Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Quero que os leitores do Guscar saibam que de carro moderno e em sintonia com o mercado externo eu tenho prazer e faço questão de falar. É o caso da novíssima geração do Ford Fiesta Sedan. Aliás, verdadeira nova geração, já que o "novo" Fiesta, lançado meses atrás, tem apenas uma dianteira modernizada.

Agora o "novo" Fiesta vai se chamar Fiesta Rocam Sedan e descer um degrau no segmento de mercado para concorrer com o Chevrolet Prisma, Renault Logan, Fiat Siena e Volkswagen Voyage. Já o New Fiesta, como o novíssimo modelo vai ser chamado inicialmente, disputará vendas com o Honda City, Kia Cerato, Peugeot 207 Passion, Renault Symbol, Nissan Tiida Sedan e Volkswagen Polo Sedan.

Importado do México, o New Fiesta teve suas linhas curvas antecipadas no conceito Verve, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008. Trouxe o conceito cupê de quatro portas (da Mercedes CLS e Passat CC) para os sedãs compactos. A dianteira Kinetic encanta pelos faróis grandes e puxados até os para-lamas do carro, cercando uma discreta grade com três pequenos frisos cromados que remetem ao Fusion, seu conterrâneo. A traseira curta também é moderna, com as lanternas amendoadas, de prolongamento na tampa do porta-malas. Lembram o Mondeo, em geração inédita no Brasil.

O New Fiesta mede 4,41m de comprimento, 1,69 de largura, 1,44m de altura e 2,49m de distância entre-eixos. A plataforma é toda nova, mas manteve a distância entre-eixos do Fiesta Rocam.

O interior volta a ser arrojado, como na primeira geração do Focus. Vários detalhes prateados marcam presença (na versão completa). A costura dos bancos é branca. As saídas de ar e os botões funcionais, inspirados nos telefones celulares, dão ao console um aspecto 'alado'. O volante segue o estilo do Fusion. Conta-giros e velocímetro são separados e 'espremem' o display, as luzes espia e o marcador de combustível. O acabamento devolve ao brasileiro a sensação de qualidade, ausente no Fiesta desde 2002.

O New Fiesta é apertado atrás. Tanto para as pernas quanto para a cabeça, por causa do teto baixo. O porta-malas de 440 litros é aceitável para quem tem traseira curta.

O motor Flex 1.6 16v Sigma é o mesmo lançado no médio Focus. Totalmente moderno e diferente do Rocam antigo, rende 115 cavalos com álcool e 110 cv com gasolina. Segundo a Ford, o Fiesta acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 190 km/h. Tudo com álcool. No consumo, a média com gasolina é de 11,9 km/litro na cidade (ótimo) e 12,7 km/l na estrada (regular). Com álcool, a média divulgada pela montadora não é ruim. É estranha: 8,3 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada (principalmente esta medição). A revista Carro obteve cem metros a mais na cidade e 11,9 km/l na rodovia, um número mais coerente. O câmbio manual de cinco marchas tem engates precisos. Faltou a opção de câmbio automático, presente no rival City, o que deve prejudicar um pouco suas vendas. Assim como a ausência dos faróis de neblina, presentes até em carros menores.

Por falar em segurança, o New Fiesta pode ter sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), inéditos no segmento, que disparam com base em informações de sensores de classificação do ocupante, de carga e de posição do banco; sistema de limitação dos cintos de segurança dianteiros; três apoios de cabeça e três cintos de três pontos no banco traseiro; freios ABS; pontos de fixação para cadeiras infantis; e travamento automático das portas a 15km/h.

No entanto, as sete bolsas de ar estão disponíveis apenas na versão mais completa, que custa R$ 54.900. Esse valor também inclui os bancos em couro. Os freios ABS estão presentes na versão intermediária, que sai por R$ 51.150. Já o restante aparece na versão básica, vendida por interessantes R$ 49.900. De equipamentos de conforto esta traz ar condicionado manual, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, volante com regulagem em altura e distância, rádio toca-CD com MP3, alarme antifurto e abertura remota das portas e porta-malas. As rodas são de alumínio e medem 15 polegadas. Uma curiosidade é que todas as configurações são chamadas de SE.

Mesmo na versão mais cara o New Fiesta é mais barato que o Honda City, que é cotado na faixa de R$ 57 mil na versão básica. No entanto, até a próxima terça-feira, a Kia baixou o preço do Cerato para o mesmo valor da versão básica deste Ford, mas com airbag duplo e controle do rádio no volante. Com freios ABS o sul-coreano sai por R$ 53.900. A garantia do New Fiesta é de 3 anos.

O New Fiesta chegou ao Brasil primeiro na versão sedã porque as carrocerias de três volumes têm mais mercado que os hatches por aqui. Mas no ano que vem chega o hatch para dar uma sacudida no mercado. Por enquanto, o New Fiesta sai da fábrica mexicana de Cuautitlán, de onde não paga imposto de importação. Mas em 2012 será produzido em Camaçari, na Bahia.

O New Fiesta chega não apenas para incomodar os já citados concorrentes. Desembarca também para modernizar uma linha lançada no Brasil em 1995, ainda importada da Espanha, numa carroceria de terceira geração. A quarta foi fabricada em São Bernardo do Campo a partir do ano seguinte. Salvou a Ford da crise provocada pela união com a Volkswagen e formou uma família com a picape Courier (ainda em fabricação) e o sedan, este também importado do México. Em 2002 o Fiesta passou a ser fabricado em Camaçari nas versões hatch e sedã, além do derivado mais famoso: o "jipe" Ecosport. Hoje a Fiesta é a linha mais vendida dentro da marca.

Que o New Fiesta, sexta geração de um nome lançado na Europa em 1976, seja bem-vindo e bem-sucedido para mostrar que o brasileiro também gosta de carro moderno.




Avaliação



Estilo *****
Acabamento ***
Espaço interno **
Porta-malas ***
Motor ****
Desempenho ****
Consumo ***
Segurança *****
Conforto **
Preço ****
Equipamentos ****





FORD NEW FIESTA SE 1.6 16V

Motor: transversal, gasolina e álcool, 4 cilindros, 1.596 cm³, 16 v, 110 (gasolina) e 115 cv (álcool), 15,8 (gas.) e 16,2 kgfm (álc.) a 4.250 rpm.
Velocidade máxima: 190 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,5 segundos
Consumo médio: 12,3 km/litro (gasolina) e 8,5 km/litro (álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,41/1,69 /1,44 /2,49 metros
Porta-malas: 440 litros
Preço básico: R$ 49.900
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