Texto: Gustavo do Carmo


Foram anunciados no dia 8 de novembro, em um evento no Credicard Hall em São Paulo, os doze vencedores da edição 2012 do Carro do Ano, organizada pela revista Autoesporte, que completou 45 anos em 2011. Entretanto, não foi realizada em 1968 e 2001 (para 2002). Nos dois primeiros anos a eleição foi promovida pela extinta Mecânica Popular. 

Este ano, o quadro de jurados aumentou um pouco. Subiu de dezessete para dezenove, entre  jornalistas e especialistas, que votaram nos vencedores dos Carros, Utilitários, Motores e outros prêmios como Publicidade, Website, Carro Verde, Executivo e o Hall da Fama.

A eleição de Picape do Ano tinha voltado no ano passado após dois anos, mas, curiosamente, foi novamente suspensa devido a absoluta falta de novidades em 2011. Estranho. Este ano tivemos o face-lift da Toyota Hilux e o lançamento do chinês Effa Plutus. No ano que vem teremos o lançamento das novas Ford Ranger e Chevrolet S10. Será que a categoria volta?

Do único carro do ano escolhido até 1992, a eleição que a Autoesporte assumiu em 1969 cresceu para doze categorias desde 2009. Este ano, os vencedores para 2012 foram o Volkswagen Polo Bluemotion (Carro Verde), o comercial do Fiat 500, o website da Citroën, Sérgio Habib (Executivo do Ano da JAC Motors), Motor Audi 2.5 TFSI (acima de 2.0), Motor Fiat 1.4 MultiAir (até 2.0), BMW X3 (Utilitário Premium do Ano, acima de R$ 120 mil), Peugeot 3008 (Utilitário do Ano até R$ 120 mil) e as discutíveis escolhas do Mercedes Classe C (Carro Premium do Ano, acima de R$ 110 mil) e do novo Fiat Palio (Carro do Ano até a faixa). O jornalista e economista Mário Pati e o falecido engenheiro Urbano Ernesto Strumpf foram indicados para o Hall da Fama. 

Nos posts abaixo confira a classificação e o comentário histórico de cada categoria.