quarta-feira, 29 de julho de 2015

NO MERCADO - LAND ROVER DISCOVERY SPORT


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Antes de começar a ser fabricado em Itatiaia, no ano que vem, o Land Rover Discovery Sport chega importado da Inglaterra (Halewood) para reconhecer o terreno. Tanto o do mercado quanto das nossas esburacadas ruas. Ele já está sendo vendido em três versões de acabamento (SE, HSE e HSE Luxury) e apenas com o motor 2.0 turbo a gasolina, de 240 cavalos.
Das versões e motorizações apresentadas aqui no Guscar em outubro do ano passado, o Discovery Sport vendido no Brasil não trouxe a versão S, o câmbio manual de seis marchas e não virá o motor turbodiesel 2.2 de 150 cavalos. O que chegará ao país no final de ano será o de 190 cv.

Equipamentos de tecnologia como projeção de informações no para-brisa, comutação automática entre fachos alto e baixo dos faróis, alertas para veículo em ponto cego e saída involuntária da faixa de rolamento, amortecedores com controle magneto-reológico e sistema de frenagem automática ao detectar risco de colisão também não vieram para cá.


Apesar do nome remeter ao ex-modelo médio lançado em 1989, o Discovery Sport é um projeto inteiramente novo e, mesmo com os seus 4,59m de comprimento, substituirá o Freelander, o menor Land Rover até o lançamento do Evoque, que pertence à linha Range Rover e, por isso, ocupa uma faixa de preço superior. Ele ainda emprestou parte de sua plataforma ao novo Discovery. Aliás, o luxuoso compacto se tornou a referência de estilo dentro da marca inglesa (hoje da propriedade da indiana Tata) desde que foi lançado em 2011. Todos os seus novos modelos têm cara de Evoque: frente com grade e faróis finos com refletores em LED circular.

O Discovery Sport é mais um deles. Se não é tão original na frente, a sua identidade está na lateral, com a coluna C inclinada "flutuante", quando na verdade apenas termina na moldura das janelas. Já a traseira arredondada volta a seguir o estilo do Evoque, com as suas lanternas retangulares. Destaque para os refletores em LED que também formam um círculo.


O interior, com opção de tonalidades escura ou clara, tem acabamento de primeira qualidade, tanto de materiais quanto de montagem, embora tenha alguns plásticos rígidos. O painel tem desenho reto, com o console central inclinado e flutuante. O Discovery Sport é bem espaçoso para cinco passageiros. A versão com dois lugares extras, mais apropriados para crianças, é um opcional que custa R$ 7 mil. A capacidade do porta-malas com apenas cinco lugares é de 689 litros.

A versão SE traz de série ar-condicionado de duas zonas, sete airbags (o Discovery Sport ganhou cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP), entrada USB, iPod, AUX, Bluetooth, sistema multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas, retrovisores elétricos, sensor de chuva para acionamento dos limpadores, sensor de luminosidade para acendimento dos faróis, bancos em couro e tecido, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré e sistema de áudio com cinco alto falantes, partida do motor por botão e rodas de 18 polegadas. Custa R$ 183.100

A HSE, por R$ 206.100, acrescenta teto solar panorâmico, faróis com assinatura em LED, rodas de liga leve 19 polegadas, bancos dianteiros em couro com ajustes elétricos, sensor de estacionamento dianteiro, saída de ar-condicionado para a segunda fileira de bancos e sistema de áudio com 11 alto falantes.

Por R$ 235.200, a HSE Luxury completa com retrovisores com memória, bancos dianteiros com climatização e memória, entrada USB na segunda fileira de bancos, iluminação interna configurável e sistema de áudio com 17 alto falantes.


Além dos sete lugares são opcionais o assistente de estacionamento, sistema de dupla visão na tela do painel (que impede que o motorista se distraia com um vídeo assistido pelo passageiro), navegador, duas telas de 8 polegadas para entretenimento dos passageiros com fones de ouvido sem fio e operação independente, tampa traseira com abertura e fechamento elétricos.

O motor 2.0 é o mesmo Ecoboost usado no Ford Fusion, com turbo, injeção direta e bloco de alumínio. Rende 240 cavalos e 34,7 kgfm. O câmbio automático de nove marchas tem seletor giratório que se encolhe com o carro desligado e borboletas no volante. A tração é integral, mas só aciona as rodas traseiras quando necessário.  

Na sua aptidão para o off-road, o Discovery Sport pode enfrentar áreas alagadas de até 60 cm. Para as aventuras mais leves, o motorista conta com o sistema de tração Terrain Response, com cinco modos de tração, aceleração e torque, além da função Eco, que diminui o consumo. Os tais modos de tração são Lama/Sulcos para piso irregular, Relva/Gravilha/Neve para solo escorregadio, Areia para pisos secos e o modo geral, para asfalto.


Segundo a revista Carro, o Discovery Sport acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 6,2 segundos. O consumo é de 8,2 km/litro na cidade e 11,8 km/l na estrada. A frenagem a 80 km/h é de 25,3 metros e o ruído a mesma velocidade é de 59,9 decibéis. 

Claramente voltado para um segmento luxuoso, apesar de ser nacionalizado no ano que vem, o Land Rover tem como concorrentes o Audi Q5 Attraction (motor 2.0 turbo 225 cv, que custa R$ 222 mil), o BMW X3 20i (turbo de 2,0 litros, 184 cv, R$ 206.950) e Volvo XC60 T6 Inscription (turbo de seis cilindros e 3,0 litros, 306 cv, R$ 226 mil). 

Outro concorrente que ainda vai chegar será o Mercedes GLC, que ficou mais elegante. Mas até lá, o Discovery Sport já será nacional e tem mais experiência e tradição em fora de estrada. Afinal, é um Land Rover.


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.999 cm³, 16 válvulas
Potência: 240 cv
Câmbio: Automático de nove marchas, com borboletas no volante
Tração: integral
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,5 segundos (Revista Carro)
Velocidade máxima: 199 km/h
Consumo: 8,2 km/l na cidade e 11,8 km/l  na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,59/2,07/1,72/2,74m
Porta-malas: 689 litros (cinco lugares)
Tanque: 70 litros
Preços: R$ 183.100 (SE), R$ 206.100 (HSE) e R$ 235.200 (HSE Luxury)
Cores: Branco Fuji (sólida), Prata Indus, Cinza Corris e Scotia, Preto Santorini, Azul Loire, Verde Aintree, Kaikoura Stone (grafite), Vermelho Firenze, Branco Yulong (metálicas), Phoenix Orange e Cinza Waitomo (metálicas premium) 

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (186) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (90) Ford (87) Fiat (80) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (54) Retrospectiva (51) Renault (46) Toyota (42) Honda (41) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (37) Nissan (37) Peugeot (36) Sonhos de Consumo (35) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (27) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Corolla (15) Fiesta (15) Ka (15) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) História em Fotos (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) Suzuki (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Frontier (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)