Depois do furgão Transit e da primeira geração do Escort, as filiais europeias da Alemanha e da Inglaterra da americana Ford projetaram em conjunto o cupê esportivo Capri, lançado no Salão de Bruxelas de 1969.


O projeto se chamava Colt, mas, como o nome era de propriedade da Mitsubishi, a Ford decidiu homenagear a famosa ilha italiana, do litoral do mar Tirreno. O cupê de quatro lugares tinha 4,37m de comprimento, capô longo, traseira curta e lateral em fastback, com vidro em semi-círculo, para diminuir a sensação de claustrofobia dos passageiros do banco traseiro. Faróis e lanternas eram retangulares. Atrás das portas havia uma falsa entrada de ar na lateral.


Apesar da parceria no projeto, Inglaterra e Alemanha tinham diferenças no motor em seus mercados. Na Inglaterra, a versão básica usava o 1.3 litro do Escort, chamado Kent, que daria origem ao Endura-E do primeiro Ka em 1997 e rendia 61 cavalos. O câmbio tinha quatro marchas e a tração traseira. Na Alemanha, usava um incomum V4 (quatro cilindros em V), também 1.3, de 50 cv e ainda tinha opção de câmbio automático. 

O desempenho não era muito animador para quem esperava um similar europeu do americano Mustang: demorava 20 segundos para chegar aos 100 km/h e não passava dos 140 km/h. A agilidade foi melhorando, aos poucos, com os motores seguintes: 1600 GT, com motor 1.6 de dupla carburação e 82 cv. Já acelerava aos 100 km/h em 14,5 segundos e chegava aos 170 km/h. Ainda tinha o 2000 GT com o V4 2.0 de 93 cv. O acabamento deste era esportivo, com aerofólio sobre o porta-malas, persiana sobre o vidro traseiro, teto de vinil, capô preto-fosco e rodas esportivas. 


Mas o top de linha na Inglaterra passou a ser o 3000 GT, com motor Essex V6 de 128 cavalos. Já acelerava em 10 segundos e alcançava os 185 km/h. Em 1971 a potência subiu para 138 cv e a velocidade para próxima dos 200 km/h. Na Alemanha havia ainda o RS 2600, com motor V6 2.6 de 150 cv e freios a disco na dianteira. A partir de 1972, o Capri RS2600 ganhou diferencial autobloqueante. A frente era ligeiramente diferente, com quatro faróis redondos. Com 3.532 unidades produzidas, a versão serviu de base para as pistas, onde brilhou bastante. 

Capri RS2600

A primeira geração do Ford Capri foi produzida até 1974. No mesmo ano, foi lançada a segunda geração, chamada Capri II, com linhas semelhantes ao modelo original, mas sem as falsas entradas de ar na lateral e com vidro lateral traseiro maior, além da tampa do porta-malas também dar acesso ao carro (terceira porta). O comprimento, a largura e a altura também aumentaram. Ganhou um motor V6 2.8 com injeção mecânica de combustível e outro com turbo, mas ainda de carburador. O Capri II durou até 1984, quando foi substituído pelo Sierra, que, por sua vez, deu lugar ao Mondeo, nos anos 1990.

Capri II

TEXTO E FOTOS DA MINIATURA: GUSTAVO DO CARMO, COM BASE NO  
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FOTOS DO MODELO REAL: DIVULGAÇÃO