quarta-feira, 3 de abril de 2019

COMPARATIVO - FORD MUSTANG GT PREMIUM X CHEVROLET CAMARO SS


Uma rivalidade de pouco mais de cinquenta anos na indústria automobilística norte-americana chegou ao Brasil somente no ano passado, com o início da importação oficial do esportivo Ford Mustang GT Premium. A General Motors respondeu no início de 2019 com o face-lift da atual geração do Chevrolet Camaro SS, nas versões cupê e conversível.

Mais do que o novo para-choque com a gravata Chevrolet vazada e com fundo preto na traseira, o Camaro ganhou um novo câmbio automático de dez marchas, simplesmente o mesmo do rival, pois as duas marcas desenvolveram juntas a caixa de transmissão, sendo que cada uma programou o funcionamento ao seu modo.

Estilo e Acabamento

O Camaro chegou ao Brasil em 2010. Ganhou nova geração em 2016 e agora em 2019 desembarcou com o face-lift. O Mustang já veio para o país com a mudança de meia vida. Seu estilo agrada mais, pois mistura linhas atuais com traços do passado. O Chevrolet tem design inteiramente retrô, que já cansou. No acabamento, o Mustang tem materiais de melhor qualidade, com mais superfícies macias, enquanto o Camaro apresenta algum desalinhamento e partes duras.

Mustang 2x0


Espaço interno e Porta-malas

Mustang e Camaro são esportivos mais apropriados para um casal passear na cidade. Mas ambos oferecem mais dois lugares traseiros e porta-malas para pequenas viagens. E o modelo da Ford leva vantagem nesses dois extras: oferece mais espaço para as pernas atrás e 382 litros para a bagagem contra 208 litros do Chevrolet.

Mustang 4x0




Motor e Câmbio

Como manda a tradição norte-americana, os dois esportivos são equipados com motor V8 (oito cilindros em V), sendo que Coyote do Mustang tem 5 litros contra 6.2 do LT1 do Camaro, que o manteve no face-lift. Mesmo com menor capacidade cúbica, o motor do Ford é mais potente que o do rival, mas a diferença é pouca: 466 a 461 cv. O Coyote tem duplo sistema de injeção: direta na câmara de combustão e indireta no coletor de admissão. O álcool presente na gasolina vendida no Brasil ainda rendeu mais seis cavalos.

Pela primeira vez na história, Camaro e Mustang dividem a mesma caixa de câmbio, no caso a nova automática de dez marchas, pois Ford e Chevrolet a desenvolveram juntas. Só que cada marca usou uma programação de funcionamento diferente. No Camaro rendeu mais desempenho e consumo, por isso a vitória.

Mustang 5x1 Camaro


Desempenho e Consumo

Falo isso porque os tempos de aceleração e retomada melhoraram com a nova transmissão de dez velocidades, em relação ao modelo pré-face-lift. A revista Carro já havia comparado o Mustang, mas contra o Camaro ainda com câmbio de oito marchas.

No duelo anterior, o Camaro tinha ficado quatro décimos atrás em aceleração de 0 a 100 km/h e retomada entre 80 e 120 km/h: 4,95 contra 4,91 segundos e 3,45 contra 3,41 segundos. Com o câmbio de dez marchas, os tempos do Chevrolet caíram para 4s82 e 2s62, o suficiente para ultrapassar o modelo da Ford, que mantém os mesmos tempos.

O consumo também foi beneficiado com o novo câmbio, principalmente na estrada, onde o Camaro ganhou pouco mais de um quilômetro com um litro de gasolina: subiu de 10,2 para 11,7 km/l. Na cidade, a economia foi de apenas 300 metros a mais: 5,4 para 5,7 km/l, mesma quilometragem do Mustang, que ficou com apenas 10,5 km/l na estrada.

Camaro 3x5 Mustang


Frenagem e Ruído

Mesmo piorando em algumas provas de frenagem e ruído da revista Carro, em relação ao modelo anterior, o Camaro conseguiu superar o Mustang. Na frenagem a 80 km/h, a distância aumentou de 21,59 para 22,38 metros e a 120 km/h, de 46,71 para 50,57 metros. No ruído, ele piorou a 80 km/h (61,8 para 63,5 decibéis), mas melhorou a 120 km/h (66,5 a 65,8 dBA). O Mustang parou um pouquinho mais longe, a, respectivamente, 22,87 e 51,86 metros e é mais ruidoso com 63,8 e 66,7 decibéis.

Camaro 5x5 Mustang




Equipamentos, Preço e Assistência

Enquanto o Mustang oferece um quadro de instrumentos inteiramente eletrônico, o Camaro tem um parcial, no qual velocímetro e conta-giros são físicos e marcadores auxiliares, como combustível, óleo, água e bateria são virtuais e configuráveis, junto com o computador de bordo e o velocímetro digital.

Os dois possuem seletor de modo de condução. Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Neve/Molhado no Mustang e Passeio, Esporte, Circuito e Neve no Camaro, que agora também tem controle de largada e aquecimento dos pneus traseiros, chamado popularmente de burnout, que antes só o Mustang tinha.

Também são comuns a ambos os oito airbags, bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração, câmera de ré (no Camaro a imagem aparece no retrovisor interno), sensor de estacionamento traseiro, faróis de LED, entrada e partida sem chave (programável no Mustang), controles eletrônicos de estabilidade e tração, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, ar condicionado de duas zonas e sistema multimídia com Apple e Android. O som premium do Ford é da Bang and Olufsen, enquanto o do Chevrolet é da Bose. 

Apesar de não ter teto solar elétrico, partida remota da ignição, head up display e volante com aquecimento, itens que o Camaro oferece, o Mustang traz recursos semi-autônomos ausentes no rival como piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente de frenagem, detector de pedestres, sistema de permanência em faixa e detector de fadiga do motorista.

Entre o trivial e o autônomo, o Mustang leva vantagem nos equipamentos. Ainda mais que custa menos: R$ 315.900 contra R$ 328.990 pedidos pelo Camaro, que tem mais concessionárias (600 contra 365) à sua disposição para manutenção. 

Placar final: Ford Mustang GT Premium 7x6 Chevrolet Camaro SS




Conclusão 

Por um ponto, o Mustang venceu o primeiro comparativo dos muscle cars norte-americanos no Brasil... feito pelo Guscar. Dominou as características estáticas, como motor, acabamento, espaço interno, porta-malas, estilo, além do custo-benefício (preço e equipamentos), enquanto o Camaro foi melhor nas provas dinâmicas da revista Carro, como desempenho, consumo, frenagem e ruído. Apesar de ser o mesmo nos dois esportivos, eu dei ponto para o Chevrolet no câmbio por fazer a diferença no seu desempenho e consumo.

Os fãs do Camaro têm o direito de questionar o ponto dado na lista de equipamentos para o Mustang, em vez de um empate, e considerar que o comparativo terminou em igualdade.  

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO





Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (211) História (137) Volkswagen (133) Chevrolet (127) Ford (112) Lançamento Internacional (91) Carro do Ano (89) Fiat (86) Comparativos (85) Retrospectiva (71) Em Breve no Brasil (67) Honda (57) Toyota (53) Renault (51) Hyundai (48) Peugeot (48) Citroën (46) Sonhos de Consumo (46) Nissan (45) Especial (38) Audi (37) Baba Brasil (37) Mercedes (37) Kia (31) BMW (29) História em Fotos (28) Lembra de mim? (24) História em Miniatura (23) No Mercado (22) Cruze (21) Motor do Ano (21) Corolla (20) Analisando (18) Gol (18) Opel (18) Volvo (18) Focus (17) Golf (17) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Civic (16) Editorial (16) Ka (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Fiesta (15) Jeep (15) Ecosport (14) Mitsubishi (13) Fit (12) Fox (12) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Corvette (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Polo (11) Retrospectiva 2016 (11) Retrospectiva 2018 (11) Uno (11) up! (11) 3008 (10) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Chery (10) City (10) Jaguar (10) Onix (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Carro do Ano 2018 (9) March (9) Mustang (9) Prêmios Suplementares (9) Retrospectiva 2017 (9) i30 (9) 500 (8) C3 (8) CR-V (8) Carro Premium (8) Carro do Ano 2016 (8) Dodge (8) Duster (8) Jetta (8) McLaren (8) Porsche (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) Sportage (8) Versa (8) 208 (7) Alfa Romeo (7) Cerato (7) Classe A (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Ranger (7) Renegade (7) S10 (7) Salão de Genebra 2012 (7) Seat (7) Voyage (7) 308 (6) Accord (6) Aircross (6) Bentley (6) C4 (6) Carro do Ano 2017 (6) Carro do Ano 2020 (6) Corsa (6) Equinox (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) RAV4 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) 2008 (5) 408 (5) 508 (5) A3 (5) A5 (5) Campeões de Audiência (5) Captur (5) Classe E (5) Clube dos Quinze (5) Cobalt (5) Edge (5) Eles são 10! (5) Escort (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Série 3 (5) Teste de pista (5) 911 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Camaro (4) Captiva (4) Classe C (4) Compass (4) DS4 (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) GLE (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Ibiza (4) Jumpy (4) Kadett (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Opala (4) Optima (4) Picanto (4) Polara (4) Prisma (4) Q3 (4) S60 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) T-Roc (4) Tiguan (4) Vitara (4) Willys (4) XE (4) A1 (3) AMG GT (3) Ayrton Senna (3) Bravo (3) Camry (3) Carro Verde do Ano (3) Celta (3) Chevette (3) Classe ML (3) Clio (3) Continental GT (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Expert (3) Fim de Temporada (3) GLC (3) Giulia (3) J3 (3) Leaf (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Omega (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Prius (3) QQ (3) Salões (3) Santa Fe (3) Sorento (3) T-Cross (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Tucson (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Veloster (3) X60 (3) XC40 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 164 (2) 405 (2) 5008 (2) 507 (2) A8 (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Arona (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) Brasília (2) C1 (2) C4 Cactus (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Superpremium do Ano (2) Challenger (2) Chrysler (2) Classe B (2) Classe S (2) Classic (2) Corcel (2) Cronos (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Dauphine (2) Elantra (2) Elba (2) Escape (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fiorino (2) GLA (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) Kombi (2) Kuga (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Logus (2) Maverick (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Motor do Ano 2020 (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) Santana (2) Senna (2) Silverado (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) Série 5 (2) Série 8 (2) T6 (2) Tipo (2) Touareg (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vale a Pena? (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Virtus (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 203 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 401 (1) 402 (1) 403 (1) 404 (1) 406 (1) 407 (1) 4C (1) 500X (1) 504 (1) 505 (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Blazer (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Capri (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carro Premium 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2018 (1) Carro Superpremium do Ano 2020 (1) Carro do Ano 2019 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe G (1) Classe X (1) Clubman (1) Colorado (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) Cullinan (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Eclipse (1) Eclipse Cross (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) I-Pace (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Matérias Especiais (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Rolls-Royce (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tigra (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vario (1) Vedette (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Vito (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) Wrangler (1) X-ChangE (1) X2 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Xantia (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)