 1,80m e a distância entre-eixos de 2,57m. As rodas podem ter 16, 17 ou 18 polegadas. 


Tudo bem que o grupo FCA esteja querendo investir na marca Jeep aqui no Brasil, dando ao Renegade o status de carro nacional. Mas a Fiat não pode ficar de fora de um concorrido segmento disputado por Ford Ecosport, Chevrolet Tracker, Renault Duster, Honda HR-V e Peugeot 2008. A marca italiana tem mais força por aqui, pois é líder de vendas. O Brasil sustenta a marca italiana e merece a elegância do tão prometido 500X,