TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
O XK bem que vem cumprindo o seu papel desde os anos noventa, mas o verdadeiro sucessor do roadster Jaguar E-Type, um clássico inglês da indústria automobilística dos anos 60 e de todos os tempos, é o compacto F-Type, que chegou há um mês aqui no Brasil, onde já está sendo vendido em três versões a partir de R$ 419.900.
Até porque o XK tem quatro lugares e o F-Type é um verdadeiro roadster conversível para dois, como o E. A vocação do F-Type para carro para solteiro ou recém-casado é confirmada pelo porta-malas de apenas 196 litros.
Com 4,47m de comprimento e 2,62m de distância entre-eixos, o esportivo mostra que não precisa ser retrô para homenagear o antecessor. Embora tenha linhas retas, grade frontal e lanternas traseiras que lembram vagamente o E-Type, o desenho é moderno. A enorme grade oval, entretanto, faz parte do atual conceito estético da marca. Os faróis de duplo xenônio com luzes diurnas em LED têm formato de olho. Na traseira, a tampa do porta-malas (de onde brota um spoiler a partir dos 100 km/h) é arrebitada, com lanternas finas e circulares ao mesmo tempo, também com luzes de LED.
O interior está longe de ser um clássico. É totalmente contemporâneo e envolvente, com instrumentos individuais e uma tela multimídia sensível ao toque de oito polegadas. O santoantonio no console central, ao lado esquerdo do passageiro, cerca o motorista em uma espécie de cockpit. O painel lembra até o do novo Chevrolet Corvette. Os revestimentos do painel, volante, portas e bancos são em couro, com detalhes em alumínio no console e no arco de proteção atrás dos bancos.
O alumínio também está presente em toda a estrutura da carroceria, além de parte do subchassi e na suspensão. A versão básica, com motor V6, pesa 1.600 kg. O F-Type poderia ser ainda mais pesado se a capota retrátil fosse rígida, mas é simplesmente de lona. como nos clássicos roadsters e no XK. Pelo menos o acionamento é elétrico (demora 12 segundos), desde que se esteja andando a até 50 km/h. Em breve será lançado o F-Type Coupé.
O F-Type está à venda no Brasil com duas versões do motor V6 3.0 Supercharged, alimentado por um compressor mecânico Roots. A primeira custa R$ 419.900 e rende 340 cavalos. Com ele, o roadster acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e tem velocidade limitada a 260 km/h. O V6 S, configurado eletronicamente para gerar 380 cavalos, sai por R$ 479,9 mil. Acelera em 4,9 segundos e a velocidade é controlada a 275 km/h.
A terceira versão tem o motor V8 5.0 Supercharger de 495 cavalos, que o faz chegar aos 100 km/h em 4,3 segundos, mas sua velocidade é segurada nos 300 km/h e o aproxima do espírito do velho E-Type V12. Se diferencia dos V6 pelas rodas de 20 polegadas e dois pares de escapamento nas extremidades do para-choque. Os dois mais "simples" têm rodas de 18 e 19 polegadas e apenas um par de escapamento no centro do para-choque. Ah! O preço do V8 é de R$ 559.900.
Todos os três F-Type têm tração traseira e câmbio automático ZF de oito velocidades, que bloqueia o conversor de torque a partir dos 15 km/h. Também é possível mudar as marchas no volante ou na alavanca comum no console (nos sedãs da Jaguar há um botão giratório que sobe ao entrar no carro). E ainda há a função Dynamic, que muda as respostas do acelerador, câmbio, suspensão e direção.
Itens de conforto e segurança não poderiam faltar no F-Type, que vem equipado já na versão V6 com ar condicionado digital de duas zonas, trio elétrico, bancos de couro com ajuste elétrico, GPS, auxílio de estacionamento, sistema de som Meridian com 10 alto-falantes, bancos e coluna de direção com ajustes elétricos, piloto automático, sistema de entrada sem chave e partida por botão, controles de estabilidade e tração, faróis bi-xenon, airbags frontais e laterais com proteção de cabeça, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré.
O V6 S adiciona diferencial de escorregamento limitado, escapamento ativo, bancos em concha, amortecedores adaptativos, regulagem individual modos para funcionamento para suspensão, direção e câmbio, display com informações de força G e aceleração de zero a 100 km/h. O V8 completa com diferencial eletrônico ativo, rodas com detalhes em fibra de carbono e revestimento interno em couro Premium.
O F-Type é o primeiro Jaguar projetado sob a gestão da indiana Tata, que também adquiriu a conterrânea britânica Land Rover. O roadster não pretende apenas dar continuidade alfabética a uma dinastia de esportivos ingleses que começou nas pistas de corrida com o C-Type (também chamado de XK120C entre 1951 e 1953), passou pelo D-Type (tricampeão das 24 Horas de LeMans em 1955/56/57) e ficou marcada no mercado pelo E-Type (1961-1975). Ele também quer incomodar bastante a vida do alemão Porsche Boxster.
FICHA TÉCNICA
Motores: Seis cilindros em V, longitudinal, injeção direta de gasolina, com compressor mecânico, 2.995 cm³, 24 válvulas (V6)
Oito cilindros em V. 5.000 cm³, 32 válvulas (V8)
Potência: 340 cv (V6). 380 cv (V6 S) e 495 cv (V6)
Câmbio: automático sequencial de oito marchas e comandos no console e no volante
Tração: traseira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 5,3 seg. (V6) / 4,9 seg. (V6 S) / 4,3 seg. (V8) - Jaguar
Velocidade máxima (limitada eletronicamente): 260 (V6) / 275 (V6 S) / 300 km/h (V8) - Jaguar
Consumo: 7,9 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada (V6) / 7,8 e 14,3 km/l (V6 S) / 6,3 e 12 km/l (V8) - Jaguar
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,47/1,92/1,32/2,62m
Porta-malas: 196 litros
Tanque: 72 litros
Preço: R$ 419.900 (V6) / R$ 479.900 (V6 S) / R$ 559.900 (V8)
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