DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS
Em época de Copa do Mundo podemos dizer que este comparativo é um duelo de nações. Teremos modelos de marcas dos Estados Unidos, Japão, Itália e Alemanha. E o Brasil está fora da disputa? Claro que não. Todos são fabricados aqui e três deles são projetos nacionais. O Nissan March é o único mundial.
Mas também dá para encenar uma disputa interna entre os quatros estados que sediam os doze clubes mais importantes do futebol brasileiro: Rio de Janeiro (Nissan March, que sai da nova fábrica de Resende), São Paulo (Volkswagen Gol, que sai de São Bernardo do Campo), Minas Gerais (Fiat Palio, de Betim) e Rio Grande do Sul (Chevrolet Onix, de Gravataí).
O March tem o atrativo da nova frente, dos novos equipamentos de série e exatamente por agora ser produzido no Brasil, o que deve lhe dar mais força para brigar pela liderança do segmento dos hatches compactos, já que a produção mexicana estava limitando as suas ambições. O Gol tem o novo motor 1.6 MSI de dezesseis válvulas e 120 cavalos com álcool, ainda exclusivo da chamativa versão esportiva Rallye. Onix e Palio não têm muitas novidades na linha 2015.
Assim, o Gol será comparado na chamativa versão Rallye. O Onix com a LTZ, que tem acabamento esportivo, o Palio com a intermediária Essence e o "estreante" March com a top SL, de aparência mais luxuosa no lugar da "invocada" SR, que foi extinta. Três deles têm motor 1.6 de dezesseis válvulas. Só o do Onix é 1.4 de oito. Dois esportivos e dois luxuosos. A disputa foi equilibrada.
4º Chevrolet Onix LTZ 1.4
4º Chevrolet Onix LTZ 1.4
O Chevrolet Onix foi lançado em 2012 com o atrativo de ser o primeiro carro popular com opção de sistema multimídia (MyLink). Na época, em comparativo aqui no Guscar, ele só perdeu para o Hyundai HB20 com motor 1.6, mas o venceu com motor 1.0. Palio, Gol e Etios também participaram e ficaram atrás dos dois.
De lá pra cá não houve nenhuma novidade e agora o Onix LTZ 1.4 ficou para trás, inclusive do Palio que há dois anos tinha participado com o motor 1.4 e agora foi comparado com 1.6.
Bons Resultados
O nível de ruído de 60 decibéis a 80 km/h, segundo a revista Quatro Rodas, dona de todos os dados de teste do comparativo, foi a única vitória do compacto da Chevrolet.
Em consumo (7,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, com álcool), porta-malas (280 litros, empatado com o Palio), assistência (600 concessionárias), espaço interno (88 cm do encosto do banco traseiro para as costas do dianteiro medidos pela Quatro Rodas) e equipamentos de série o Onix ficou em segundo.
O Onix LTZ vem de série com ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema multimídia MyLink, rodas de alumínio, computador de bordo, abertura do porta-malas e dos vidros por controle remoto, airbags frontais e freios ABS.
Medianos
O terceiro lugar num comparativo de quatro participantes foi o único resultado mediano considerado e nesta posição o Onix ficou no preço de R$ 48.296, na frenagem de 29,6 metros a 80 km/h e no estilo muito parecido com o do Gol.
Resultados ruins
O Chevrolet ficou em último lugar três vezes, mesma frequência do Palio e do March. Só o Gol que só teve dois piores resultados.
E foi o motor 1.4 de oito válvulas que colaborou com duas destas fragilidades: a potência de 98 cavalos com gasolina e 106 cv com álcool e o desempenho, que registrou aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e retomada de 80 a 120 km/h em 17,5 segundos. O terceiro ponto fraco foi o acabamento cheio de plásticos duros, quadro de instrumentos de aparência barata e a colocação pouco ergonômica dos puxadores das portas.
Uma crítica
A pintura metálica custa R$ 1.100 e tem como opções as cores prata, azul e grafite. Branco e vermelho são cores sólidas, mas são pedidos 275 reais. A única cor gratuita é a preta, que lembra a máxima de Henry Ford: "Não quer pagar a mais pela pintura? Escolha qualquer cor, desde que seja preta."
Outras versões
O Onix também é vendido com motor 1.0 nas versões LS (a partir de R$ 33.996) e LT (R$ 39.096), além da LT 1.4 com preço básico de R$ 42.996. O motor maior ainda tem a opção do câmbio automático de seis marchas, que aumenta o preço do LT para R$ 47.846 e R$ 51.846 o LTZ.
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.389 cm³, 8 válvulas
Potência: 98 cv (gasolina) e 106 cv (álcool)
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 180 km/h (fabricante)
Consumo: 7,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,93/1,70/1,48/2,53 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 54 litros
Preço: R$ 48.296 (básico) / R$ 51.846 (automático)
A exemplo do Onix, o Palio também é outro modelo que não ganhou muitas novidades desde que foi reestilizado no final de 2011. Somente o teto solar e um sistema multimídia como acessório. Desta vez ele derrotou o modelo da Chevrolet porque foi comparado na versão Essence com motor 1.6 16v. No comparativo anterior, ficou atrás porque estava com a versão Attractive 1.4. No entanto, agora foi ultrapassado pelo Gol Rallye e o Nissan March.
Bons Resultados
Apesar de já ter dois anos e meio, o estilo arredondado do Palio ainda é o mais atraente do comparativo. A frente foi inspirada no microcarro 500. Já a traseira com lanternas na coluna no Uno. Mas um face-lift seria bem-vindo. Outra das duas vitórias do Palio foi no espaço interno, com 92 centímetros de distância do banco traseiro para o dianteiro, medidos pela Quatro Rodas.
Já as segundas colocações foram muitas. Começando pelo preço de R$ 45.027 da versão Essence equipada com alarme, retrovisores elétricos, rodas de liga-leve, sistema de som com MP3 e Bluetooth, itens que o deixa mais próximo do Nissan March, o carro mais equipado dos quatro. O Palio Essence também pode ter retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e faróis, apoia-braço no banco do motorista, piloto automático, airbags laterais, comando do rádio no volante e até parafusos antifurto das rodas. Com tudo isso, o preço chega aos R$ 51.455. E com o câmbio automatizado Dualogic e borboletas no volante ele custa R$ 54.353. O Essence básico sai por R$ 41.170.
E ainda não falei da pinturas metálica (azul escuro, cinza, duas tonalidades de grafite, prata, preta e vinho) que aumenta o preço em R$ 1.194. As sólidas gratuitas são azul escuro, branca, preta, amarela e duas tonalidades de vermelho.
Os outros quatro segundos lugares foram no motor E.TorQ 1.6 de 115 e 117 cavalos, no nível de ruído de 63,1 decibéis a 80 km/h, na capacidade de 280 litros do porta-malas dividida com o Onix e no acabamento também empatado com o Gol. Aqui, o Palio tem mais capricho no painel, enquanto o Volks é mais refinado nas portas.
Medianos
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,3 segundos e a retomada entre 80 e 120 km/h em 21 segundos. Desempenho à frente apenas do Onix e ainda assim graças a velocidade máxima de 192 km/h contra 180 km/h do Chevrolet. A rede de 580 concessionárias da Fiat também só é melhor que a da Nissan.
Resultados Ruins
O consumo de 7,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada e a frenagem de 30,7 metros a 80 km/h são os principais pontos fracos do Fiat Palio.
A lista de equipamentos de série até que não é ruim. Tem ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos e computador de bordo. Mas fica atrás dos concorrentes que oferecem rodas de liga-leve, som ou sistema multimídia e até alarme. Equiparando-o aos rivais se torna caro, como já vimos lá em cima no tópico dos bom resultado do preço.
Outras versões
- Attractive 1.0 EVO - R$ 33.720
- Attractive 1.4 EVO - R$ 37.180
- Sporting 1.6 16v E.TorQ - R$ 43.290
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 117 cv (álcool)
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 192 km/h (fabricante)
Consumo: 7,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,88/1,67/1,51/2,42 m
Porta-malas: 280 litros
Tanque: 48 litros
Preço: R$ 41.170 (básico) / R$ 45.027 (equiparado) / R$ 51.455 (completo) / R$ 54.353 (Dualogic completo)
Há muito tempo o Gol precisava de um motor 1.6 mais forte. O reforço chegou, mas começou restrito å versão esportiva Rallye, que se destaca pelas rodas escuras, os adesivos chamativos na base das portas, faróis de neblina maiores, para-choques robustos, grade em forma de colmeia com assinatura da versão no canto e suspensão elevada.
Mais pelo novo motor e longe das suas falsas pretensões fora de estrada, o Rallye foi o escolhido para ser comparado ao renovado Nissan March e os veteranos Onix e Palio.
Bons Resultados
Integrante da família EA-211, da qual deriva o 1.0 tricilíndrico do Fox e do up!, o chamado 1.6 MSI, fabricado em São Carlos (SP), tem sistema de partida a frio e rende 120 cavalos com álcool e 110 cv com gasolina. Deu uma das quatro vitórias do Gol, que também foi o melhor na frenagem em 26,2 metros a 80 km/h e tem o maior porta-malas dos quatro, com 285 litros.
Mais pelo novo motor e longe das suas falsas pretensões fora de estrada, o Rallye foi o escolhido para ser comparado ao renovado Nissan March e os veteranos Onix e Palio.
Bons Resultados
Integrante da família EA-211, da qual deriva o 1.0 tricilíndrico do Fox e do up!, o chamado 1.6 MSI, fabricado em São Carlos (SP), tem sistema de partida a frio e rende 120 cavalos com álcool e 110 cv com gasolina. Deu uma das quatro vitórias do Gol, que também foi o melhor na frenagem em 26,2 metros a 80 km/h e tem o maior porta-malas dos quatro, com 285 litros.
O desempenho foi uma briga de igual pra igual com o March. O Gol levou melhor na aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. Mas a retomada de 80 a 120 km/h em 17,2 segundos e a velocidade máxima de 190 km/h foram superadas pelo pequeno da Nissan. Também atrás do japonês ficou o acabamento, que empatou com o Palio. O painel tem aspecto simples, com plásticos duros, mas o revestimento das portas e dos bancos, que na versão Rallye é diferenciado.
Na relação de equipamentos de série o Gol Rallye também empatou, mas com o Onix. Tem ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de som com rádio, CD Player, MP3, Bluetooth e comandos no volante, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, rodas de liga-leve, airbags frontais e freios ABS com EBD.
Entre os opcionais estão revestimento em couro sintético (R$ 671) e um pacote de R$ 762 com piloto automático, retrovisor interno eletrocrômico, limpador de para-brisa com temporizador, sensores de chuva e faróis, que também têm sistema "follow me home" (nome da Fiat que na Volkswagen se chama Coming & Leaving Home).
Medianos
No consumo de 7,2 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada e no nível de ruído de 63,6 decibéis ele só é mais econômico e silencioso que o Palio e o March. Enquanto que o estilo, empatado com o Onix porque foi copiado pelo modelo da Chevrolet é um dos mais discretos.
Resultados Ruins
O espaço interno de 84 centímetros no banco de trás e o preço de R$ 50.820 (aumentou durante a produção deste comparativo) foram os piores resultados do Gol Rallye, que empatou em pontos com o Nissan March, mas perdeu no número de vitórias.
Outras versões e opções de cores
O Gol Rallye tem duas cores perolizadas que podem ser o amarelo ou o laranja, por R$ 1.688. As metálicas custam R$ 1.140 e a escolha fica entre o azul, o prata e o vermelho escuro. Quem não quiser pagar nada deve optar pelo branco, o preto e o vermelho.
O Gol Rallye com câmbio automatizado i-Motion com borboletas no volante custa R$ 53.790.
As outras versões do Gol são Trendline 1.0 (R$ 32.140), Comfortline 1.0 (R$ 34.170), Track 1.0 (R$ 35.640), Trendline 1.6 (R$ 36.960), Comfortline 1.6 (R$ 38.990), Highline 1.6 (R$ 47.750), Trendline 1.6 i-Motion (R$ 39.870), Comfortline 1.6 i-Motion (R$ 41.900) e Highline 1.6 i-Motion (R$ 50.720).
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas
Potência: 110 cv (gasolina) e 120 cv (álcool)
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,3 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 190 km/h (fabricante)
Consumo: 7,2 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,89/1,65/1,46/2,46 m
Porta-malas: 285 litros
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 50.820 (básico) / R$ 53.790 (i-Motion básico)
E por cinco vitórias a quatro, no desempate dos pontos contra o Gol Rallye, o renovado e nacionalizado Nissan March é o vencedor do comparativo.
Bons Resultados
Só com a relação custo-benefício o Nissan March já venceria o comparativo. A versão top SL é a mais barata (R$ 42.990) e tem os equipamentos mais interessantes para um hatch compacto, com destaque para o sistema multimídia com GPS, câmera de ré e conexão com o Facebook e o Google. Ele também tem ar condicionado digital, direção elétrica, trio elétrico, e CD Player. Mas fica devendo sensor de estacionamento, presente no Gol. Airbags frontais e freios ABS são obrigatórios, mas ele tem distribuição eletrônica e assistência de frenagem. As opções de cores sólidas são preto e vermelho. Cinza, prata, branco e azul são metálicas que custam 990 reais.
Mas o March também foi melhor em desempenho (aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos, retomada em 16 segundos e velocidade máxima de 191 km/h), consumo (8,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada) e acabamento, que melhorou muito na nova versão nacional, com o centro do painel mais refinado.
Segundos lugares no estilo e na frenagem em 26,7 metros foram outros bons resultados.
Medianos
Apesar do melhor desempenho do comparativo, o motor 1.6 16v, que também é fabricado na nova unidade de Resende (o 1.0 é montado no Paraná), ficou apenas em terceiro lugar com os seus 111 cavalos, independente do combustível. Mesma posição do espaço interno no banco traseiro, com 86,5 cm.
Resultados Ruins
O único modelo do comparativo com dois resultados negativos é o Gol. Os outros três tiveram três, incluindo o March, que foi pior no nível de ruído de 66,5 decibéis a 80 km/h, no porta-malas de 265 litros e na rede de apenas 169 concessionárias da Nissan.
Outras versões
O March ainda não tem opção de câmbio automático ou automatizado. É o único dos quatro aqui comparados sem o recurso. O japonês mais barato é o Conforto 1.0, por R$ 32.990. Depois vem o S 1.0 por R$ 34.490 e o SV 1.0 por R$ 36.990. O 1.6 mais barato é o S (R$ 37.490) e depois o SV (R$ 39.990). O SL deste comparativo é o top.
FICHA TÉCNICA
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³,16 válvulas
Potência: 111 cv
Câmbio: Manual de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,6 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: 191 km/h (fabricante)
Consumo: 8,4 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada (Quatro Rodas, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,83/1,68/1,53/2,45 m
Porta-malas: 265 litros
Tanque: 41 litros
Preço: R$ 42.990 (SL 1.6)
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