Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

O Renault Fluence agora vem da Argentina (de Córdoba) com méritos para substituir o nacional Mégane, lançado em 2006, que não empolgou no mercado, mas resistiu até o final do seu ciclo de vida. A carroceria foi baseada no sul-coreano Samsung SM3, com toques frontais da terceira geração do Mégane europeu. Ficou mais arredondada e fluída, como diz o novo nome. Por dentro, o painel ficou mais moderno e requintado que o antigo Mégane, porém com muito plástico duro.

O único motor disponível é o 2.0 16v flex. Não o do antecessor e sim do Nissan Sentra, que pertence ao grupo Renault. Seu bloco é de alumínio e registra 140 e 143 cavalos, esta última com álcool. O câmbio também vem do sedã que é vendido no Brasil importado do México.

O Renault Fluence tem apenas duas versões: Dynamique (R$ 59.990 e R$ 64.990) e Privilegé (R$ 75.990). A primeira tem opção de câmbio manual de cinco marchas ou o automático CVT, variavelmente contínua, podendo alcançar até seis marchas, também do Sentra. A Dynamique tem de série seis airbags (frontais, laterais e de cortina), chave de cartão - que não precisa estar inserido no painel para dar a partida no botão (basta estar próximo) -, ar condicionado digital de duas zonas, direção elétrica, freios ABS com EBD e assistência em emergência, rodas de alumínio de 16 polegadas, computador de bordo, volante revestido em couro com regulagem de altura e distância, alarme, sensores de chuva e crepuscular, trio elétrico, faróis de neblina, rádio/CD-Player com MP3 e Bluetooth.

A Privilegé adiciona controles de estabilidade e tração, navegador GPS, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento traseiro, bancos em couro (em cinza claro. O revestimento opcional da Dynamique é escuro), retrovisores com rebatimento elétrico, piloto automático, rodas de 17 polegadas e sistema de áudio com mais alto-falantes. Bancos em couro são opcionais para a versão Dynamique (R$ 1.800). A Privilegé tem como opcional exclusivo os faróis de xenônio, que custa R$ 4 mil, casado com o teto solar elétrico, vendido separadamente para a versão básica por R$ 2.500.