TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO
Quando a Ford europeia lançou, em 1996, o pequenino e estranho Ka, voltado para o uso urbano, ninguém poderia imaginar que ele ganharia, dezoito anos depois e num país subdesenvolvido da América do Sul chamado Brasil, uma versão de três volumes que pudesse brigar de igual pra igual com concorrentes maiores do que ele.
O Ka sedã ganhou um "mais" (+) no nome para a sua pronúncia não soar feio, mas o sinal de adição foi uma boa sacada para sugerir que o ex-subcompacto tem mais espaço no porta-malas, mesmo que não seja o maior do segmento.
Dois meses depois de lançado, chegou a vez de colocar o inédito Ka Sedan (ou Ka+) à prova contra os seus rivais, sempre na versão mais completa e com câmbio manual (o Ka não oferece transmissão PowerShift): Chevrolet Prisma LTZ 1.4 8v, Renault Logan Dynamique 1.6 8v e o líder de mercado e vencedor de outros dois comparativos do Guscar, o Fiat Grand Siena Essence 1.6 16v. O Ka+ estreia na versão SEL 1.5 16v. O Voyage ficou de fora porque a Volkswagen ainda não o equipou com o novo motor EA211 1.6. E o HB20S porque a Hyundai não divulga os preços e equipamentos corretos em seu site.
Estilo
Eu tirei pontos do Onix no estilo nos últimos comparativos dos hatches compactos pela sua falta de originalidade estética na traseira. Desta vez o que eu tirei foi o chapéu para o seu sedã derivado, o Prisma, que tem a traseira mais atraente do comparativo, integrando-se perfeitamente ao resto do desenho da carroceria. Especialmente as lanternas.
Em segundo lugar vem o Logan, que enfim abandonou aquele aspecto de sedã do leste europeu do início dos anos 90. A silhueta ainda mantém o formato três volumes clássico, com a janela traseira mais vertical. Contudo, a junção com o terceiro volume ficou mais suavizada e a frente segue a identidade visual da Renault sem deixar de ser original e moderna.
O Ka+ ficou em terceiro não por ser feio ou ter estilo envelhecido. Mas por Prisma e Logan serem mais originais. A frente com grade hexagonal Aston Martin da Ford (no sedã com frisos horizontais em vez da colmeia do hatch) já se banalizou e a traseira lembra a primeira geração do Prisma.
Envelhecido (precocemente) ficou o Grand Siena, com apenas dois anos depois de lançado. Lembra o Linea, que já está pedindo uma renovação. Os faróis horizontais e a grade pequena ficaram ultrapassados, assim como as lanternas horizontais, um recurso estético que já deu.
Acabamento
Se o Fiat Grand Siena já está "velho", em compensação, o seu acabamento é o de melhor qualidade. Apesar do revestimento das portas simples e dos muitos plásticos duros, a textura é diferenciada e o encaixe é quase perfeito.
Atrás do modelo mineiro vem, empatados, o Ka e o Logan, com os apliques de plástico preto brilhante na parte central do painel. O Renault ainda tem uma moldura prateada. Apesar de tentarem passar uma boa mpressão de qualidade, ainda dá pra notar uma certa simplicidade.
Em último vem o acabamento do Prisma, que é igual ao do hatch Onix, mas tem muito plástico de aparência rústica e falhas na montagem e na ergonomia. É preciso esclarecer que eu reavaliei o acabamento em relação ao último comparativo dos sedãs compactos no ano passado.
Espaço interno
Um dos pontos fortes do feioso Logan da geração passada era o espaço interno. E a qualidade foi mantida nesta nova carroceria, garantida pela distância entre-eixos de 2.64m. Com dez centímetros a menos vem, surpreendentemente, o habitáculo do Prisma, com 2.53m, que é mais curto (4,28m contra 4,29m) que o Grand Siena, este com 2,51m de entre-eixos. O mais "apertadinho" é o Ka+, com 2,49m. A Ford espichou o Ka, mas não fez milagres.
Porta-malas
Também pequeno ficou o porta-malas do Ka+, com 445 litros. Único dos quatro com capacidade abaixo de 500 litros, volume exato do Prisma. Em compensação, só o Ford baiano tem dobradiças que não invadem a área de bagagem. Com dez litros a mais aparece o Logan (510). O Grand Siena tem o maior bagageiro, com 520 litros.
Motor
O Grand Siena começa a mostrar superioridade com o seu E.TorQ Flex 1.6 16 válvulas de 115 cavalos com gasolina e 117 cv com álcool. Logo atrás vem o Sigma 1.5 16v do Ka (e também da linha Fiesta) com 105 e 110 cavalos. Prisma e Logan aparecem rigorosamente empatados com a mesma potência nos dois combustíveis: 98 e 106 cavalos. O terceiro lugar vai só para o Chevrolet, pela melhor potência específica, porque o seu motor é 1.4 e o do Renault, 1.6.
Desempenho
Na pista, o Fiat não venceu sozinho. Empatou tecnicamente com o Ka+, sendo mais rápido que o Ford por apenas um décimo de segundo na aceleração de 0 a 100 km/h (10,8 contra 10,9 s) e na retomada entre 80 e 120 km/h (12,1 contra 12,2 s). No entanto, nesta última prova, ambos ficaram atrás do Logan, que fez 11,4 s, mas ficou em último na arrancada, com 13,8 s. Contudo, o Renault ficou com o terceiro lugar no desempenho medido pela revista Carro.
Apesar das terceiras melhores aceleração (11,8 s) e retomada por décimos (12,5 s, empatada tecnicamente com o Ka e o Siena), o Prisma acabou ficando em último. Aqui o 1.4 não ajudou.
Consumo
Já no consumo de combustível, sim. Como no desempenho, a revista Carro testou os modelos com álcool no tanque. E o Prisma obteve a maior quilometragem com um litro do combustível, tanto na cidade (8 km/l) quanto na estrada (12 km/l), combinando exatos 20 km/l.
A segunda maior soma foi registrada pelo Ka+, com 18,4 km/l (7,3 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada). Em terceiro ficou o Grand Siena, com 17,3 km/l (6,8 km/l e 10,5 km/l). O Logan é o que gasta mais, com 15,6 km/l (6,5 e 9,1 km/l). Quanto menor a cilindrada, menor foi o consumo, mas entre os 1.6, as dezesseis válvulas levaram vantagem.
Frenagem (Segurança)
A revista Carro tem uma avaliação diferenciada da Quatro Rodas. Ela também divulga a frenagem a 100 km/h. E nesta velocidade, o Grand Siena obteve a menor distância, com 39,1 metros. Apenas três décimos mais longe parou o Ka+ (39,4m). Entretanto, considerei empate técnico e os dois dividem os pontos. Três metros acima (42,4 metros) vem o Prisma. E o Logan foi parar só em 44,1 metros.
Nível de Ruído (Conforto)
O Grand Siena também empatou tecnicamente no nível de ruído. Só que a 80 km/h e, desta vez, com o Prisma, na casa dos 62 decibéis. Aliás, o Chevrolet é três décimos mas silencioso (62,1 contra 62,4 dBA). Em terceiro ficou o Ka+ com 63,9 dBA e o Logan é o mais ruidoso com 64,8 decibéis.
Assistência
A Chevrolet tem o maior número de concessionárias com 600 revendas. Depois vem a Fiat com 580, a Ford com 374 e a Renault com apenas 200. Todas as fabricantes oferecem três anos de garantia, menos a Fiat, que ainda só garante um ano.
Preço e Equipamentos
O Ford Ka conseguiu o melhor custo-benefício por ser o mais barato e vir com mais equipamentos. A versão SEL 1.5 sai por R$ 47.890 e vence a relação de equipamentos por oferecer controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampa.
O ar condicionado, a direção elétrica, os vidros dianteiros, travas elétricos e som com rádio, MP3 e Bluetooth já aparecem desde a versão básica SE 1.0. A SE Plus 1.0 adiciona vidros elétricos traseiros, o CD Player e o sistema SYNC com assistente de emergência que aciona o SAMU caso o airbag seja disparado. O trio tecnológico de segurança só está disponível na versão SEL com motor 1.5 (o SEL 1.0 saiu do mercado), assim como o alarme, os faróis de neblina, as rodas de liga-leve de 15 polegadas, computador de bordo e o ajuste de altura do banco do motorista (o do volante é de série desde a SE).
Mas o Ka+ tem os seus deslizes na lista de equipamentos e não oferece retrovisores elétricos, sensor de estacionamento, GPS e câmbio automatizado Powershift nem como opcionais. Seu sistema Sync parece ter saído dos anos 90. Se oferecesse, deixaria de ser o mais barato. Ou não. Já que os outros três também disponibilizam câmbio automático à parte.
Em segundo lugar, também na dupla preço e equipamentos, vem o Renault Logan Dynamique por R$ 49.020. Esta versão tem de série ar condicionado manual, direção hidráulica, trio elétrico, trava em movimento, computador de bordo, faróis de neblina, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, computador de bordo, rodas de liga-leve de 15 polegadas e custa, na verdade R$ 47.220. O primeiro preço citado inclui o ar condicionado automático, o sistema multimídia com navegador, rádio, MP3, Bluetooth e o sensor de estacionamento traseiro. O Logan só não tem chave canivete entre os itens "obrigatórios", mas oferece o novo câmbio automatizado Easy'R de seis marchas por mais 2.400 reais.
Grand Siena e Prisma ficaram entre o terceiro e quarto lugar. O Fiat é mais barato com opcionais semelhantes ao dos concorrentes, como som com CD, MP3 e Bluetooth, retrovisores elétricos, vidros elétricos traseiros, alarme e sensor de estacionamento traseiro. Custa R$ 52.406 com estes itens. Não incluí outros itens como teto solar elétrico, airbags laterais, volante em couro com comandos do rádio, câmbio automatizado Dualogic que adiciona piloto automático, sensores de faróis e chuva, retrovisor interno eletrocrômico (atrelado a estes), apliques no painel e descansa braço central do banco do motorista. Completo, seu preço chega a R$ 62.556.
Ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, chave canivete, rodas de liga-leve de 16 polegadas, computador de bordo, faróis de neblina, entre outros, são de série. Sem opcionais, o Grand Siena Essence, que fica abaixo em preço do Tetrafuel, mas tem mais equipamentos, custa R$ 47.370. Pena que o Fiat deve um bom sistema multimídia com GPS.
O Prisma LTZ fica em terceiro na lista de equipamentos porque é praticamente completo. Ficou atrás do Logan porque este oferece ar digital e sistema multimídia com mais recursos por menos custo. Mas tem praticamente os mesmos itens do Renault: ar, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, som e conexões com o sistema MyLink, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve, faróis de neblina, banco do motorista e volante com regulagem em altura.. tudo de série. Mas pelo maior preço: R$ 53.370. Piloto automático e volante multifuncional acompanham o câmbio automático de seis marchas, que eleva o já caro preço para R$ 56.920. Airbags frontais e freios ABS não foram citados na relação de equipamentos de nenhum deles porque são obrigatórios por lei.
Conclusão
4º Renault Logan Dynamique 1.6 8v
Manteve o bom espaço interno, a única qualidade da antiga geração, sendo o mais espaçoso aqui por causa da maior distância entre-eixos. Sua única vitória. Só não é mais elegante que o Prisma. Tem o segundo maior porta-malas. O acabamento e o custo-benefício (preço e equipamentos) também se saíram bem.
Mas aí ficou com um desempenho mediano e começou a acumular últimas posições no motor fraco e o consequente consumo elevado de álcool, além da frenagem demorada e do ruído alto.
Resultado: o novo Renault Logan, que poderia melhorar com a nova carroceria, acabou ficando em último lugar, quatro pontos atrás do Chevrolet Prisma.
Equipamentos de Série - Airbags frontais, freios ABS, alarme, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, iluminação do porta-malas, desembaçador do vidro traseiro, ar condicionado manual, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, sistema de travamento automático, computador de bordo, faróis de neblina, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, rodas de liga-leve de 15 polegadas
4º Renault Logan Dynamique 1.6 8v
Manteve o bom espaço interno, a única qualidade da antiga geração, sendo o mais espaçoso aqui por causa da maior distância entre-eixos. Sua única vitória. Só não é mais elegante que o Prisma. Tem o segundo maior porta-malas. O acabamento e o custo-benefício (preço e equipamentos) também se saíram bem.
Mas aí ficou com um desempenho mediano e começou a acumular últimas posições no motor fraco e o consequente consumo elevado de álcool, além da frenagem demorada e do ruído alto.
Resultado: o novo Renault Logan, que poderia melhorar com a nova carroceria, acabou ficando em último lugar, quatro pontos atrás do Chevrolet Prisma.
Opcionais - Sistema multimídia com navegador e rádio, sensor de estacionamento traseiro e ar condicionado automático
Cores - Vermelho Vivo (sólida, sem custo), Branco Neige (sólida, por 300 reais), Prata Étoile, Cinza Acier, Marrom Cobre e Preto Nacré (metálicas por 1.200 reais).
Outras versões - Authentique 1.0 - R$ 34.970 / Expression 1.0 - R$ 39.690 / Expression 1.6 - R$ 43.320 / Expression 1.6 Easy'R - R$ 47.220 / Limited 1.6 (limitada) - R$ 51.070
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 8 válvulas
Potência: 98 cv com gasolina e 106 cv com álcool
Torque: 14,5 kgfm (G) e 15,5 kgfm (A) a 3.750 rpm
Torque: 14,5 kgfm (G) e 15,5 kgfm (A) a 3.750 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas ou automatizado Easy'R de seis
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,8 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h (fabricante, com álcool)
Consumo: 6,5 km/l na cidade e 9,1 km/litro na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,35/1,73/1,53/2,64 m
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 47.220 (básico) / R$ 49.020 (completo) / R$ 51.420 (completo com Easy'R)
3º Chevrolet Prisma LTZ 1.4 8v
Merecia o segundo lugar por ter vencido quatro quesitos: consumo, nível de ruído (empate técnico com o Grand Siena), estilo e assistência. Mas piores resultados no preço, desempenho e acabamento, somados com resultados medianos no motor, frenagem, porta-malas e equipamentos pesaram na sua pontuação e o Prisma ficou em terceiro lugar. Nem o surpreendente espaço interno ajudou.
Equipamentos de Série - Abertura do porta malas por controle remoto, airbag duplo, alarme antifurto, antena no teto, ar condicionado, banco traseiro bipartido e rebatível, chave tipo canivete dobrável, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, coluna de direção com regulagem em altura, computador de bordo, conjunto de alto falantes - 4 unidades, direção Hidráulica, espelhos retrovisores externos elétricos, faróis com superfície interna preto (máscara negra) e detalhes na cor Ice Blue, faróis de neblina, lanternas com lentes escurecidas, maçanetas externas na cor do veículo, roda de alumínio aro 15 polegadas, sistema de freios com ABS e EBD, sistema de luz "leve-me"e "siga-me", sistema multimídia Chevrolet MyLink, trava elétrica da tampa de combústivel, trava elétrica nas portas, vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave e sensor de estacionamento.
Opcionais - Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais, piloto automático e volante com controle das funções de rádio e telefone.
Cores - Preto Global (sólida, sem custo); Vermelho Pepper, Branco Summit (sólidas, por R$ 400); Prata Switchblade, Cinza Mond e Azul Sky (metálicas, por R$ 1.200).
Outras versões - LT 1.0 - R$ 43.250 / Advantage 1.0 - R$ 46.630 / LT 1.4 - R$ 48.070 / LT 1.4 automático - R$ 53.770
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.389 cm³, 8 válvulas
Potência: 98 cv (gasolina) e 106 cv (álcool)
Torque: 13 kgfm (G) e 13,9 kgfm (A) a 4.800 rpm
Torque: 13 kgfm (G) e 13,9 kgfm (A) a 4.800 rpm
Câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 segundos (Revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo: 8,0 km/l na cidade e 12,0 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,28/1,71/1,48/2,53 m
Porta-malas: 500 litros
Tanque: 54 litros
Preço: R$ 53.370 (LTZ manual) / R$ 56.920 (LTZ automático)
2º Ford Ka+ SEL 1.5 16v
Por dois pontos, o novo Ford Ka continua com a síndrome de Vasco da Gama. Agora foi a versão sedã, chamada Ka+ que conquistou o terceiro vice seguido para a linha. Tem o melhor custo-benefício (preço e equipamentos), é um dos mais rápidos e mais seguros na hora da frenagem, ao lado do Grand Siena. Também possui um bom motor, seu acabamento empatou com o Logan em segundo lugar e o consumo combinado só perde para o Prisma. Mas o estilo, nível de ruído e assistência medianos e o pouco espaço para passageiros e bagagem tiraram a sua primeira vitória. Na próxima vai.
Equipamentos de Série - Controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina dianteiros, computador de bordo, alarme antifurto, regulagem manual do banco do motorista, CD Player, Sync Media System com assistente de emergência, vidros elétricos traseiros, ajuste de altura da coluna de direção, abertura elétrica do porta-malas, freios ABS com EBD, airbags frontais, desembaçador do vidro traseiro, chave canivete com controle remoto, vidros dianteiros e travas elétricos, direção hidráulica e ar condicionado.
Opcionais - Não tem
Cores - Branco Ártico, Vermelho Arpoador e Preto Ebony (sólidas, sem custo); Pratas Dublin e Riviera (areia), metálicas por R$ 1.085 e Vermelho Merlot, perolizada por R$ 1.270.
Outras versões - SE 1.0 - R$ 38.890 / SE Plus 1.0 - 40.890 / SE 1.5 - 43.290 / SE Plus - 45.290
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, 1.498 cm³, 16 válvulas
Potência: 105 cv (gasolina) e 110 cv (álcool)
Torque: 14.5 kgfm (gas) e 14,9 kgfm (álc) a 4.250 rpm
Câmbio: Manual de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 segundos (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 7,3 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,25/1,70/1,53/2,49m
Porta-malas: 445 litros
Tanque: 52 litros
Preço: R$ 47.890
1º Fiat Grand Siena Essence 1.6 16v
O Fiat Grand Siena já envelheceu precocemente e perdeu boa parte do seu custo-benefício. Mas ele ainda é o melhor sedã compacto do mercado, não só na soma dos pontos como também no número de vitórias, embora em metade delas tenha empatado tecnicamente com o Ka+ (desempenho e frenagem) e o Prisma (nível de ruído). Mas brilhou sozinho no motor, porta-malas e acabamento. Resultados medianos no preço, consumo e espaço interno tornaram a sua vitória mais apertada, por dois pontos.
Ainda é cedo para uma reformulação completa, mas o Grand Siena já merece um face-lift, um aumento na lista de equipamentos de série (que tal colocar os airbags laterais que são opcionais e um moderno sistema multimídia com GPS?) e uma redução no preço completo.
Equipamentos de Série - Alertas de limite de velocidade, três apoios de cabeça traseiros, ar condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, chave canivete com controle remoto para portas, vidros e porta-malas, comando interno da abertura do tanque de combustível, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, follow me home, imobilizador, airbags frontais, freios ABS, acionamento das setas indicando troca de faixa, travas elétricas com travamento em movimento, vidros dianteiros elétricos, ajuste manual interno dos retrovisores externos e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
Ainda é cedo para uma reformulação completa, mas o Grand Siena já merece um face-lift, um aumento na lista de equipamentos de série (que tal colocar os airbags laterais que são opcionais e um moderno sistema multimídia com GPS?) e uma redução no preço completo.
Equipamentos de Série - Alertas de limite de velocidade, três apoios de cabeça traseiros, ar condicionado, banco do motorista e volante com regulagem de altura, chave canivete com controle remoto para portas, vidros e porta-malas, comando interno da abertura do tanque de combustível, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, follow me home, imobilizador, airbags frontais, freios ABS, acionamento das setas indicando troca de faixa, travas elétricas com travamento em movimento, vidros dianteiros elétricos, ajuste manual interno dos retrovisores externos e rodas de liga-leve de 16 polegadas.
Opcionais - Alarme antifurto, rádio com CD/MP3/entrada USB e Bluetooth, retrovisores elétricos com tilt down, teto solar elétrico, volante em couro com comandos do rádio, câmbio Dualogic, borboletas no volante para troca manual de marchas (opcional para o Dualogic), retrovisor interno eletrocrômico, sensores de luz e chuva, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos traseiros, apoia braço central no banco do motorista, piloto automático e airbags laterais
Cores - Azul Búzios, Brancos Kalahari e Banchisa, Vermelho Alpine e Preto Vulcano (sólidas, sem custo); Bege Savannah, Cinza Cromo (grafite escuro), Tellurium (ocre) e Scandium (claro), Prata Bari, Preto Vesúvio, Vermelho Oppulence e Azul Netuno (metálicas, por R$ 1.332.
Outras versões - Attractive 1.4 - R$ 42.280 e Tetrafuel 1.4 - R$ 52.070
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 117 cv (álcool)
Torque: 16,2 kgfm (G) e 16,8 kgfm (A) a 4.500 rpm
Câmbio: Manual ou automatizado Dualogic de cinco marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,8 seg. (revista Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 194 km/h com álcool
Consumo: 6,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,29/1,70/1,50/2,51m
Porta-malas: 520 litros
Tanque: 48 litros
Preços: R$ 47.370 (manual, básico), R$ 52.406 (manual, com alguns opcionais) e R$ 62.556 (Dualogic completo)
2 Comentários
Tenho idéia de trocar meu carro ainda esse ano e como tenho preferência por sedans a sua avaliação veio muito a calhar com os prós e os contras de cada marca.
Obrigado.