Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

O Nissan Tiida nunca foi um grande sucesso de vendas no Brasil, mas, ultimamente, causou muita polêmica ao protagonizar um comercial em que provocava o Ford Focus 1.6 com um rap da dupla fictícia MC Deu Bem e Rapper Xis Por Cento.

O Focus já tinha nova geração no exterior. Agora é a vez do Nissan Tiida também ficar desatualizado no mercado brasileiro. O modelo reestilizado foi apresentado em Xangai, no país que comprou 85 mil unidades do médio da marca japonesa do grupo Renault.

Chamado de Versa por lá, o novo Tiida ganhou nova plataforma, ficando mais arredondado, harmonioso e maior que o modelo anterior. Faróis, grade, lanternas e base do vidro traseiro ganharam formato triangular. Na lateral muitos vincos. Não houve alinhamento das quinas da frente e da traseira, mas felizmente o Tiida perdeu o ar desengonçado que tinha na primeira geração. A intenção foi deixá-lo mais esportivo. O Tiida Sedan ficará entre o hatch e o Micra: será o Sunny, mostrado aqui no primeiro post do ano.

O interior ficou mais moderno e requintado. O painel caixote deu lugar a um conjunto mais ondulado e flutuante. O espaço interno aumentou para os lados e para as pernas graças ao aumento da largura e 10 centímetros a mais na distância entre-eixos.

Na China será fabricado na planta de Guangzhou e terá motor 1.6 16 válvulas e câmbio automático CVT. No resto do mundo começa a chegar no início do ano que vem e até 2014 estará em todo o mundo. Será que vai chegar antes ao Brasil, que recebe o lote do México, antes deste prazo? E será que a Nissan vai abrir mão do motor 1.8 com o qual alfinetou o Focus?