TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Com a Palio Weekend Adventure, a Fiat lançou, em 1999, a moda dos carros aventureiros de aparência. Mas foi a Volkswagen quem levou a mania para os hatches compactos com o Crossfox, em 2005.

Suspensão elevada, pneus de uso misto, bagageiro no teto e peito de "aço" embaixo dos para-choques cinza escuros e caixa das rodas e para-lamas com moldura escura são as principais características deste segmento.

O quebra-mato frontal e os para-choques inteiramente cinza já fazem parte do passado, mas o estepe continua firme e forte na tampa do porta-malas do Crossfox e do recém-lançado Chevrolet Spin Active, mais um a aderir ao modismo.

Neste post, vou falar só dos dois modelos Cross da Volkswagen, lançados recentemente: o Up! e o Fox com o face-lift do resto da linha que o deixou parecido com o Golf.


Cross Up!



A versão aventureira do pequenino Up! existe na Europa e não podia deixar de chegar ao Brasil, onde só agora começa a ser vendida na carroceria tropicalizada e fabricada aqui. Para preservar o seu estilo moderno, o CrossUp! abriu mão do estepe externo e do para-choque grafite. A suspensão não foi elevada para baratear o custo e os pneus são de baixa resistência. Uso misto nem pensar.

Proteção da grade (em forma de colmeia) prateada fosca, as molduras do para-lamas e das rodas com pintura grafite, o peito de aço (que na verdade é de alumínio), a faixa com o nome da versão e o rack no teto são os itens que diferenciam o Cross das versões mais simples como a Take, a Move, a High e as coloridas Red, White e Black.

A carroceria ganhou mais dois centímetros (3,61m para 3,63m), mas manteve a distância entre-eixos de 2,42m. Ela pode vir nas cores sólidas branco cristal, vermelho flash e preto ninja, nas metálicas pratas sirius, egito, e lunar, azul night, vermelho ópera e cinza quartzo e na especial amarelo saturno.


Já o interior é igual às demais versões da linha, salvo a assinatura da versão nos bancos dianteiros. O volante de base reta tem revestimento de couro sintético, assim como as alavancas de câmbio e do freio de mão. Os dois primeiros trazem a inscrição Up! (o câmbio, claro, a posição das marchas). Os bancos têm forração misturando tecido e vinil (o couro é opcional). O painel e parte do acabamento das portas podem ter cinco cores (branco, preto, vermelho, cinza e bege). Espaço interno e porta-malas (285 litros) também não mudaram.


O motor continua o tricilíndrico EA211 1.0 12 válvulas flex, de 75 e 82 cavalos. O câmbio pode ser manual ou automatizado i-Motion de cinco marchas. O desempenho é semelhante ao das demais versões.

O CrossUp! custa R$ 38.040 o manual e R$ 40.960 o i-Motion. Sua lista de equipamentos é baseada na versão High e traz de série direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo com 10 funções, alarme, chave canivete, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15; quadro de instrumentos com conta-giros; relógio digital e indicador de temperatura externa; encaixe para cadeirinhas infantis; banco do motorista e volante com regulagem de altura e os obrigatórios airbags frontais e freios ABS.


Porém, um carro que tem como base uma versão chamada High deveria oferecer ar condicionado de série, não é? Mas é opcional, tal como o navegador Maps and More e o revestimento em couro sintético dos bancos.

FICHA TÉCNICA 

Motor: Três cilindros, transversal, flex, 999 cm³, 12 válvulas
Potência: 75 (gasolina) e 82 (álcool) cavalos
Torque: 9,7 (G) e 10,4 (A) kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: Manual ou automatizado ASG iMotion de 5 marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,7 segundos (Revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 161 km/h (fabricante)
Consumo: não informado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,63/1,65/1,50/2,42 m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 38.040 (manual) e R$ 40.960 (i-Motion)


Crossfox 



O veterano aventureiro da Volkswagen também ganhou novidades. Mas só superficiais. A frente passa a vir com os faróis mais puxados, os refletores internos quadrados e o friso cromado na base da grade. A traseira adotou as lanternas com extensão na tampa do porta-malas, que perderam destaque para o estepe, que continua na tampa, só que agora conta com um novo sistema de destravamento automático. Os para-choques também são novos e os reforços, estribos laterais e o rack no teto passam a vir na cor cinza claro. A suspensão continua elevada. Internamente, só houve mudanças em detalhes no painel, volante (agora igual ao do Golf e com comandos multifuncionais) e revestimento dos bancos.


As maiores mudanças do Crossfox estão no motor, que passa a ser o 1.6 16v Total Flex de 110/120 cavalos da série EA-211, no câmbio manual de seis marchas e na lista de equipamentos que passa a oferecer direção com assistência elétrica, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema multimídia com navegador e piloto automático. Só o controle de tração, a direção elétrica e os sensores de estacionamento são de série. Os demais são opcionais.

E o ar condicionado? Milagre! Passou a ser de série num carro que custa R$ 57.990 com câmbio manual e R$ 61.180 com o i-Motion. Também já estão incluídos no preço o rádio/CD/MP3/Bluetooth, o banco traseiro corrediço, regulagem de altura do banco do motorista e volante, chave canivete e trio elétrico. Com todos os opcionais como teto solar, bancos em couro, sensores de chuva e crepuscular, faróis com "follow me home". rodas de 16 polegadas, além do câmbio i-Motion e da pintura especial o Crossfox chega a custar quase R$ 74 mil.

Tanto no Fox quanto no Up!, é muito preço e adereços para pouca aventura. 

FICHA TÉCNICA 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 110 (gasolina) e 120 (álcool) cavalos
Torque: 15,8 (G) e 16,8 (A) kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Manual de 6 marchas ou automatizado i-Motion de 5
Tração: dianteira
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,05/1,66/1,60/2,47 m
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 57.990 (manual) e R$ 61.180 (i-Motion)