TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
Em 2011 (no Brasil no ano seguinte), Chevrolet S10 e Ford Ranger fecharam o ciclo de renovação das picapes médias iniciado em 2005 com a japonesa Toyota Hilux. Agora é a Nissan quem inaugura uma nova fase de remodelação da categoria com a nova Frontier.
A apresentação foi feita na Tailândia, que se tornou a capital mundial das picapes médias e vai receber a picape primeiro. Foram mostradas apenas as versões de cabine dupla e estendida. Não deve ter cabine simples.
A nova Frontier, que é chamada de Navara em alguns mercados, ficou mais agressiva e menos quadrada, mas ao mesmo tempo não abdicou das linhas retas. A linha das janelas ficou mais inclinada. Os faróis ficaram maiores e horizontais e ganharam iluminação diurna em LED. A grade foi alargada. E os para-choques logicamente mais agressivos. Na traseira as lanternas cresceram e estão mais salientes. O V que antes era um aplique plástico se transformou num vinco no centro da tampa.
O interior ficou mais luxuoso e o painel ganhou linhas mais curvadas, com tela multimídia, mas mantendo os detalhes prateados que o aproximam do Altima. Também vem do modelo top os bancos com assento de gravidade zero. Os passageiros do banco de trás ganharam saída do ar condicionado só pra eles.
Os motores 2.5 foram mantidos na versão diesel e gasolina. O primeiro rende os mesmos 190 cavalos, mas o consumo promete ser 11% menor. Na tração, o sistema "Shift-on-the-fly" pode ser ativado com o veículo estiver em movimento, enquanto o sistema VDC (Vehicle Dynamic Control) ajuda a melhorar a performance de condução 4x4 assim como a segurança. Hà ainda o ABLS (Active Brake Limited Slip), HSA (Hill Start Assist) e HDC (Hill Descent Control). As opções de câmbio serão o manual de seis marchas e automático de sete. A carroceria e o chassi foram totalmente remodelados com materiais mais leves.
Se for repetida a estratégia feita com a geração atual, lançada aqui em 2007, a nova versão deve ser importada diretamente da Tailândia para depois ser fabricada em São José dos Pinhas, no Paraná. A chegada ao Brasil deve ocorrer no ano que vem, como modelo 2016.
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