No mercado, o primeiro lançamento é o do híbrido Toyota Prius, que (aleluia!) já está à venda no Brasil. Com motores elétrico e a gasolina ele representa o futuro ainda distante em termos de combustível em nosso país. Distante porque custa R$ 120 mil. Caro para o seu porte.
Mas começo falando do Citroën DS5, que chegou em dezembro do ano passado e é o representante da linha DS mais identificado com o modelo original dos anos 50. O primeiro texto, sobre carros semi-novos, é da nova parceria com a WSI.
O novo ano reserva a chegada do Peugeot 2008, concorrente do Ford Ecosport e do Renault Duster, que deve chegar no segundo semestre. O utilitário compacto é derivado do hatch 208, que chega em abril. O Hyundai HB20, que impressionou no ano passado, vai crescer com a versão aventureira HB20X e o sedã. A marca sul-coreana também traz a nova geração do médio i30 a partir do mês que vem.
Da Chevrolet, recordista de novidades no ano passado, teremos mais lançamentos, como o Onix sedã (que vai se chamar Prisma), o Tracker (mostrado aqui no Guscar no ano passado e rival do 2008) e a nova versão do sedã de luxo Malibu, que se torna o top de linha da General Motors no Brasil, pois o Omega parou de ser importado da Austrália. Na Fiat, a maior atração ficará por conta de um modelo comercial: o inteiramente renovado Fiorino, agora derivado do Novo Uno. Mas uma marca do seu portfólio voltará ao país: a Alfa Romeo, com o MiTo. O hatch compacto premium será vendido nas concessionárias da Chrysler, americana adquirida pela marca italiana.
A Ford terá o face-lift do New Fiesta com a fabricação do hatch no Brasil, a nova geração do Focus importada da Argentina e o Everest, utilitário derivado da nova Ranger, que será um forte adversário para a Chevrolet Trailblazer e a Hilux SW4. Na Volkswagen a maior novidade será a sétima geração do Golf, que está desde 2003 parado no tempo. Por enquanto, passará a vir do México, mas no ano que vem deve voltar a ser fabricado no Paraná, junto com o irmão Audi A3, como foi no início da década passada. O novo A3 também virá importado a curto prazo.
Por falar nos importados premium teremos as novas gerações do Mercedes Classe A, do Honda Accord, Range Rover, Volvo V40, os novos Mini Paceman, Kia Quoris e Nissan Altima e a estreia da sul-coreana Ssangyong no segmento de sedãs de luxo com o Chairman.
Entre os sedãs médios, as novas gerações do Nissan Sentra, Kia Cerato e Citroën C4 vão desembarcar no país. O nacional Honda Civic, que vai ganhar motor 2.0 e novas nomenclaturas de versões em fevereiro, passará por um face-lift no segundo semestre.
Os chineses vão continuar invadindo o nosso mercado. A Chery vai começar a renovar a sua linha por aqui com o compacto Celer, a Changan (ex-Chana) vai aumentar a sua linha de passeio e a Haima deve desembarcar por aqui. Quem também deve estrear, ou melhor, voltar ao país é a sua "madrinha", a japonesa Mazda, com os compactos 2 e 3.
O lado ruim das novidades do mercado em 2013 será o Imposto sobre Produtos Industrializados, o famoso IPI, que aumentará gradativamente até julho. Os populares, por exemplo, já estão pagando 2% desde o primeiro dia do ano. Em abril, a alíquota passará para 3,5% e chegará aos normais 7% em julho. Os motores entre 1.4 e 2.0 vão aumentar de 5,5% para 7%, 9% e 11%, respectivamente.
Seja com novidades boas ou ruins, o importante é que 2013 promete! E o Guscar vai continuar trazendo as mais importantes novidades do mercado, comparativos e histórias de carros clássicos e esquecidos. Continue com a gente!
Gustavo do Carmo
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