quarta-feira, 27 de abril de 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS
DADOS DE NÍVEL DE RUÍDO: REVISTA CARRO


Em março, o Volkswagen Gol, ex-campeão de vendas que reinou por 26 anos, aderiu ao clube dos três cilindros, iniciado no atual mercado pelo Kia Picanto, depois o VW Fox, Hyundai HB20, Ford Ka e Nissan March. O novo motor 1.0 foi uma das novidades mais importantes da linha 2017, além do novo painel, do novo sistema multimídia e do quase imperceptível face-lift.

Agora, no primeiro comparativo do ano do Guscar, chegou a hora de colocar o Gol à prova frente aos principais concorrentes com o mesmo tipo de motor e considerando as versões completas: o próprio HB20 (que estreia em comparativos do blog com a nova grade) e o Ford Ka. Mas aproveitei e chamei também para o confronto os carros mais vendidos dos dois últimos anos: o Fiat Palio (2014) e o Chevrolet Onix, do ano passado. Ambos ainda usam o motor 1.0 de quatro cilindros. Coincidência ou não, ficaram atrás. O Nissan March ficou de fora por falta de dados.


0

terça-feira, 26 de abril de 2016



TEXTO: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: FIAT E DO AUTOR

Acabou o suspense, o Mobi chegou! O lançamento (veja a matéria do Editor Gustavo do Carmo) era muito aguardado, após vários flagras na imprensa especializada. Agora dá para responder como e quanto anda o novo compacto da Fiat. Vale dizer que o carro é mais agradável ao vivo que nas fotos. Em função do atraso no desenvolvimento e fase de testes no motor 3 cilindros GSE, o pequeno ítalo-mineiro veio mesmo com o combalido Fire 4-cilindros. Não é um bom começo.

Embora a linha comece nos R$31.990 para o "basicão" Easy, a rede de concessionárias acredita que a configuração Like On ao preço de R$42.300 seja a mais vendida. A lista de mordomias é grande, com os esperados travas e vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção assistida, rádio com multimídia, computador de bordo, chave com telecomando, sensor de estacionamento, rodas em liga leve, faróis para neblina, retrovisor elétrico que abaixa nas manobras em marcha-à-ré e o "Cargo Box", compartimento para pequenos objetos separado no porta-malas.

2

terça-feira, 19 de abril de 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Nas palavras da Fiat, o novo Mobi é um novo conceito de mobilidade, daí o nome do novo compacto. Na prática ele vai substituir a versão básica Vivace do Uno e só não vai enterrar o Palio Fire para que este continue com volume para brigar pela liderança do mercado. Por fim, na realidade, é um hatch que usa a mesma base e as portas dianteiras do Uno, só que menor ainda e acabou saindo mais caro do que se esperava.
0

quinta-feira, 14 de abril de 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO



Para aumentar a sua linha de crossovers e diversificar os seus produtos, a Audi desceu mais um degrau e criou o Q2, construído sobre a plataforma MQB do grupo Volkswagen, usada também no Golf e no A3. Aliás, mesmo parecendo um A3 Sportback mais elevado, o Q2 é mais curto que o hatch médio do seu fabricante.
0

terça-feira, 12 de abril de 2016




TEXTO E MEDIÇÕES: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Talvez a ideia de uma moto com compressor volumétrico seja muito estranha. Nos carros o sistema é mais comum, como o Dodge Charger R/T na década de 1970 e o Ford Fiesta Supercharger quase 15 anos atrás. Agora imagine um veículo de duas rodas, pesando apenas 216kg que usa propulsor tetracilíndrico superalimentado de 16,8mkgf de torque! Só para comparar, um Golf 1,6-litro 16v MSI tem a mesma força para carregar mais de 1.200kg de massa (veja avaliação dele, do TSI e também do GTI clicando aqui). A tal moto existe mas só pode andar em pistas fechadas. Ela não tem placa, retrovisores, setas, faróis, descanso lateral, abafador no escapamento e sequer ventoinha no radiador! 

Para tornar a situação mais insana, lembre que a potência máxima equivale a pouco mais de dois Toyota Corolla XEi, são 310 cavalos! Junte isso à (muita!) eletrônica e pneus slick. Radical demais? OK, existe a versão de rua. Perde o "R" no nome para ganhar o direito de ir e vir nas vias públicas, mas também não faz feio nos circuitos. Nosso teste serveria para responder a duas perguntas: A primeira é "O que essas Ninjas supercharger têm a mais que a ZX-10R?" e a segunda "Dá para tirar o troféu de moto mais rápida disponível nas lojas?"

0

segunda-feira, 11 de abril de 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em dezembro do ano passado, eu apresentei, aqui no Guscar, a nova geração do sedã Volvo S90, sucessor do S80, já mencionando a versão perua que ainda seria lançada sobre a mesma plataforma modular SPA. E aqui está ela: a V90, um modelo para honrar a tradição da marca sueca neste tipo de carroceria.

Cada perua da história da Volvo teve a sua personalidade, mesmo a maioria tendo linhas retas e traseira vertical, como a 760, 850 e 960. Algumas até tiveram linhas arredondadas, como a V40, V50 e a V60. A V90 inscreve o seu nome na história com um estilo próximo do "shooting brake", mais esportivo e de teto baixo. As lanternas representam uma outra ousadia: um complexo L, que começa no vidro traseiro, invade a lateral e termina na tampa do porta-malas, com vincos convexos e a placa de licença entre elas. A designação VOLVO aparece próxima ao vidro. O resultado ficou um pouco poluído. O restante é igual ao do S90.
0

sábado, 9 de abril de 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO



A Renault virou sócia, ao lado da Opel, da seção Baba, Brasil! Também pudera. Só tem lançado projetos baratos em nosso país, mais exatamente modelos da romena Dacia com o logotipo francês, enquanto na Europa oferece modelos sofisticados e com desenho arrojado.

O novo exemplo é a quarta geração da minivan Scénic, que usa a plataforma CMF-C (a mesma do Kadjar, por sua vez, uma variação da mesma do Espace, Talisman e Mégane, todos mostrados no Baba, Brasil!). Ela agora está mais para crossover, como a Espace, pois tem maior altura em relação ao solo e os bancos traseiros não são mais individuais, embora o encosto tenha formato para três passageiros, com direito a apoio lateral.

0

sábado, 2 de abril de 2016

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A Sport Series, série esportiva de acesso da McLaren (embora custe quase 200 mil euros na Europa), conhece o seu terceiro membro. Depois do 570S e do 540C, agora é a vez do 570GT, apresentado no último Salão de Genebra.

0

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (183) Chevrolet (97) Volkswagen (97) História (88) Ford (86) Fiat (79) Carro do Ano (72) Comparativos (69) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (53) Retrospectiva (51) Renault (44) Honda (41) Toyota (40) Especial (38) Citroën (37) Hyundai (37) Nissan (36) Sonhos de Consumo (34) Peugeot (33) Audi (32) Kia (26) Mercedes (26) Baba Brasil (25) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Cruze (16) JAC (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Lembra de mim? (15) Corolla (14) Editorial (14) Opel (14) Golf (13) Civic (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Focus (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) História em Fotos (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Suzuki (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Porsche (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) 3008 (5) A3 (5) Alfa Romeo (5) Carro do Ano 2017 (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Picanto (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Captur (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) Frontier (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Panamera (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Swift (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Twingo (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)