TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Com o Volt, a Chevrolet, enfim, acertou no mercado de carros ecológicos. Depois da nova geração do sedã médio híbrido, a principal marca da General Motors aumenta a sua oferta no segmento com o monovolume compacto Bolt EV (homônimo do hatch pequeno da indiana Tata), que é totalmente elétrico.

O Bolt já tinha aparecido no Salão de Detroit no ano passado, como carro conceito. A versão definitiva voltou ao tradicional salão norte-americano deste ano, mas na verdade, debutou no Salão de Consumo Eletrônico (CES) de Los Angeles. Seu estilo foi modificado, ficando menos futurista, sem deixar de ser moderno.


Bolt EV Concept

O conceito, porém, tinha maior área envidraçada. O vidro traseiro, por exemplo, se estendia até a lateral. O modelo definitivo recorreu ao aplique preto ao lado da janela traseira, um recurso que polui o visual. Em compensação, a grade frontal e as lanternas ficaram mais arrojadas.


Bolt EV Concept

De porte e estilo semelhante ao Honda Fit, o Bolt é espaçoso para cinco pessoas e tem acabamento caprichado, principalmente nos bancos. O quadro de instrumentos é inteiramente digital. Para o entretenimento há o sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas de alta definição no centro do painel com um sistema de projeção de imagens panorâmicas para manobras de estacionamento, sistema de apoio OnStar (que chegou recentemente ao Brasil) de quarta geração, WiFi, GPS que informa pontos de recarga, além de um aplicativo para smartphone, que permite ao usuário consultar o status da carga das baterias e ligar o ar-condicionado do carro. Também há a conexão com os sistemas Apple Car Play e Android Auto. Em breve, os usuários poderão fazer uma competição online com os seus resultados de consumo. 


Bolt EV Concept


O Bolt tem um motor elétrico de 150 kW, o equivalente a 202 cavalos de potência, e 36,7 kgfm de torque. O câmbio terá dois modos: D e L, uma opção mais reduzida, para economizar combustível. Segundo dados da montadora, o automóvel consegue acelerar de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos e tem velocidade máxima de 146 km/h. As baterias são de íon de lítio, com capacidade de 60 kWh, que podem ser recarregadas em uma tomada convencional em cerca de nove horas ou pelo sistema DC Fast Charge, que garante 80% da carga em uma hora. A autonomia do Bolt EV é de 320 quilômetros.


Com incentivos fiscais, a Chevrolet espera que o Bolt custe menos de 30 mil dólares. Ele chegará ao mercado norte-americano ainda este ano. Aqui no Brasil, a GM já anunciou que ele não vem. Baba, Brasil!