Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação




Na última semana foi divulgado o resultado dos testes de impacto realizados pela divisão latino-americana do instituto NCAP.

O foco foi em toda América Latina. No entanto, como a maioria dos carros é comercializada no Brasil, que fabrica e projetou boa parte deles, o relatório mostrou um retrato de como os nossos carros têm segurança. Precária. 

Nesta segunda edição do teste (a primeira foi realizada no ano passado) foram testados Chevrolet Celta, Chevrolet Corsa Classic, Chevrolet Cruze LT, Fiat Novo Uno Evo, Ford Focus Hatchback, Ford Ka, Nissan March e Nissan Tiida Hatchback.

O teste se baseou em uma colisão frontal contra 40% de uma barreira deformável a 64 km/h. A classificação foi resumida a segurança dos passageiros da frente e de cadeirinhas infantis atrás. Enfim, sem airbags, Celta, Classic, Ka e Novo Uno obtiveram apenas 1 estrela no teste para os adultos, grau que vale de 0 a 5. O Classic passou vexame também no teste para crianças, com apenas 1 estrela. Aqui, Celta e Uno conseguiram duas. O Ka foi melhor e obteve três para os pequenos passageiros. O recém-lançado Nissan March decepcionou e só conseguiu duas e apenas 1 estrela atrás.


Indo para os médios o Nissan Tiida hatch foi testado com um e com dois airbags. Equipado com a bolsa só para o motorista foi razoável e obteve três estrelas para os adultos. Com dois, conseguiu quatro. Mas ambos decepcionaram com apenas 1 estrela para a segurança das crianças. 


O já ultrapassado Ford Focus hatch e o recém-lançado Chevrolet Cruze foram considerados os mais seguros. Ambos equipados com dois airbags, registraram quatro estrelas para os adultos, mas ficaram aquém do esperado na segurança para as crianças: apenas três estrelas. 

A única surpresa do teste de 2011 foi o Ford Focus, que mesmo com uma nova geração já à venda na Europa e que só deve chegar aqui em 2013, foi bem no teste. O Cruze fez a sua obrigação. Mostrou que carro seguro é carro moderno. Só decepcionou porque, mesmo sendo o único com o desejado engate Isofix para cadeirinhas infantis, ficou apenas com três estrelas. Poderia ser melhor. 

O retilíneo Nissan Tiida teve uma avaliação mediana. Não é antigo, mas também não é mais novo. O seu sucessor foi apresentado este ano no Salão de Xangai, na China, conforme já mostrei aqui no Guscar. 


O desempenho do Nissan March não surpreendeu? Não. Esta nova geração do March, que na Europa se chama Micra, foi projetada para países "emergentes" como o nosso. A estranha geração anterior era mais caprichada estruturalmente, por isso, focada na Europa e no Japão. 

Uno e Ka, carros modernos, projetados e fabricados no Brasil se saíram mal por causa da cultura de economia porca do nosso país e ganância das montadoras. Prioriza-se a redução de custos, usando plásticos duros e mal encaixados, abrindo mão da segurança com a intenção de lucros exorbitantes. 

O consumidor brasileiro também tem a sua culpa. Prefere equipar um carro com ar condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos (que deveriam vir de graça), som com MP3 e rodas esportivas do que com equipamentos de segurança como freios ABS e os airbags. Em alguns casos, compreendo que são caros e aí já volta a ser culpa das montadoras, que oferecem menos por mais preço (o dobro dos outros países). Tudo pelo lucro, claro.  

O consumidor também é culpado por dar procura a esses carros mal equipados e velhos. O Celta tem uma carroceria do ano 2000 (antigo marco do futuro que já virou passado distante) com um chassi do Corsa de 1994, o mesmo do Classic, que, aliás, apesar do intenso face-lift do ano passado, tem a estrutura praticamente inteira daquele glorioso ano brasileiro, afinal é a versão sedã do antigo hatch.  

O Ford Ka, por sua vez, reestilizado totalmente em 2008, segue a mesma filosofia do Uno e do March. Ou seja, acabamento ruim para baixar o preço. Resultado: segurança precária. 

Na Europa, o EuroNCAP também faz teste de colisão lateral. Os carros brasileiros ainda iam passar mais vergonha. Principalmente o Ka, que tem as mesmas portas da primeira geração, de 1997.


A paixão do brasileiro por carros antigos zero quilômetro dá retorno para verdadeiras armas sobre rodas como Volkswagen Kombi (55 anos em 2012), Fiat Uno Mille (28 anos), Chevrolet Classic (18). Ford Courier (15) e Renault Clio (13). 

Em 2014 o uso de airbags será obrigatório. Os dois primeiros não devem sobreviver, pois não possuem estrutura para o equipamento. Mas os outros três devem resistir, pois são de uma época em que as bolsas de ar começavam a chegar por aqui. Na Europa, já usavam (o Courier é derivado do Fiesta 1996). O próprio Clio já teve airbags de série desde a versão básica no Brasil na época do seu lançamento no final de 1999. Perdeu o atrativo para baixar o preço.


Quem tenta remar contra essa maré popularesca são as japonesas Honda e Toyota. Da primeira, os dois fabricados aqui no Brasil são os mesmos vendidos na Europa, Estados Unidos e Japão. O monovolume Fit (Jazz na Europa) e o sedã médio Civic, cuja nova geração acaba de ser lançada no Brasil. O problema é que são dois carros caros. 

Já a Toyota tem o médio Corolla, que data de 2008. Porém, ela abriu mão de reestilizar também a perua Fielder por questão de custos. E em breve, irá aderir à mania dos carros projetados para mercados emergentes, como o retilíneo compacto Etios, de acabamento simples, nas versões hatch e sedã. 

O sucesso do Cruze, cujo projeto data de 2008, e do Focus (2004) mostra que o mercado brasileiro precisa de carros modernos e bem acabados. E não é por vaidade. É pela segurança dos passageiros. Preocupação que pode salvar cinco vidas. 

Será que as montadoras vão aprender a lição? Duvido. Tem gente até da imprensa questionando os resultados da LatinNCAP. 


Resumo:

Chevrolet Celta (sem airbag): 1 estrela adultos – 2 estrelas crianças
Ford Ka Fly Viral (sem airbag): 1 estrela adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Classic (sem airbag): 1 estrela adultos – 1 estrela crianças
Fiat Novo Uno (sem airbag): 1 estrelas adultos – 2 estrelas crianças
Nissan March (2 airbags): 2 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (1 airbag): 3 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Nissan Tiida (2 airbags): 4 estrelas adultos – 1 estrela crianças
Ford Focus II (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças
Chevrolet Cruze (2 airbags): 4 estrelas adultos – 3 estrelas crianças