TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A Town and Country foi a primeira minivan do mundo, lançada em 1983, idealizada pelo então presidente da então genuinamente norte-americana Chrysler, Lee Iacocca. Passados pouco mais de 32 anos e quatro gerações, a pioneira dará lugar a um modelo inteiramente novo e moderno, dotado de tecnologias de conforto, conveniência, entretenimento e preservação do meio ambiente atualizados. 




Com uma plataforma 134 kg mais leve, a carroceria da Pacifica é mais arredondada, com contornos ondulados nos faróis e grade, seguindo o atual padrão estético da Chrysler, hoje de propriedade da Fiat, visto no sedã 200. Já a traseira de lanternas horizontais e o vidro envolvente peca pela semelhança com a chinesa JAC J6, vendida no Brasil. O nome também não é original. Foi usado num crossover vendido entre 2003 e 2007.

Pacifica 2005
JAC J6

Em compensação, o show de tecnologia da Pacifica já começa na abertura automática de todas as portas ao passar do pé por baixo do assoalho. O interior tem um painel de linhas convencionais, que integra o console. O câmbio automático de nove marchas TorqueFlite é controlado por um botão parecido com os carros da Jaguar e da Land Rover. O freio de estacionamento, claro, é eletrônico. A tela multimídia está cercada por dois difusores de ar trapezoidais.


O sistema multimídia de 8,4 polegadas do painel não é o único da Pacifica. Os passageiros da segunda fileira também podem ter uma tela de 10 polegadas com GPS, Bluetooth, sistema de som, leitor de CD e DVD e entrada HDMI. Mas será opcional. Assim como os oito lugares e o aspirador de pó embutido no acabamento da segunda fileira de bancos, exclusivo da versão top Limited Premium. O ar condicionado trizone (de três zonas) estará disponível em todas as versões.

Em relação a segurança, além de freios ABS e dos airbags frontais, cortina e de joelhos, há controles de estabilidade e tração. assistente de partida em rampa, sistema que monitora pontos cegos nos retrovisores, sensores de estacionamento paralelos e perpendiculares e câmeras 360º.




A Pacifica terá uma versão com motor a gasolina Pentastar V6 3.2 de 287 cavalos e outra híbrida, que combina este mesmo motor e outro elétrico, rendendo 248 cv. A autonomia no modo elétrico é de apenas 48 km. No Brasil, sua vinda depende do dólar e do IPI até o ano que vem. E se vier só na versão a gasolina. Uma minivan histórica tinha que ser substituída por um modelo à altura. 


A história da Chrysler Town and Country em fotos

1a Geração (1983-1989)


2a Geração (1990-1995)



3a Geração (1996-2006)




4a Geração (2007-2015)