Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Texto originalmente publicado em 02/08/2012
Texto originalmente publicado em 02/08/2012
Se as montadoras europeias modificam levemente seus carros em três anos, para mais três anos depois mudá-los completamente ou não, na Coreia do Sul a história é diferente. Não se passaram nem quatro anos e o médio-compacto Kia Cerato já conhece a sua terceira geração.
Chamado por lá de K3 e em alguns mercados de Forte, o Cerato está mais arredondado e anguloso. Suas linhas estão ainda mais arrojadas. Os faróis ficaram mais espichados, em formato de olho - com filetes em LED em formato de sobrancelha - que se encaixam à já tradicional grade em forma de dente, que ficou maior e mais alta. A lateral tem recorte das janelas mais simples, com coluna baixa, contrariando as especulações de que seguiria o estilo do Optima. Pelo menos, as lanternas traseiras seguem o visual do sedã médio-grande. O Cerato ficou mais 3cm mais comprido (4,56m), 5cm com mais entre-eixos (2,70m) e 0,5 cm mais largo (1,86m). No entanto, ficou mais baixo, mas apenas 1mm (1,48m).
O interior ficou mais requintado e o painel com desenho mais arrojado. Os equipamentos previstos para o mercado sul-coreano incluem teto solar, bancos e volante com aquecimento, direção assistida com três modos de operação, revestimento interno em couro, central multimídia, comando de algumas funções do carro pelo smartphone conectado (serviço UVO), assistente de estacionamento com câmera traseira para auxiliar nas manobras, trocas de marcha no volante, sistema start/stop desativável, controle de estabilidade, além de airbags frontais e laterais, luzes diurnas com LEDs e câmera de ré.
Na Europa, o novo Cerato será vendido com o motor 1.6 GDI, dotado de injeção direta de gasolina e 140 cv de potência, que lhe dá um consumo médio de 14 km/l. Haverá também com um 1.6 LPGi, movido a gás liquefeito de petróleo. O câmbio de seis velocidades poderá ser manual ou automatizado, com dupla embreagem.
O novo Cerato também terá versões hatch e cupê (o Koup), este voltado para o mercado norte-americano. A apresentação ao público será feita no Salão de Paris. As vendas começam no início do ano que vem na Europa, quando teremos novas informações. Aqui, deve chegar em fevereiro de 2013, com o mesmo motor 2.0 flex dos utilitários Sportage e Hyundai ix35.
1 Comentários
Inté!