TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO

Segundo modelo da Hyundai produzido em sua nova fábrica de Piracicaba, interior paulista, o esportivo HB20X não foi criado à toa. O alvo é o Volkswagen Crossfox, que em 2005 levou para os hatches compactos o visual aventureiro de aparência, pois na mecânica a única coisa diferente é a suspensão elevada.

 Até então, a maquiagem era exclusiva das peruas, picapes e minivans, como a pioneira Fiat Palio Weekend Adventure e suas derivadas Idea, Strada e até o utilitário Dobló. A montadora italiana chegou a criar o sistema eletrônico de bloqueio de diferencial Locker, como alternativa à tração integral. Teve também a Peugeot 206 Escapade e a Parati Crossover, depois Track and Field, da Volks.

O Crossfox logo chamou a atenção pelo estepe pendurado na traseira, o quebra-mato e os estribos laterais. Desde o seu lançamento se tornou o líder de vendas, inspirou música (Eu sou Stephany no meu Crossfox) e motivou o surgimento de outros rivais do mesmo porte, como o Citroën C3 XTR, o Renault Sandero Stepway e os kits "off-road" do Chevrolet Celta e Ford Fiesta. Destes só sobrou o Sandero, que não entrou neste comparativo porque já está desatualizado no exterior e pode dar lugar à nova geração aqui também até o final do ano.

Os "aventureiras" maiores continuaram surgindo, como a irmã do Fox, Spacecross, o Citroën Aircross e Honda Fit Twist. Mas a briga aqui é entre o Crossfox e o Hyundai HB20X, equipados com câmbio automatizado e automático, respectivamente.



Estilo e Acabamento


A carroceria do Fox, base do Crossfox, já vai completar dez anos em novembro de 2013. Mesmo com a reestilização frontal e interna de 2010, o estepe na traseira foi mantido. A moda já passou, mas o que seria da sua aparência "off-road" sem o pneu sobressalente à mostra? Quase recém-lançado, o HB20X tem apenas a grade com tela em formato de colmeia e reforços no inferior dos para-choques. Atrás, as lanternas horizontais são as donas do pedaço. Vitória clara do Hyundai, que também se destaca pelos seus faróis esticados e os vincos fluídos.

Ambos têm interior refinado e bem montado, apesar dos plásticos duros. O Crossfox - agora com painel bicolor na linha 2014 - aparenta um pouco mais de qualidade, principalmente por causa dos novos materiais no console.

1x1


Espaço interno e Porta-malas

Embora tenha a distância entre-eixos menor (2,47m contra 2,50m), o Crossfox é mais espaçoso que o HB20X. Tanto para as pernas quanto para a cabeça dos passageiros de trás. Na largura, onde o Hyundai é maior (1,71m contra 1,68m), os dois empatam na frente, mas o Crossfox volta a superar atrás. O HB20X dá o troco no porta-malas, com 300 litros, enquanto o rival tem apenas 260 l.

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Motor e Câmbio


Os dois são equipados com motor flex 1.6. Mas o HB20X leva vantagem por ter um bloco mais moderno, com dezesseis válvulas de comando variável. Por isso, rende muito mais que o rival: 122 cavalos com gasolina e 128 cv com álcool. Potência fraca para o esportivo de três portas Veloster, mas excelente para o compacto HB20 e sua versão "aventureira". O Crossfox tem 101/104 cv.

O Volkswagen tem um câmbio aparentemente mais moderno. Embora seja apenas automatizado, baseado em um manual comum, o conceito já é usado por grandes esportivos e luxuosos, só que com dupla embreagem. Tem até controle manual sequencial no volante. O porém é que, exatamente, por ter apenas uma embreagem, a transmissão ASG de cinco marchas do Crossfox apresenta muitos "soluços" nas mudanças de marcha quando se está andando no modo automático. O HB20X, com o seu automático natural de apenas quatro velocidades, anda com mais suavidade.

HB20X 4x2 Crossfox



Desempenho e Consumo

O câmbio automático de poucas relações poderia limitar o desempenho do HB20X, mas na avaliação da revista Carro aconteceu exatamente o contrário e o Hyundai foi bem superior. A aceleração de 0 a 100 km/h com álcool foi feita em 11,2 segundos contra 14,1 do Crossfox. Na retomada de 80 a 120 km/h a vitória foi de 9,4 contra 12,6 segundos. A vantagem na velocidade máxima, divulgada pelo fabricante, foi menor: 174 contra 173 km/h.

No consumo, o Crossfox deu o troco com uma diferença bem pequena, quase à beira do empate técnico. Voltando a usar os números da Carro, a média na cidade foi de 6,8 km com um litro de álcool e 11,4 km/l na estrada. O HB20X fez 6,4 km/l e 11,1 km/l.

HB20X 5x3 Crossfox


Segurança e Conforto


Como o HB20X e o Crossfox já são equipados de série com freios ABS e airbags frontais, visando a obrigatoriedade destes itens a partir do ano que vem, a frenagem continua sendo a melhor forma de avaliar a segurança, mesmo com o Volkswagen ganhando sinal de frenagem de emergência na linha 2014.

Mas temos uma contradição nesta prova, medida pela Carro. A 120 km/h quem para em menos distância é o Crossfox, em 63,7 metros. O HB20X se imobiliza em 66 metros. Só que a 80 km/h é o Hyundai que freia mais rápido: 22,6 contra 27 metros. Como estamos falando de compactos que, apesar do visual lameiro, são mais usados na cidade, a menor velocidade combina mais com a proposta destes modelos. Assim, o ponto da segurança é do Hyundai. 

O HB20X é o mais silencioso, tanto a 80 quanto a 120 km/h. A revista Carro registrou, respectivamente, 60,7 e 66,1 decibéis. Já o Crossfox obteve 64 e 67,2 dB(A). 

HB20X 7x3 Crossfox



Preço, Equipamentos de série e Assistência 

O HB20X é vendido em duas versões: Style e Premium. A primeira, mais barata, custa R$ 48.755 com câmbio manual e R$ 51.955 com a transmissão automática. Vem com ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, travamento das portas em movimento, travamento das portas e do porta-malas pela chave,  retrovisores com piscas, alarme, rádio com CD, MP3, Bluetooth e comando no volante, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, fixação de cadeirinhas infantis ISOFIX, rodas de liga-leve de 15 polegadas, faróis de neblina, além dos já citados freios ABS e airbags frontais. O Premium adiciona vidros elétricos de um toque, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, painel bicolor e faróis com máscara negra, passando a custar R$ 51.255 e 54.455.


O Crossfox tem apenas uma versão, que vai aumentando o preço de acordo com o câmbio e os opcionais, que são muitos. A versão básica tem de série trio elétrico (o retrovisor direito rebate quando se aciona a ré), destravamento automático do porta-malas, direção hidráulica, computador de bordo (I-System - agora com o sistema que dá dicas, chamado EcoComfort), freios ABS, airbags frontais, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, faróis de neblina, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, desembaçador do vidro traseiro e aviso sonoro dos faróis ligados. Custa R$ 50.600 o manual e R$ 53.690 o automatizado I-Motion. 

Acontece que para ter ar condicionado (R$ 2.723), o novo som da linha 2014, com informações da música e status do telefone (R$ 1.082), rodas de liga-leve de 15 polegadas (R$ 489) e volante multifuncional, com controle sequencial das marchas (R$ 536), o comprador vai precisar pagar R$ 59.013 pelo I-Motion. Com todos os opcionais, incluindo o teto solar, para se equiparar ao HB20X Premium, o preço ultrapassa os R$ 63 mil. Vantagem claríssima para o Hyundai.


Vale lembrar que esses preços não incluem a pintura metálica. A quem interessar o Crossfox tem as cores Azul Boreal, Cinza Quartzo e Spectrus e Prata Egito e Sargas, por mais R$ 1.010. A única perolizada é a Preto Magic, por R$ 1.514. As chamativas e divulgadas Amarelo Ímola e Laranja Atacama são chamadas de especiais e custam ainda mais caro: R$ 1.829. As cores sólidas, gratuitas, são a Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado. 

No HB20X há as cores sólidas Branco Polar, Preto Onix e Vermelho Tropic, as metálicas Cinza Titanium, Prata Metal e Azul Ocean, por R$ 1.045 e a famosa Marrom Clay, por R$ 1.245.

A garantia da Hyundai é de cinco anos e da Volkswagen de apenas um. Apesar disso, o que conta para a assistência é o número de concessionárias, onde a montadora alemã domina: 619 contra 120 (que vendem o HB20). A garantia longa pode ser um bom negócio, mas muita gente não gosta.

Conclusão 

O Crossfox tem mais jeito de fora de estrada, com direito ao estepe na tampa traseira. Você pode preferi-lo pela aparência chamativa ou pelo espaço interno, a assistência da Volkswagen, o consumo e o acabamento, estes dois últimos com vantagem bem pequena.

Mas a escolha mais racional é o discreto HB20X, que não só tem o melhor custo-benefício (mais equipamentos por menor preço), como também o motor mais potente, câmbio automático mais eficiente, anda mais, freia mais rápido em velocidade moderada, é mais silencioso, tem porta-malas maior e carroceria mais moderna. Tem tudo para ser a nova referência entre os pequenos lameiros e ameaçar a liderança do Crossfox

Placar Final - Hyundai HB20X Automático 9 x 4 Volkswagen Crossfox I-Motion 





1º HYUNDAI HB20X 1.6 16V Automático

Minha escolha - É mais moderno e tem melhor custo-benefício

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.591 cm³, 16 válvulas. VVT
Potência: 122 cv (gasolina) e 128 cv (álcool)
Câmbio: Automático de 4 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,2 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: 174 km/h (fabricante)
Consumo: 6,4 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,94/1,71/1,54/2,50 m
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 51.955 (Style) e R$ 54.455 (Premium)

2º VOLKSWAGEN CROSSFOX 1.6 I-MOTION

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 8 válvulas. 
Potência: 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool)
Câmbio: ASG Automatizado de 5 marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,1 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: 173 km/h (fabricante)
Consumo: 6,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,03/1,68/1,60/2,47 m
Porta-malas: 260 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 53.690 (básico) e R$ 59.013 (quase completo)