Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação
Versão sedã do Golf nas gerações anteriores, sendo que em algumas foi chamado de Vento e Bora, o Jetta ganha uma plataforma própria pela primeira vez em sua história. Seu estilo adota a frente padrão da marca, conhecida aqui pelo compacto Fox. Ficou com um visual bem conservador. Ainda importado do México, como o anterior e o Bora, a quem substitui, o sedã médio da Volkswagen agora tem duas versões com motor 2.0. O 2.5 sai de cena.
A Comfortline tem motor aspirado, de oito válvulas, flex, que rende 116 cavalos de potência com gasolina e 120 cv com álcool. É ele que vai substituir efetivamente o velho Bora. A outra, focada nos concorrentes Ford Fusion, Chevrolet Malibu e Hyundai Sonata, é a Highline, com propulsor TSI, turbo, de injeção direta, 200 cavalos, somente a gasolina e câmbio manual automatizado DSG, de dupla embreagem e seis marchas.
O Jetta Comfortline custa R$ 69.990 com câmbio automático ou R$ 65.755, com transmissão manual. Entrega direção hidráulica, ar condicionado manual, “trio” elétrico, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, sensores de obstáculos dianteiro e traseiro, chave do tipo canivete e entradas auxiliar e USB. Na segurança tem airbags duplo e laterais dianteiros, freios ABS, controle de tração, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema ISOFIX para cadeiras infantis, três encostos de cabeça atrás e cinto de três pontos nos três lugares.
Sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, temporizador dos faróis (pacote a R$ 1.300), piloto automático, ar condicionado digital e volante com comandos de áudio e do computador de bordo (R$ 2.300 ou R$ 2.620 no câmbio automático que traz o seletor manual), rodas de liga-leve de 17 polegadas (R$ 1.600), bancos em couro sintético (600 reais), teto solar elétrico (R$ 3 mil) e rádio/CD/MP3 com Bluetooth na tela touch screen (mil reais) são opcionais. Completo, o Comfortline automático custa R$ 80.100.
O Highline, que sai por R$ 89.520, traz todos os equipamentos de série e opcionais do Comfort, menos o teto solar. Há ainda o controle eletrônico de estabilidade, airbags de cortina, ar condicionado digital de duas zonas e sensor crepuscular. Além do teto solar, seus opcionais são ajuste elétrico total para o banco do motorista (mil reais) e rodas com fundo escuro e face externa usinada (300 reais).
Mais informações no comparativo.
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