Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revistas Quatro Rodas e Carro


Para lançar a sexta geração do Fiesta no Brasil, a Ford importou o carro do México, elevou-o a um segmento premium, acrescentou um pomposo e estrangeiro New no nome e trouxe primeiro o sedã para testar o mercado, pois os três volumes fazem mais sucesso em nosso país.

Sem nenhum pudor de inverter a lógica, a marca norte-americana agora trouxe o hatch, um ano depois do sedã, já mostrado aqui. E com um perfil bem diferente, mais esportivo. 


Estilo *****

É perfeito. Carro tem que ter linhas dinâmicas e cantos arredondados. Deixa o modelo moderno por mais tempo. E desde 2008 já falava isso no antigo fotolog (sobre o duas portas. O de quatro aqui). Além do formato de carroceria, o New Fiesta Hatch tem uma vocação mais esportiva. Os faróis são os mesmos do três volumes, mas a grade é na cor do carro com uma ranhura em vez dos três filetes cromados do irmão mais familiar. O para-choque dianteiro ganhou um par de apliques cromados com lâmpadas em LED, que fazem papel de faróis de neblina, mas só na versão mais completa. A lateral tem linha de cintura alta e ascendente para trás, com recorte dos vidros pontudo. Na traseira se destacam as enormes lanternas, que invadem a lateral e são elevadas, mas não ficam coladas ao vidro. Apenas na mesma altura.


Acabamento ***

O visual é futurista e a montagem aparenta boa qualidade. Há vários pontos espumados no painel e nas portas. Mas há pecados como o uso excessivo de plásticos, inclusive nas maçanetas (que deveriam ser cromadas) e a difícil ergonomia dos instrumentos, como a tela do console central que fica escondida na capela e força o motorista a se mover pra frente para enxergar melhor os caracteres. O display do computador de bordo, pequeno, dentro do quadro de instrumentos, também tem difícil leitura. Sem falar nas luzes-espia, literalmente espremidas pelo velocímetro e o conta-giros. Para um carro chamado premium deveria ter um GPS ou ao menos uma tela colorida, né?



Espaço interno **

Com a mesma distância entre-eixos (2,49m) do sedã, no banco de trás, o hatch é bom para baixinhos (não falo só de crianças) e apertado para os altões. O espaço para as pernas é razoável, mas quem for alto vai raspar com a cabeça no teto. O New Fiesta acomoda três passageiros magros ou dois fortinhos e um magrelo, que vai ter que descansar os pés fora do túnel da transmissão.

Comparando as medições internas com os velhos concorrentes, o New Fiesta só tem mais espaço para as pernas do que o C3 e o Peugeot 207, somente mais largo que este e se equivale ao Punto e divide a última colocação em altura com o Peugeot.


Porta-malas ***

A capacidade é de 290 litros. Um retrocesso em relação ao Fiesta Rocam, de desenho antigo, que comporta 305 litros. O acesso é difícil. Em compensação só perde para o C3 (305) e o Fit (384).


Motor e câmbio ***

É o mesmo Sigma 1.6 16 válvulas Flex do sedã e também da linha Focus. Fabricado em Taubaté (SP), rende 110 cavalos com gasolina e 115 cv com álcool. Com o etanol no tanque, fica atrás do Punto (117) e do Fit 1.5 (116), mas supera o C3 (113) e o Polo (104), que tem o 1.6 de oito válvulas. O torque varia entre 15,8 e 16,2 kgfm. No câmbio, nada de diferente: um simples manual de cinco marchas. Ficou faltando uma opção automática, que a Ford ainda nem promete. 



Desempenho ****

Segundo a fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos com álcool e 12,1 segundos com gasolina. Alcança velocidade máxima de 190 km/h. Supera os quatro principais concorrentes, mas poderia ser mais rápido.

Consumo ****

Novamente fornecido pelo fabricante, o consumo é muito bom. Com gasolina faz 11 km/litro na cidade e 13,9 km/l na estrada. Com álcool, a média é de, respectivamente 7,5 e 9,3 km/litro.


Segurança **

Se baseássemos só na lista de equipamentos de série de segurança, a classificação seria ótima. Pena que estava avaliação vale apenas para a versão completa, que traz sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), freios ABS sem distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade e tração e o Hill Holder, que segura o carro nas partidas em aclives. Desses itens, a versão intermediária só não traz as sete bolsas de ar. Tem apenas as frontais. Mas dói ao saber que apenas o completo tem o terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. O básico só tem o alarme e o imobilizador, mas oferece fixação para cadeirinhas infantis. A americana Latch, não a famosa europeia Isofix. Por causa da falta dos outros itens perdeu duas estrelas das cinco a que tinha direito.

Para piorar, a frenagem a 80 km/h ficou aquém do esperado. Para apenas 30,2 metros depois de pisado o freio, segundo a revista Quatro Rodas.

Conforto *****

Excelente. Com um nível de ruído de 65,9 decibéis, segundo a revista Carro, o New Fiesta é mais silencioso que os rivais. A suspensão é bem acertada.

Preço ** e Equipamentos de série***

Tal como o sedã, o New Fiesta hatch é chamado de SE e está disponível em três pacotes de opcionais. Custa a partir de R$ 48.950, é mais barato que o irmão (R$ 50.950), e já traz de série ar-condicionado, direção elétrica, espelhos, travas e vidros elétricos, CD player com MP3, rodas de liga leve aro 15, volante com regulagem de altura e alcance, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo e alarme.

Na versão intermediária, que sai por R$ 51.950 se destaca o sistema multimídia Sync, que permite chamada telefônica e escolha de músicas por comando de voz. Nada de revolucionário. Este pacote adiciona ainda os itens de segurança destacados lá em cima como airbags frontais, freios ABS, controles de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa. 

Por fim o New Fiesta hatch completo adiciona os outros cinco airbags, mais acabamento em couro, roda de liga leve aro 16, retrovisores externos com luzes indicadoras, aquecedor e eliminador de ponto cego e as lanternas em led em molduras cromadas no para-choque por R$ 54.950.

Mesmo na versão básica, o New Fiesta cobra o preço pelo seu desenho moderno e é mais caro do que Punto Essence 1.6 16v (R$ 47.402, já equipado com som), Volkswagen Polo (R$ 44.390, já com som, airbags e freios ABS) e Citroën C3 Exclusive 1.6 16v (R$ 47.490, com ar digital e freios ABS com EBD). Só custa menos que o Honda Fit EX 1.5 16v, que sai por R$ 61.715. Mesmo o básico DX, com motor 1.4, custa R$ 51.805. 

Em resumo, o New Fiesta é bem equipado, mas é mais caro que a maioria dos concorrentes e deve alguns equipamentos presentes até em carros mais populares como sensor de estacionamento traseiro. 

A garantia é de 3 anos e o hatch está disponível nas cores sólidas Branco Ártico, Preto Ebony e Vermelho Arizona, na metálica Prata Dublin (R$ 1.001) e nas perolizadas Azul Havaí, Cinza Dakota, Verde Coimbra e Vermelho Cordoba 2, por R$ 1.236. 


Conclusão - 3,09 

O New Fiesta chega para sacudir um segmento com poucos investimentos em design e tecnologia. Você leu várias vezes que os seus principais concorrentes são Citroën C3 (lançado em 2003), Volkswagen Polo (2002), Fiat Punto (2007) e Honda Fit (2008). Destes, apenas o Fit ainda está em sintonia com outros países. 
Só pelo estilo futurista o New Fiesta já leva vantagem antes de ser avaliado. Mas ele tem defeitos, como o acabamento quase todo em plástico, a ergonomia, a falta de equipamentos mais tecnológicos pelo que ele custa, o espaço interno, a frenagem e a relação custo-benefício. Em compensação, agradam o conforto, o desempenho, o motor e o consumo de combustível. 

Os concorrentes devem se mexer no ano que vem. Já em abril, a Chevrolet importará o Sonic/Aveo da Coreia do Sul, inclusive na versão sedã. A Citroën produzirá o novo C3 e espera-se que a Fiat, finalmente, reestilize o interior do Punto. O Peugeot 208 deve chegar em 2013. Já a Volkswagen comeu poeira ao só fazer um face-lift no Polo. Se cair a ficha deve lançar um novo só em 2014. E a Honda ainda tem um Fit moderno. 

O New Fiesta é um bom carro. Mas poderá ser mais competitivo se ganhar mais equipamentos, melhorar o acabamento e baixar o preço, o que acontecerá em 2013, quando passará a ser fabricado na Bahia. Por enquanto, o jeito é sentir o seu tempero mexicano. 


FICHA TÉCNICA - FORD NEW FIESTA HATCH SE 1.6 16V

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.596 cm³, 16 válvulas
Potência: 110 cv (gasolina) e 115 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,1 (gasolina) e 11,7 (álcool) segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo Médio: 12,45 km/l (gasolina) e 8,4 km/litro (álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,07/1,70/1,45/2,49 m
Porta-malas: 290 litros
Tanque: 47 litros
Preço: R$ 48.950 (básico), R$ 51.950 (intermediário) e R$ 54.950.