Pesquisar este blog

Carregando...

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

EM BREVE NO BRASIL - VOLKSWAGEN SANTANA

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


A nostalgia está em alta na Volkswagen. Primeiro ela retomou o nome Fusca na nova geração do New Beetle vendida no Brasil. Depois apresentou, com toda a pompa no Salão do Automóvel, o Gol de duas portas, uma versão que já era pra estar no mercado desde 2008, mas que acabou se tornando a maior novidade entre os carros de produção no evento de São Paulo em 2012. Foi como nos velhos tempos, quando pequenas versões eram as grandes atrações das montadoras.

Agora é a vez do novo Santana, que deve começar a ser fabricado na virada de 2013 para 2014. O investimento para fabricá-lo aqui já está garantido pelo BNDES. Além de reviver o saudoso sedã evoluído do primeiro Passat, ele vai concorrer com os sedãs compactos espaçosos (Chevrolet Cobalt, Fiat Grand Siena, Nissan Versa e talvez Peugeot 301 e Citroën Elysée).

terça-feira, 30 de outubro de 2012

EM BREVE NO BRASIL - HYUNDAI i30

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


Nos últimos dois anos, os três sedãs da Hyundai - Sonata, Elantra e Azera - foram totalmente renovados, ganhando no estilo de suas carrocerias o conceito de escultura fluída. No Brasil, o novo visual está demorando para chegar ao hatch médio i30. O atraso se explica porque ele ainda é o líder de vendas do segmento e, na cabeça comercial dos executivos da CAOA, importadora da Hyundai no país, ele ainda tinha fôlego visual e dava lucro.

O fôlego já acabou, o lucro talvez ainda dê, mas a espera vai acabar em janeiro, quando chegará a segunda geração do i30, completamente diferente. Concessionárias da marca, porém, dizem que ele vai demorar mais ainda. 

domingo, 28 de outubro de 2012

LANÇAMENTO - CHEVROLET ONIX

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Se você achou que a renovação dos hatches compactos estava completa com os lançamentos do Hyundai HB20 e do Toyota Etios está enganado. Faltava a Chevrolet apresentar o Onix, aguardado desde o ano passado.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

COMPARATIVO - FORD ECOSPORT x RENAULT DUSTER

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revista Quatro Rodas

A Revanche


No ano passado, o Ford Ecosport ganhou o seu primeiro concorrente genuíno: o Renault Duster. E logo no primeiro comparativo, que teve mais de 16 mil acessos aqui no Guscar, o pioneiro do segmento de SUVs compactos foi humilhado pelo novo desafiante, que venceu por sete itens a três. No entanto, o utilitário franco-romeno-brasileiro já estava ciente de que o rival seria reformulado no ano seguinte e daria o troco na primeira revanche.


E a hora da revanche chegou. Coloquei frente a frente (virtualmente, é preciso esclarecer) o novo Ecosport Freestyle com o novo motor Sigma Flex 1.6 16 válvulas contra o Duster Dynamique, também com propulsor HiFlex 1.6 16v. Já o troco... bem, só vou contar no final do duelo.

domingo, 21 de outubro de 2012

LANÇAMENTO - MERCEDES CLASSE B

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Com a transformação do Classe A em hatchback esportivo, o posto de menor minivan de passeio da Mercedes ficou com o renovado Classe B, que já está à venda no Brasil em duas versões, a partir de R$ 115,9 mil.

As linhas do novo monovolume ainda são praticamente as mesmas da geração anterior, mas ele foi inteiramente reformulado, a começar pela plataforma, que é a mesma do Classe A e será usada no inédito cupê de quatro portas CLC. Ambos podem ser fabricados no estado do Rio de Janeiro, se vingar uma eventual parceria com a Nissan, que está construindo fábrica em Resende.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NO MERCADO - MERCEDES ML

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Já está à venda no Brasil a terceira geração do primeiro utilitário esportivo de luxo da Mercedes. O novo Classe ML está no mercado em apenas uma única versão: a ML350 BlueEfficiency Sport.

O novo ML350 vem com o Active Park Assist (que estaciona o carro “sozinho”), duas telas de LCD de nove polegadas para os passageiros do banco traseiro, direção elétrica, abertura automática da tampa do porta- malas, sistema multimídia com tela de sete polegadas, GPS, memória interna de 10 gigabytes e entrada para internet 3G, ar-condicionado de três zonas, teto solar, rodas aro 20″ e airbags dianteiros, laterais e de joelhos.

sábado, 13 de outubro de 2012

LANÇAMENTO - NOVO FORD ECOSPORT

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


A quatro meses de completar dez anos no mercado brasileiro, em fevereiro do ano que vem, o Ford Ecosport ganhou um presentão antecipado: uma geração inteiramente nova. Depois de dois face-lifts, o primeiro utilitário esportivo leve fabricado no Brasil ganhou outra cara, outro perfil, outra traseira, outro interior e outra plataforma, que agora é a mesma do New Fiesta, de quem o novo Eco segue o estilo. Só o estepe pendurado na tampa traseira ainda é o mesmo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

LANÇAMENTO - HYUNDAI HB20

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Texto originalmente publicado em 13/09/2012


A Hyundai está entrando em uma nova fase no Brasil. E por conta própria, sem a ajuda de ninguém. É assim  que a montadora sul-coreana está estreando no segmento de carros populares. Para isso, dispensou a importadora CAOA e construiu, sozinha, uma fábrica em Piracicaba, interior de São Paulo, para produzir o HB20. 

Apresentado há um mês, inclusive aqui no Guscar, o HB20 começou a ser vendido ontem. E o Hyundai já chega quebrando uma regra de mercado, oferecendo estilo moderno e bom acabamento num carro pequeno com motor 1.0 e ainda por um bom preço, algo raro de se ver no Brasil. Com comercial na TV exibido desde então, o público acreditou nessa proposta e o resultado é que já tem fila de espera de 60 a 90 dias para ele. 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

COMPARATIVO - SEDANS COMPACTOS

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revista Quatro Rodas e Carro Hoje


Desde o início do ano estava planejando fazer um "comparativão" com todos os sedans compactos do mercado brasileiro. Pretendia reunir dez modelos e até dividir o comparativo em duas partes.

Só que antes precisei esperar pela renovação do Grand Siena e o face-lift do Voyage, que demorou e só chegou em agosto. Veio também o Toyota Etios, que merecia uma participação. Eu queria incluir ainda os Renault Logan e Symbol, o Peugeot 207 Sedan (antigo Passion), o JAC J3 e até o Chery Cielo.

Entretanto, o Logan ganhou novo motor e eu ainda não tenho o teste. Sem ele, que já está marcado para renovação, também não faz sentido incluir o irmão Symbol, que anda meio esquecido; o 207, que vai sair de linha; o JAC, que passou por um face-lift na China e deve chegar no ano que vem ao Brasil; e o conterrâneo Cielo, que está sendo chamado por recall por causa do amianto em suas peças. Os modelos antigos serviriam de referência para o mercado de usados.

Assim, acabei decidindo reunir os modelos mais recentes e populares, mesmo: Chevrolet Cobalt LTZ 1.4, Fiat Grand Siena Attractive 1.4, Nissan Versa SL 1.6 1.6 16v, o novo Toyota Etios 1.5 16v na versão XS e o Voyage 1.6, já com a leve reestilização. De dez imaginados, acabei comparando a metade, sendo dois com motores 1.4, dois 1.6 (um com oito e outro com dezesseis válvulas) e um 1.5.

sábado, 6 de outubro de 2012

NO MERCADO - CHEVROLET COBALT 1.8

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O Chevrolet Cobalt chegou ao mercado no final do ano passado com a difícil missão de substituir, de uma só vez, as carrocerias sedã do Corsa e do Astra. Espaçoso e com 563 litros no porta-malas, ele enterrou a lembrança do compacto. Mas faltava um motor mais potente para conquistar os antigos proprietários do sedã médio. O EconoFlex 1.4 não dava conta do recado.

Este fôlego chegou há um mês, com o motor 1.8 e a opção de câmbio automático. A transmissão é até moderna: a mesma caixa dos globais Cruze e Sonic, com seis marchas. Já o motor é aquele 1.8 Powertrain, derivado dos antigos Monza e Kadett nos anos anos 80 e 90 e repaginado no início da década passada nos Fiat Palio, Dobló e Stilo e o Corsa, um dos seus antecessores. 



Revisto mais uma vez, foi rebatizado de EconoFlex e rende 106 cavalos com gasolina e 108 cv com álcool, menos que o antigo, que rendia 115 cv. O torque é de respectivos 16,4 e 17,1 kgfm. O conjunto também é usado na minivan Spin, outro novo modelo da Chevrolet com a missão de suceder dois carros antigos (Meriva e Zafira). 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

LANÇAMENTO - TOYOTA ETIOS

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Já tinha falado do Toyota Etios em junho, na seção Em Breve no Brasil. Agora que ele já está à venda em nosso mercado, chegou a hora de confirmar as motorizações, versões de acabamento, lista de equipamentos e preços, além de analisar seus números de desempenho e fazer uma correção.