Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

O Toyota Corolla ainda lidera o segmento de sedãs médios, mas o medo de ousar no estilo da carroceria quando fez a última reestilização o deixou muito conservador. Passados três anos, a novidade perdeu o fôlego e a montadora japonesa fez, para a linha 2012, uma leve modernização.

Mudaram faróis, grade, para-choque dianteiro, tampa do porta-malas, régua da placa e lentes das lanternas, que agora têm LEDs nas versões mais altas XEi e Altis. Por dentro só mudaram os revestimentos dos bancos da XLi e GLi, as mais simples, e partes plásticas em cinza claro e topo do painel mais escuro, com exceção da Altis, que continua bege, mas teve os apliques de imitação de madeira escurecidos.

As versões continuam as mesmas: XLi e GLi, com motor 1.8 e XEi e Altis, com o 2.0, ambos flex.
O 1.8 foi reconstruído e ganhou as melhorias técnicas adotadas no 2.0 lançado no ano passado. Agora com a tecnologia Dual-VVTi, que é a variação do tempo das válvulas na admissão e no escapamento, a potência rende entre 139 e 144 cavalos. O 2.0 nada mudou e continua com 142 e 153 cavalos.

O XLi custa R$ 63.570 com o câmbio manual de seis marchas e R$ 67.570 com o automático de quatro velocidades. Tem rodas de aço de 15 polegadas com calotas, mas traz de série, como novidade alarme antifurto acionado pela chave, travamento automático a 20 km/h e entrada auxiliar no sistema de áudio. Além destes, vem com airbags frontais, ar condicionado manual, direção elétrica, volante regulável em altura e distância, computador de bordo, rádio toca CDs com MP3, comando interno do tanque de combustível e do porta-malas e trio elétrico.

O GLi acrescenta freios ABS, ar condicionado automático, vidros elétricos com função um-toque nas quatro janelas, volante com comandos do áudio e do computador, instrumentos com iluminação em alta definiação Optitron, fechamento dos vidros e abertura do porta-malas na chave, retrovisores com recolhimento elétrico, banco traseiro bipartido e rodas de alumínio de 16 polegadas. Sai por R$ 67.070 e R$ 70.570 com as respectivas opções de transmissão.

O XEi, que só tem câmbio automático, é vendido por R$ 76.770 e adiciona aos equipamentos das demais versões os airbags laterais dianteiros, revestimento dos bancos em couro, piloto automático, acendimento automático dos faróis, conexões USB e Bluetooth, com agenda mostrada no display do carro. O top Altis tem banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva, câmera de ré com visão no retrovisor interno e faróis com lâmpadas de xenônio, regulagem automático de altura do facho e lavador. Tudo por salgados R$ 86.570.