Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Já está à venda no Brasil a terceira geração do primeiro utilitário esportivo de luxo da Mercedes. O novo Classe ML está no mercado em apenas uma única versão: a ML350 BlueEfficiency Sport.

O novo ML350 vem com o Active Park Assist (que estaciona o carro “sozinho”), duas telas de LCD de nove polegadas para os passageiros do banco traseiro, direção elétrica, abertura automática da tampa do porta- malas, sistema multimídia com tela de sete polegadas, GPS, memória interna de 10 gigabytes e entrada para internet 3G, ar-condicionado de três zonas, teto solar, rodas aro 20″ e airbags dianteiros, laterais e de joelhos.



As linhas do novo ML ficaram mais retas e conservadoras, quase voltando às origens. Os faróis agora têm formato de olho, levemente recuados em relação à grade. A terceira janela lateral, unida com o vidro traseiro, ficou maior. As lanternas agora têm formato triangular e prolongamento na tampa do porta-malas. O interior ficou mais sofisticado que as gerações anteriores, com revestimento em couro e detalhes em aço escovado.


Apesar das mudanças do estilo e dos itens de conforto, a plataforma é a mesma do anterior. Mesmo com o aumento do comprimento (de 4,78 para 4,80m) o espaço não cresceu muito. A largura só aumentou um centímetro (1,92m) e altura ainda diminuiu (de 1,81 para 1,79m). A distância entre-eixos permanece em 2,91m, porém, o espaço para as pernas reduziu. Em compensação a capacidade do porta-malas cresceu de 500 para 770 litros.



O motor é V6 3.5 de 306 cavalos e 37,7 kgfm de torque é novo. A tecnologia Blue Efficiency extrai potência de um motor relativamente compacto. O câmbio 7G-Tronic Plus é basicamente o mesmo da segunda geração. Ainda tem o gerenciamento eletrônico, mas ganhou um novo conversor de torque. A tração é integral 4Matic e tem o sistema Downhill Speed Regulation (DSR), que regula a velocidade em declives entre 2 e 18 km/h. 


Com o conjunto, o ML acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e retoma entre 60 e 120 km/h em 7,3 seg. O utilitário para a 80 km/h em 26,2 metros e o ruído a 120 km/h em 63,9 decibéis. O consumo urbano é de 9,6 km/litro. Os números são da revista Carro. Segundo o G1, o ML350 não sofre com as irregularidades do piso e no asfalto anda como um sedã de luxo. 


O Mercedes ML foi criado em 1997 para peitar o luxo do Range Rover (a partir de R$ 282 mil na geração que vai ser substituída), mas ganhou outros concorrentes alemães como ele, como o BMW X5 (R$ 350 mil), o Audi Q7 (R$ 332 mil) e até o Porsche Cayenne (R$ 339 mil). Por isso, o preço de R$ 335 mil da versão única ML350 Sport assusta, mas, relativamente, não é tão caro, desde que não seja comparado com o rival britânico que motivou o seu lançamento.  

Pontos Fortes 

+ Acabamento
+ Motor 
+ Desempenho
+ Consumo
+ Segurança
+ Equipamentos tecnológicos
+ Conforto

Pontos Fracos

- Estilo conservador
- Espaço interno

FICHA TÉCNICA - MERCEDES-BENZ ML350 BLUE EFFICIENCY SPORT

Motores: V6, transversal, gasolina, 3.498 cm³ 
Potência: 306 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,9 segundos (revista Carro)
Velocidade máxima: 235 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo: 9,6 km/l na cidade (revista Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,80/1,92/1,79/2,91 m
Porta-malas: 770 litros
Tanque: 93 litros
Preço: R$ 335.000