Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação
Dados de teste: Revista Quatro Rodas


No último comparativo de picapes compactas que eu fiz aqui no Guscar, falei que o desenvolvimento delas exige muito trabalho de adaptação, o que atrasa o seu lançamento simultâneo com os modelos originais, o que forma um ciclo.

Por isso que a Peugeot só está estreando neste mercado agora, com um modelo atraente, é verdade, só que baseado numa plataforma lançada na Europa em 1998 e fabricado no Brasil desde 2001: a do 206, hoje chamado de 207. Para não associar a picape aos seus irmãos hatch, sedã e perua, o marketing da Peugeot escolheu o nome de uma cadeia de montanhas no deserto do Saara, chamada Hoggar.

A picape Peugeot Hoggar ganhou três versões de acabamento: X-Line, a mais barata, com aparência de carro de trabalho; XR, a intermediária: meio lazer, meio trabalho; e a top aventureira Escapade, esta com motor 1.6, enquanto as outras têm motor 1.4.

E foi a Escapade que eu escolhi para comparar com a Volkswagen Saveiro Cross, uma versão mais esportiva e mais bonita que a Trooper, com grade em preto fosco, que deu mais harmonia ao desenho, juntamente com as rodas de liga-leve claras, ao contrário das feiosas rodas pretas da Trooper.

Estilo

O que torna a picape da Peugeot atraente é a sua dianteira nova, lançada no hatch em 2008, com inspiração no 207 europeu, e a traseira com lanternas aproveitadas da extinta microvan 1007, também restrita ao velho continente. Para dar imponência à grade dianteira, a montadora de Porto Real caprichou nos apliques cinza claro. Ficou até parecendo aqueles dentes de vampiro de plástico vendidos para fantasias de Halloween. A Hoggar também peca pela falta de originalidade de sua lateral: muito parecida com a Chevrolet Montana.

A Saveiro perde em arrojo e imponência, mas ganha em modernidade e originalidade. Suas linhas são mais equilibradas e recentes. O único defeito é que elas tendem a se desatualizar mais rapidamente, enquanto a Hoggar ainda é atual (menos que a picape da Volks, claro). Como ainda estamos no presente, a Saveiro ganha o item.

Acabamento

As duas picapes têm boa montagem, mas a Hoggar aparenta melhor qualidade nos revestimentos.


Espaço Interno

Aqui no comparativo só a Saveiro tem cabine estendida. Boa para colocar algumas bolsas e tralhas atrás do banco. No mercado também tem a Fiat Strada, que ainda tem opção de cabine dupla. A Hoggar tem apenas o vidro vigia que era usado na antiga geração da picape da Volks e na Chevrolet Montana. Mas é o modelo da Peugeot que oferece maior espaço para o motorista e o carona na altura e na largura.


Caçamba
A Hoggar não tem cabine estendida, mas oferece mais espaço para carga. Sua caçamba comporta 1.151 litros contra 734 litros da Saveiro.


Motor

Ambas as picapes são movidas por um motor 1.6 bicombustível. O da Hoggar leva vantagem por ter quatro válvulas para os quatro cilindros e, portanto, gera maior potência: 113 cavalos com álcool e 110 cv com gasolina. A Saveiro com suas oito válvulas tem respectivos 104 e 101 cavalos.

Desempenho

Fruto da maior potência do 16 válvulas da Peugeot, é superior a Saveiro em todos as três principais provas realizadas pela revista Quatro Rodas: aceleração de 0 a 100 km/h (12,3 contra 13,3 segundos), retomada de 80 a 120 km/h (21,1 contra 24,5 segundos) e velocidade máxima (179 a 177 km/h). Os números foram obtidos com álcool, mas a velocidade da Hoggar é do fabricante.

Consumo
A Hoggar também leva ligeira vantagem no consumo. Tão ligeira que eu declarei empate técnico. Na cidade percorreu 6,6 contra 6,4 quilômetros com um litro de álcool. Na estrada a média foi de 9 contra 8,5 km/litro. Os números também são da Quatro Rodas.


Segurança e Conforto

Ainda usando os dados da publicação da Editora Abril, quem freia em menos tempo e, por isso, representa mais segurança, é a Saveiro. Vinda a 80 km/h parou em 26,5 metros. Cinco metros depois parou a Hoggar. Foi um resultado bom para a picape da Volks e um pouco ruim para a Peugeot, mas surpreende que esta tenha demorado setenta metros para parar após estar andando a 120 km/h. O Volks fez este mesmo teste em 57,5 metros.

No nível de ruído as duas picapes ficaram tecnicamente empatadas com 61 decibéis a 80 km/h. A Saveiro tem apenas um décimo a mais, enquanto a Hoggar tem dois.


Preço e Equipamentos

A Peugeot Hoggar Escapade 1.6 16v custa R$ 43.500 e já traz de série ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, banco do motorista e volante com regulagem de altura, trava por controle remoto e faróis de neblina como equipamentos principais. A Saveiro Cross 1.6 sai por R$ 42.380, mas não traz ar condicionado, que é opcional e aumenta o preço para R$ 45.260. Em compensação, tem sensor de estacionamento, ausente na rival. O airbag duplo é cobrado a parte nas duas picapes. Na Saveiro as bolsas de ar são vinculadas ao freio ABS, inexistente na Hoggar. Resultado deste item? A Peugeot é mais barata e a Saveiro tem um pouco mais de equipamentos.

Assistência

Como as duas picapes oferecem apenas um ano de garantia, o critério volta a ser o número de concessionárias. E com isso a Saveiro leva vantagem com as 605 concessionárias da Volkswagen contra apenas 153 da Peugeot.

CONCLUSÃO

A demora para a Peugeot estrear no segmento de picapes compactas (já disputou o mercado com a grandalhona derivada do velho sedã de luxo 504 nos anos 90) até que fez bem para a Hoggar. Deu para projetar um veículo superior, observando suas concorrentes líderes de mercado. Mesmo levando desvantagem (por pouco) no estilo, ela dominou o comparativo com maior potência no motor, mais desempenho, maior espaço para carga (fundamental numa picape) e para o motorista e passageiro e acabamento mais caprichado. Tudo isso por um preço menor que o da Saveiro, que além do estilo só foi melhor na frenagem, por ter um pouco mais de equipamentos e aproveitar a maior rede de concessionárias da Volkswagen. As duas empataram no consumo e no conforto. Placar final: 6 a 4 para a Hoggar.

Os nomes Escapade e Cross de ambas e seus detalhes fora de estrada são apenas maquiagem. Funcionam mais como versão top de linha para andar na cidade do que pegar uma trilha bem pesada.



PREÇO - Hoggar
MOTOR - Hoggar
DESEMPENHO - Hoggar
CONSUMO - EMPATE
SEGURANÇA - Saveiro
CONFORTO - EMPATE
CAÇAMBA - Hoggar
ESTILO - Saveiro
ACABAMENTO - Hoggar
ASSISTÊNCIA - Saveiro
ESPAÇO INTERNO - Hoggar
EQUIPAMENTOS - Saveiro


FICHA TÉCNICA - PEUGEOT HOGGAR ESCAPADE 1.6 16V FLEX

Motor: transversal, gasolina e álcool, 1.587 cm³, 16v, 113 cv (com álcool) e 110 cv (com gasolina).

Aceleração de 0-100 km/h: 12,3 seg. (revista Quatro Rodas)

Velocidade Máxima: 179 km/h (revista Quatro Rodas)

Consumo Médio: 7,8 km/litro (revista Quatro Rodas)

Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos:4,53 /1,67 /1,52 / 2,75 m

Caçamba: 1.151 litros

Preço básico: R$ 43.500



FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN SAVEIRO CROSS 1.6 TOTAL FLEX

Motor: transversal, gasolina e álcool, 1.598 cm³, 8v, 104 cv (álcool) e 101 cv (gasolina)

Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,3 seg. (revista Quatro Rodas)

Velocidade Máxima: 177 km/h (dado de fábrica)

Consumo Médio: 7,45 km/h (revista Quatro Rodas)

Comprimento/largura/altura/distância entre-eixos: 4,53/1,71/1,55/ 2,75 m

Caçamba: 734 litros

Preço: R$ 42.380 (básico) / 45.260 (com ar condicionado)