TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO



A Renault virou sócia, ao lado da Opel, da seção Baba, Brasil! Também pudera. Só tem lançado projetos baratos em nosso país, mais exatamente modelos da romena Dacia com o logotipo francês, enquanto na Europa oferece modelos sofisticados e com desenho arrojado.

O novo exemplo é a quarta geração da minivan Scénic, que usa a plataforma CMF-C (a mesma do Kadjar, por sua vez, uma variação da mesma do Espace, Talisman e Mégane, todos mostrados no Baba, Brasil!). Ela agora está mais para crossover, como a Espace, pois tem maior altura em relação ao solo e os bancos traseiros não são mais individuais, embora o encosto tenha formato para três passageiros, com direito a apoio lateral.




As linhas são arredondadas, com as colunas em arco do para-brisa indo direto até a traseira (pelo menos no visual). A junção do para-brisa com o teto de vidro causa a mesma impressão e faz da Scénic um veículo futurista. A coluna lateral traseira, na cor da carroceria, aparenta estar solta, mas está alinhada ao aerofólio. Ela nasce da linha de cintura irregular, que vai subindo para dar forma às janelas. Já a lateral é repleta de vincos salientes e afundados na base. Na dianteira, faróis e grade seguem o novo conceito da marca (embora os faróis não tenham o prolongamento em forma de lágrima do Mégane e do Talisman, mas possuem as luzes de LED em C). Na traseira alta, as lanternas são horizontais, com prolongamento pontudo na tampa do porta-malas. As rodas são de 20 polegadas.


A nova Scénic tem 4,41m de comprimento, 1,87m de largura, 1,65m de altura e 2,73m de distância entre-eixos. Em relação ao modelo anterior, houve aumento, respectivamente, de 4 cm, 2cm, 1,3cm e 3,2 cm. A capacidade do porta-malas subiu de 437 para 496 litros.


Voltando ao interior, o painel tem mostradores digitais no quadro de instrumentos e o console central é flutuante. A tela de 8,7 polegadas do sistema multimídia R-Link 2 é vertical e através dela, uma novidade, é possível rebater o encosto do banco traseiro. Entre os bancos há um console removível, com porta-objetos iluminado.


A nova Scénic tem o sistema MultiSense, que configura, entre cinco programas (Neutro, Sport, Confort, Personalizado e Eco) a resposta do acelerador, o funcionamento do câmbio automático (caso seja equipado), a firmeza da direção elétrica, a cor da iluminação do ambiente e o tipo de massagem dos bancos dianteiros. Outros destaques são o 4Control, que esterça também as rodas traseiras, e o assistente de manutenção na faixa de rolamento, que move o volante para evitar a saída do carro em retas ou curvas abertas.


A minivan-crossover da Renault também tem sistema de frenagem automática de emergência, com detector de pedestres, alerta de mudança involuntária de faixa (através da vibração do volante), alerta de veículos em ângulo morto nos retrovisores, programador de velocidade ativo e faróis de LED com mudança automática de farol baixo para alto. Alguns desses itens são opcionais.


A motorização é composta por unidades a gasolina (TCe) e a diesel (dCi). No primeiro combustível são apenas duas versões do 1.2 de quatro cilindros com turbo e injeção direta, com 115 e 130 cavalos. Os movidos a diesel são um 1.5 de quatro cilindros com 95 e 110 cv e um 1.6 de 130 e 160 cv. Toda a linha tem a opção de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem de seis marchas. No dCi 110 são sete.

O dCi 110, curiosamente, foi o escolhido para receber o sistema Hybrid Assist, que tem um motor elétrico que ajuda na aceleração, mas recupera a energia na frenagem, armazenando-a numa bateria de 48 volts. Entretanto, esta versão híbrida só será equipada com câmbio manual. 

Para os seus 20 anos na Europa, a Renault Scénic ganha um novo estilo e um novo conceito de veículo. Já as duas décadas do modelo no Brasil serão completadas em 2019 com muita saudade do monovolume fabricado no Paraná e importado em pequeno volume na segunda geração em 2008. 

A Renault pode aliviar um pouco as críticas ao seu modelo quando lançar a Captur com estrutura da Dacia, recém apresentada na Rússia com o nome Kaptur. Mas com essa crise política e econômica que estamos vivendo... 



A história da Renault Scénic em fotos

1a Geração (1996-2003 - No Brasil em 1999)




Face-lift (1999 - No Brasil em 2001)



Scénic RX4


2a Geração (2003-2009)



Grand Scénic 2008


3a Geração (2009-2016)



Grand Scénic 2010