domingo, 15 de setembro de 2013

LEMBRA DA GENTE? - SEAT IBIZA/CORDOBA/INCA

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Pergunte a um brasileiro que não seja especialista em carros se ele conhece a Sociedad Española de Automóviles de Turismo. Com certeza, vai responder que não. Agora, abrevie o nome da marca para SEAT. Ele pode até conhecer, mas será capaz de nem querer lembrar que eles já foram vendidos no Brasil da metade dos anos noventa até o início da década passada.


A SEAT desembarcou no Brasil em 1995, através da sua dona Volkswagen (que a comprou da Fiat em 1990), importando diretamente da Espanha (mais precisamente de Martorell) o sedã Cordoba e, alguns meses depois, o hatch Ibiza, ambos compactos e derivados da geração do Volkswagen Polo da época. A comercialização era feita na rede de concessionárias da montadora alemã.


O Cordoba media 4,16m de comprimento por 1,64m de largura, com distância entre-eixos de 2,44m e chegou aqui apenas com quatro portas (com as quais o brasileiro começava a se acostumar e preferir). A frente era simples, com faróis retangulares e proteção da grade convencional, com moldura na cor do carro. Ainda não existia o diferente conceito estético espanhol. A lateral tinha janelas amplas, com um vidro vigia grande e triangular na coluna traseira. O terceiro volume era curto e alto, com lanternas nas extremidades, mas reforçadas por um refletor em pórtico em quase toda a tampa do porta-malas, que tinha 455 litros de capacidade, o maior da sua categoria.

O interior era semelhante ao do então recém-reestilizado Gol brasileiro, com o painel no formato console unido ao quadro de instrumentos, só que mais requintado nos revestimentos dos bancos e das portas. O espaço interno atrás era razoável, acomodando melhor duas pessoas.


O motor era o 1.8 de oito válvulas e 90 cavalos, o mesmo do Golf GL alemão, que também estava chegando na época. A versão única, chamada GLX., acelerava de 0 a 100 km/h em 14,14 segundos e retomava de 40 a 100 km/h (um antigo padrão da revista Quatro Rodas) em 22,92 segundos. O consumo era de 10,06 km/l na cidade e 13,35 km/l na estrada.

O Ibiza,  na verdade o modelo original, era mais reto e alto, com 3,87m de comprimento. Ao contrário do Cordoba, chegava nas versões de duas e quatro portas. O sedã Cordoba também tinha uma versão duas portas na Europa. O vidro vigia era maior e mais retangular. Fora o formato hatch da carroceria, os outros detalhes eram idênticos ao do Cordoba. Até o motor era o mesmo. O hatch tinha design exclusivo, mas o sedã foi reproduzido com a marca e detalhes da Volkswagen e assumiu o nome de Polo Classic, tendo sido importado da Argentina entre 1996 e 2002 para substituir o Voyage.


Mesmo compactos, o Cordoba e o Ibiza já estavam destinados a competir com os médios Chevrolet Astra (ainda da primeira geração e importado da Bélgica), Fiat Tipo, Ford Escort e até o Volkswagen Golf, com quem compartilhavam o motor. O Cordoba custava inicialmente cerca de US$ 23 mil (mesmo já existindo o Real na época) e chegou a vender 1.139 unidades em seu primeiro mês de vendas, mas o aumento de imposto de importação para 70% naquele mesmo ano tornou a vida dos espanhóis muito difícil.

O custo de manutenção também era alto e somente algumas peças do motor podiam ser aproveitadas. Muitos proprietários também reclamam da rede autorizada, pois nem todas as concessionárias da Volks trabalhavam com os Seat, que chegou a abrir algumas revendas exclusivas, mas sem sucesso.

Outro ponto fraco dos Seat era a oferta de equipamentos como ar condicionado, trio elétrico, freios ABS, airbag para o motorista e até apoios de cabeça do banco traseiro como opcionais. O problema foi resolvido na linha 1998, quando a versão GLX mudou de nome para SXE e passou a trazer o ar condicionado e o trio elétrico de série.

Apesar das dificuldades, a Volkswagen deu uma segunda chance aos pequenos Seat. E que chance...  Em 1999 a linha foi ampliada com o furgão Inca, uma versão do gênero da Fiat Fiorino, que tinha um clone com o emblema da Volkswagen, chamada de Caddy na Europa e simplesmente Van aqui no país. Ambos vinham da Argentina com motor AP1600 de 90 cavalos.


No ano seguinte, Cordoba e Ibiza chegaram com a frente reestilizada, onde o renovado S da marca ficou destacado dentro de um espaço próprio no centro da grade e os faróis ficaram com contornos arredondados e piscas maiores, embora ainda com o formato retangular. A traseira perdeu o exagerado aplique refletor das lanternas. Ficou apenas um pequeno prolongamento e o S no centro, dando um visual mais limpo. O painel interno também foi renovado, inspirando o do Gol 1999.


Junto com o sedã e o hatch, a linha cresceu com a inédita (para nós, brasileiros) perua Vario, que tinha uma traseira bem vertical, porta-malas de apenas 390 litros e ainda usava as lanternas antigas, mas a frente e o interior novos. O motor de toda a linha de passeio passou a ser o 1.6 SR, usado nos primeiros Golfs da geração atual. Tinha 101 cavalos.


O Ibiza também ganhou o mesmo motor 1.0 de 16 válvulas do Gol, que rendia 76 cavalos e passou a ser trazido da Argentina. O trio também ganhou opção de câmbio automático de quatro marchas a partir de 2001.


Segundo a FIPE, o Seat Cordoba está cotado entre R$ 8.177 (o GLX 1.8 1995) e R$ 13.778 (1.6 2002), o Ibiza entre R$ 6.345 (GLX 1.8 1995) e R$ 14.463 (1.6 2002), o Ibiza 1.0 16v entre R$ 10.502 (2001) e R$ 12.036 (2003), a perua Vario entre R$ 11.547 (2000) e R$ 14.235 (2002) e, finalmente, o furgão Inca entre R$ 10.545 (1999) e R$ 17.656 (2002).


Os Seat até tinham os seus pontos fortes: estilo, acabamento, porta-malas do sedã, estabilidade e suspensão confortável. Mas o já citado alto custo da manutenção, junto com o seguro caro, marcaram a imagem da marca espanhola, que nunca mais voltou, apesar das tentativas em 2002, quando foram expostos os médios Leon Cupra e Toledo, 2006 (um monovolume Altea ficou escondido no estande da Volkswagen) e 2008 (quando cogitou trazer o atual Ibiza). 

Hoje, o Cordoba e o Inca não existem mais, o Ibiza está duas gerações à frente da que foi comercializada aqui (mais precisamente a quarta) e a perua se chama ST. 

O Ibiza atual

4 comentários:

Aguinaldo disse...

Tenho um seat cordoba 2001, do modelo deste exposto, gostaria de saber se você poderia enviar a moldura central do radio? pois a moldura e a mesma do meu.
resposta para o e-mail, aguinaldoribeiro06@gmail.com

Pedro Caetano disse...

Olha, confesso que há cerca de 1 ano passei a ficar realmente interessado em um Cordoba Automático 2001. Gosto muito do acabamento interior, a quantidade de recursos (Abs, AB2, A/C, VTE...), além de também gostar muito do design da frente e, em especial, da traseira do Ibiza, a qual chega até a lembrar (um pouco) a traseira da nova geração do Golf. Toda vez que aparece um Cordoba como o citado acima, me coça a mão para comprar, mas ainda não juntei recursos. Até pouco tempo atrás eu tinha um VW Bora 2008 Tiptronic e, o mais perto que eu posso dele agora, seria um cordoba destes.
Se o vario tivesse sua traseira redesenhada, seria uma opção, mas aquele refretor inteiriço é horrível!
Parabéns pelo artigo!

Anônimo disse...

Esse catálogo/folder do SEAT Ibiza na 4ª foto está com a minha mãe Elisabeth Weber, eu comprei pelo site do Mercado Livre no ano de 2013 para a minha mãe que possui um exemplar azul escuro SXE 1.8 8v 1997/1998.
Esse catálogo/folder é original da SEAT brasileira impresso no ano de 1995 e está em estado de novo.
Victor Hugo Vital Weber de Capão da Canoa/RS no litoral norte.

Gleydsson disse...

Maravilhoso artigo. Tenho um IBIZA 1.6, ano 2011, conservadíssimo e original. É um foguete e chama a atenção onde passa mesmo com a idade.

O problema são as peças interiores. Estou precisando da moldura do rádio, assim como a do Aguinaldo, e não me disponho a pagar 500 reais !

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (195) Chevrolet (109) Volkswagen (109) História (102) Ford (92) Fiat (84) Carro do Ano (78) Comparativos (75) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (42) Citroën (40) Hyundai (40) Especial (38) Peugeot (38) Sonhos de Consumo (38) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Motor do Ano (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (18) JAC (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Palio (12) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Ecosport (11) Guscar em Genebra (11) HB20 (11) Mitsubishi (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) Onix (9) Polo (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Prêmios Suplementares (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) Lamborghini (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Picape do Ano (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Carro do Ano 2018 (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Frontier (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lifan (5) Logan (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) Equinox (3) Expert (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Jumpy (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Argo (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Motor do Ano 2018 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Picape do Ano 2018 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SVX (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Subaru (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Urus (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)