sexta-feira, 29 de março de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO

Segundo modelo da Hyundai produzido em sua nova fábrica de Piracicaba, interior paulista, o esportivo HB20X não foi criado à toa. O alvo é o Volkswagen Crossfox, que em 2005 levou para os hatches compactos o visual aventureiro de aparência, pois na mecânica a única coisa diferente é a suspensão elevada.

 Até então, a maquiagem era exclusiva das peruas, picapes e minivans, como a pioneira Fiat Palio Weekend Adventure e suas derivadas Idea, Strada e até o utilitário Dobló. A montadora italiana chegou a criar o sistema eletrônico de bloqueio de diferencial Locker, como alternativa à tração integral. Teve também a Peugeot 206 Escapade e a Parati Crossover, depois Track and Field, da Volks.

O Crossfox logo chamou a atenção pelo estepe pendurado na traseira, o quebra-mato e os estribos laterais. Desde o seu lançamento se tornou o líder de vendas, inspirou música (Eu sou Stephany no meu Crossfox) e motivou o surgimento de outros rivais do mesmo porte, como o Citroën C3 XTR, o Renault Sandero Stepway e os kits "off-road" do Chevrolet Celta e Ford Fiesta. Destes só sobrou o Sandero, que não entrou neste comparativo porque já está desatualizado no exterior e pode dar lugar à nova geração aqui também até o final do ano.

Os "aventureiras" maiores continuaram surgindo, como a irmã do Fox, Spacecross, o Citroën Aircross e Honda Fit Twist. Mas a briga aqui é entre o Crossfox e o Hyundai HB20X, equipados com câmbio automatizado e automático, respectivamente.


0

domingo, 24 de março de 2013

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Quando quer de verdade faz com vontade. Esta frase cabe muito bem à Peugeot, que tomou vergonha na cara (mais porque as vendas do seu 206 fantasiado de 207 caíram) e resolveu fabricar no estado do Rio de Janeiro o novo 208, onde praticamente tudo é novo: do estilo a plataforma (com exceção das partes mecânicas). Nada de carroceria antiga com face-lift e nome disfarçado, como no seu antecessor, que continua em linha nas versões hatch 1.4, sedã e picape. A SW vai dar lugar ao utilitário 2008 no ano que vem. 

O 208 está menos arredondado e mais alto (1,45m do 207 para 1,47m), com três vincos laterais. Os faróis ficaram maiores, mas continuam pontiagudos. A grade diminuiu e agora está mais perto do capô, em formato de sorriso. Segue o conceito usado no sedã grande 508. As janelas também cresceram e deixaram as pontas de lado, ganhando contornos arredondados e um pequeno vigia de plástico. As lanternas assumiram a forma de cabeça de leão rugindo. A tampa do porta-malas está mais bojuda, como no médio 308, e o para-choque traseiro tem borda em forma de arco invertido.


0

sexta-feira, 22 de março de 2013


TEXTO E FOTO: DIVULGAÇÃO

Dizem que o brasileiro não sabe economizar, o que parece ser verdade. A quantidade de famílias brasileiras que possuem divida hoje pode ser um bom indicador, elas chegam a quase 60%. A falta de cultura de economizar e sempre gastar quando se tem dinheiro na mão é uma grande falha. Um modo de aprender a economizar e criar hábitos são quando se tem algum objetivo para o dinheiro, como a compra de um carro. O IPI reduzido (imposto) e as facilidades de compra deixaram mais acessível a compra de um veículo, um dos objetos de desejo dos consumidores.

0

terça-feira, 19 de março de 2013


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A temporada 2013 da Fórmula 1 começou no dia 17 de março com o Grande Prêmio da Austrália. Aproveitando a ocasião, vou falar de três novos superesportivos apresentados no último Salão de Genebra. Dois deles têm muito em comum com a categoria master do automobilismo mundial. São fabricados pelas suas equipes mais tradicionais: o La Ferrari, da fabricante italiana que emprestou o próprio nome para o modelo, e o McLaren P1. O terceiro é de uma marca que está ausente da Fórmula 1 há vinte anos, mas não poderia ficar de fora deste especial pela sua grande importância no gênero. É a Lamborghini, com o seu Veneno.


0




TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Se o FF é a primeira Ferrari com tração integral, o La Ferrari é o seu primeiro carro originalmente híbrido. A nova geração de uma dinastia que começou com a GTO (1984), F40 (que comemorou os 40 anos da Ferrari em 1987), F50 (de 1995, para comemorar o meio século três anos depois) e a Enzo (2002) tem, além do motor V12 6.3, de 800 cavalos (o mesmo da F12 Berlinetta), um propulsor elétrico de 163 cv.

0



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 

Com nome em referência à posição que a McLaren deseja sempre alcançar na Fórmula 1 (a liderança), o P1 (Position 1) não é o primeiro modelo comercial da equipe inglesa e nem o único da linha atual.

0


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A Lamborghini atuou na Fórmula 1 entre 1989 e 1993, sempre com resultados insignificantes. Teve equipe própria em 1991 e forneceu motores para as equipes Lola-Larousse (1989, 1990 e 1993), Lotus (1990), Ligier (1991), Venturi (1992) e Minardi (1992). Na época, pertencia à norte-americana Chrysler, então independente. Hoje, faz parte do grupo Volkswagen, que nunca investiu na categoria (me contestem, por favor!).

Nem por isso a Lamborghini deixou de ser um mito e de incomodar as vendas da conterrânea italiana. Afinal, foi de uma revolta contra uma má assistência técnica da marca de Enzo Ferrari que Ferruccio Lamborghini decidiu criar o seu próprio carro esportivo. Com a McLaren a relação é que a Lambo quase forneceu motores para equipe em 1994, um ano após a saída de Ayrton Senna. Mas Ron Dennis já tinha acertado com a francesa Peugeot.



O nome Veneno parece uma vingança contra as duas marcas, mas é, na verdade, uma homenagem da Lamborghini a um toureiro espanhol morto em 1914 pelo feroz e rápido touro Veneno. Ferruccio era fã de touradas e a marca italiana sempre batizou seus carros com nomes de vários touros.

0

sexta-feira, 15 de março de 2013


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

O novo Fusion, enfim, faz jus ao seu nome. É que a segunda geração do sedã médio-grande da Ford norte-americana fundiu o seu estilo com a quarta edição do similar europeu, ainda chamado de Mondeo. Na Europa, o nome Fusion era usado num utilitário urbano bem esquisito derivado do aqui hoje conhecido Fiesta Rocam. No Brasil, os marqueteiros da marca oval preferiram criar o "jipinho" Ecosport. Lá, o Fusion deu lugar ao monovolume B-Max.

O nosso país, que ofereceu a primeira geração do Fusion yankee e as duas primeiras do Mondeo europeu, agora já vende a geração globalizada do sedã, que mantém o nome usado nos Estados Unidos. Saíram as linhas totalmente conservadoras, com cromados exagerados e tipicamente norte-americanos, e entraram a agressividade europeia da enorme grade hexagonal ao estilo Aston Martin e os faróis estreitos combinados com a caída do teto suave como um cupê e a consequente traseira discreta, mas elegante.
0

sábado, 9 de março de 2013


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Chevrolet Prisma mal chegou ao mercado e a Hyundai já respondeu com o HB20S. O S identifica a versão sedã do seu hatch mais bem sucedido no Brasil, que foi o quarto automóvel mais vendido do país em fevereiro.
2

quinta-feira, 7 de março de 2013



TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Enquanto a Volkswagen do Brasil ainda não se decide se vai fabricar o novo Golf no Paraná ou importar do México, e muito menos quando virá, a matriz alemã lançou em Genebra a sua versão perua: a Golf Variant.
0

terça-feira, 5 de março de 2013


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Parecia que o pool de revistas europeias só iria premiar os carros elétricos ou híbridos como Carro do Ano. Nas duas últimas eleições venceram os híbridos Opel Ampera/Chevrolet Volt (2012) e o totalmente elétrico Nissan Leaf (2011). 

Mas em 2013, a comissão formada pelas publicações Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), Autopista (Espanha), AutoVisie (Holanda), L'Automobile (França), Stern (Alemanha) e VIBilagare (Suécia) voltou a conceder o título de Carro do Ano a um modelo tradicional, basicamente com motor de combustão. E bota tradicional nisso. O Carro do Ano da Europa de 2013 é a sétima geração do Volkswagen Golf, lançado em setembro do ano passado. 
0

domingo, 3 de março de 2013


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

O Chevrolet Prisma está de volta. O antigo três volumes do Celta agora é a tão esperada versão sedã do moderno Onix, lançado no final do ano passado. Aliás, o novo modelo da GM está mais para um dois volumes e meio, um notchback. Enfim, um cupê de quatro portas com uma pequena extensão para o porta-malas. De pequeno, entretanto, o bagageiro não tem nada. São 500 litros de capacidade.
0

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (183) Chevrolet (97) Volkswagen (97) História (88) Ford (86) Fiat (79) Carro do Ano (72) Comparativos (69) Lançamento Internacional (67) Em Breve no Brasil (53) Retrospectiva (51) Renault (44) Honda (41) Toyota (40) Especial (38) Citroën (37) Hyundai (37) Nissan (36) Sonhos de Consumo (34) Peugeot (33) Audi (32) Kia (26) Mercedes (26) Baba Brasil (25) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Cruze (16) JAC (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Lembra de mim? (15) Corolla (14) Editorial (14) Opel (14) Golf (13) Civic (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Focus (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) História em Fotos (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Suzuki (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Porsche (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) 3008 (5) A3 (5) Alfa Romeo (5) Carro do Ano 2017 (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Picanto (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Captur (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) Frontier (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Panamera (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Swift (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Twingo (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)