Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação

Aguardado há muito tempo, o Peugeot 408 é a versão sedã do 308 e substitui o 307. A versão de três volumes deste pecava pelo visual muito sem graça da traseira. O novo modelo corrige este defeito com muita classe e beleza e também entra no lugar do 407, enquanto o 508 não vem.

Importado da fábrica de El Palomar, na Argentina, de onde vinha o 307, o 408 só tem uma opção de motor: o mesmo conjunto 2.0 16v flex do antigo 307 e do C4 Pallas, com 143/151 cavalos. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático com possibilidade de trocas sequenciais, com quatro velocidades.

O Peugeot tem três versões de acabamento: Allure manual de cinco marchas e automático, Feline e Griffe. Custam, respectivamente, R$ 59.500 e R$ 64.500, R$ 74.900 e R$ 79.900. A Allure traz de série airbags frontais, freios ABS com EBD e assistência de frenagem de emergência, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 16 polegadas, ar condicionado manual, direção eletro-hidráulica, volante regulável em altura e distância, rádio e tocador de CDs com MP3 e comandos junto ao volante, Bluetooth, computador de bordo, para-brisa com isolamento acústico, revestimento do volante em couro e trio elétrico. O automático traz controlador de velocidade, instrumentos em fundo branco e volante mais anatômico.

O Feline adiciona airbags laterais dianteiros e de cortina, controle de estabilidade, rodas de liga-leve de 17 polegadas, alarme antifurto, bancos em couro, teto solar elétrico, ar condicionado digital de duas zonas com saída para o banco traseiro, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensores de chuva e dos faróis e pedais de alumínio. A Griffe completa com faróis de xenônio direcionais, sensor de estacionamento dianteiro, ajuste elétrico do banco do motorista e GPS retrátil no painel. Estas duas versões já vêm com câmbio automático. Não há opcionais.