COMPARATIVO - CHEVROLET SILVERADO x FORD F-150 x RAM 1500


Com o crescimento das picapes médias, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, as full size ficaram um tempo adormecidas no mercado brasileiro (uns dez anos aproximadamente). Mas despertaram com a vinda da Ram 2500 em 2012 e, quase uma década depois, da 1500, que motivou a Ford e a Chevrolet a importarem a F-150 e a Silverado, respectivamente. 

Mesmo enormes e caríssimas (custam mais de meio milhão de reais), voltadas para fazendeiros e cantores sertanejos bilionários, é um segmento bem disputado e decidi fazer um comparativo entre Chevrolet Silverado High Country (que é a versão única), Ford F-150 Lariat e Ram 1500 Laramie. No futuro, como usadas, ficarão mais acessíveis aos fazendeiros mais pobres. 


Estilo 


Só para dar uma ideia do tamanho das picapes, as três medem na faixa de 5,90 metros de comprimento (a Silverado com 5,92 m), mais de 2 metros de largura, superam 1,90 m de altura e os 3,65 m de distância entre-eixos (a Chevrolet ainda tem 3,74 m). Todas têm linhas semelhantes, com perfil reto, traseira discreta e frente imponente. E foi com base na dianteira que eu avaliei o estilo.



A Silverado, cuja geração atual é de 2018 e passou por face-lift em 2022, vence por ter uma frente mais criativa, com quatro andares de frisos cromados e móveis, faróis finos, conectados com as entradas de ar pelas luzes diurnas de LED em formato de bumerangue. Ela voltou ao Brasil em 2023, importada do México. Em segundo lugar ficou a F-150, lançada nos Estados Unidos em 2020, de onde é importada desde 2023 e passou por um face-lift no ano passado, que trouxe a moldura da grade cromada se unindo em duas pontas alinhadas aos faróis em dois andares, as duas barras paralelas no centro da grade e as luzes diurnas horizontais e em formato de bengala. A grade da Ram 1500, originalmente de 2019, chegando ao Brasil em 2021, também vinda dos States e com um face-lift no ano passado, é a mais simples, apenas com filetes cromados e cercada pelos faróis. 


Acabamento


As três têm acabamento refinado, com couro no painel e nas portas. A Silverado tem apliques em imitação de madeira. Mas têm plástico duro também, principalmente na Chevrolet e na Ford. Por isso, o melhor acabamento é o da Ram, com couro em praticamente todo painel. Um detalhe presente na picape da Stellantis é a tela multimídia para o carona, que é inoperante para não infringir a norma do Contran, que proíbe meios de distração para o motorista. Mas ela pode ser habilitada em oficinas de acessórios. A contradição é que a tela central na vertical de 14,5 polegadas é habilitada. Na Silverado é de 13,4 polegadas e na Ranger, 12". As três também têm quadro de instrumentos eletrônico de 12 polegadas. 



Na F-150, o recurso interessante é a alavanca do câmbio que deita eletronicamente e permite que se desdobre o apoio de braço para fazer uma mesa em todo o console. Ram e Ford têm ajuste elétrico dos pedais, mas a 1500 não têm ajuste elétrico do volante. 


Espaço interno 

Ford F-150

O espaço interno é bem amplo no trio gigante. Dá até para cruzar as pernas. Mas há diferenças entre elas. Apesar da maior distância entre-eixos (3,75 m), a Silverado ficou atrás nas medições internas da revista Quatro Rodas. Tem 100,1 cm para as pernas no banco de trás, contra 1,10 metro das rivais. Em compensação, tem a maior altura, com 1 metro exato, contra 94 cm da F-150 e 93 cm, da Ram. 

Ram 1500 (foto ilustrativa)

Chevrolet Silverado (foto ilustrativa)

Apesar de vencer na altura, a Chevrolet ficou atrás na soma dos pontos obtidos no espaço no comprimento, na altura e na largura, onde ficou com 176,5 cm contra 180 cm da Ford e 178 cm da Ram. 

A vencedora foi a Ford F-150, com maior espaço para as pernas, para os ombros e o segundo melhor para a cabeça. Seguida pela Ram 1500, que só ficou atrás na altura. 

Apesar da vitória, a Ford perdeu a abertura elétrica do vidro de trás que havia na primeira versão importada para cá. As três têm saída de ar condicionado para o banco de trás, mas elas são maiores na Ram. 


Caçamba

Chevrolet Silverado

A Silverado tem o maior volume da caçamba, com 1.781 litros. Em segundo lugar vem a F-150, com 1.495 litros e em terceiro, a Ram com 1.200 litros e mais um compartimento com tampa nas duas laterais externas, de 107 litros em cada lado. No do motorista tem até tomada de 127 volts. 




Mesmo com as chamadas Rambox, os compartimentos não ajudam a Ram a ultrapassar a F-150, que perdeu, no face-lift, a escada e o bastão embutidos no para-choque, que serviam de apoio para o acesso à caçamba. Em compensação, a tampa ganhou abertura lateral no meio, mantendo a abertura para baixo. As três têm abertura e fechamento elétrico. A Ram, por sua vez, perdeu a tampa com abertura lateral, mas tem um degrau retrátil embaixo do para-choque. Na Silverado, a tampa da caçamba se divide e se transforma em um degrau. 


Capacidade de reboque 

Um dado fornecido pela ficha técnica, que permitiu estrear um novo quesito na pontuação, é a capacidade de reboque. A vencedora foi a Ram, com 4.490 kg. Em segundo lugar ficou a Silverado, com 4.128 kg. Atrás, vem a F-150, com 3.492 kg. 

A capacidade de carga não entra na pontuação do comparativo, mas, para não deixar de informar, a maior é da Ford, com 834 kg, seguida pelos 716 kg da Chevrolet e os 557 kg da Ram. Esses números são subvalorizados porque, se divulgarem a capacidade real, seria obrigatório o uso de carteira de habilitação C, para a condução de caminhão. Por isso que eu não considero esses dados. 


Motor 


Todos a gasolina, Ford e Chevrolet utilizam motor V8, 5.0 (o mesmo Coyote do Mustang) e 5.3 respectivamente. Já a Ram trocou os oito cilindros em V pelo seis cilindros em linha biturbo. E se deu bem, pois é a mais potente, com 426 cavalos. Em seguida vem o V8 da F-150 com 405 cv. Apesar da injeção direta e da cilindrada alta, a Silverado tem apenas 360 cv. 

Ford F-150 

Chevrolet Silverado

A classificação do torque é a mesma da potência, com a Ram ficando com 64,8 kgfm, a Ford com 56,7 kgfm e a Chevrolet com 52,9 kgfm. 


Câmbio 

Silverado e F-150 compartilham o mesmo câmbio automático de 10 marchas, enquanto a Ram tem "apenas" oito velocidades. Todas têm tração 4x4, mas a Ford tem 7 modos de condução. A Ram tem 5 e a Chevrolet 3. 


Desempenho 


O desempenho, medido pela revista Quatro Rodas, repete a classificação do motor. A Ram acelera de 0 a 100 km/h em seis segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 4,1 segundos. Em segundo lugar ficou a F-150 com 7,7 e 5 segundos, respectivamente. A Silverado ficou para trás com 8,6 e 5,5 segundos. 


Consumo


As três picapes full size enxugam gasolina. Não chegam a 10 km com um litro. Ainda bem que o tanque de duas delas (125 litros na Ram e 136 litros na F-150) tem capacidade para no mínimo 100 litros, para garantir uma autonomia razoável. O da Silverado nem chega aos cem. Tem apenas 91 litros. E as três ficaram empatadas tecnicamente na média. 

Com média combinada dos percursos de 7,5 km/l pela Quatro Rodas, Ford (6,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada) e Chevrolet (6,1 e 8,9 km/l) empataram rigorosamente. Com média de 7,4 km/l (6,3 km/l urbano e 8,5 km/l rodoviário) vem a Ram. Quem preferir escolher um vencedor por décimos, a F-150 foi melhor na cidade e a Silverado na estrada, mas os três pontos vão para todas. 


Segurança 


Na relação dos equipamentos de segurança, F-150 e Ram empatam, pois enquanto a Ford tem oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos) contra seis da Ram e da Silverado, a 1500 tem reconhecimento de placas de trânsito, que na F-150 só a Lariat Black tem. 

Os demais itens de segurança como alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, câmeras 360º, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado estão presentes nas três. 

O outro critério de avaliação da segurança é a frenagem testada pela revista Quatro Rodas. Eu considerei apenas a 120 km/h, porque a 80 km/h há um erro de informação da publicação. Nesta prova, Ram e F-150 ficaram tecnicamente empatadas com 64,2 e 64,1 metros, respectivamente. A Silverado parou em 67,6 metros. 

Então, na soma dos critérios, a Ram e Ford empataram, seguidas pela Chevrolet. 


Conforto 




Ainda usando a medição da Quatro Rodas, a F-150 é a mais silenciosa, com 56,2 decibéis a 80 km/h e 62,9 dBA a 120 km/h. Em segundo lugar ficou a 1500, com 58 e 64,5 dBA. Por último, vem a Silverado, com 58,8 e 72,9 dBA. 


Equipamentos de série


A lista de equipamentos de série das três picapes é farta, mas algumas oferecem mais que as outras. Assim, venceu quem tem mais equipamentos, independente do item. Quem apresentou mais foi a Ram, seguida pela F-150 e depois a Silverado. 

O trio tem, além dos já citados itens de segurança, central multimídia, ar condicionado digital de duas zonas, entrada e partida sem chave, carregador de celular por indução, head up display, som premium (Bose na Silverado, Bang & Olufsen na F-150 e Harman Kardon na 1500), tampa da caçamba com abertura e fechamento elétricos, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, rodas de 20 polegadas, entre outros. 



Em relação aos itens exclusivos, só a Ram tem suspensão a ar, só a Silverado tem serviço de assistência remota (On Star) e internet a bordo e só a F-150 tem controle de funções do carro pelo aplicativo (Ford Pass). Nos itens restantes, sempre tem uma devendo. Por exemplo, a Silverado é a única que não tem ajuste elétrico dos pedais. Ela tem teto solar, mas não é panorâmico como nas rivais. Só a F-150 não tem volante com aquecimento, retrovisor interno digital e estribo elétrico. Este último ela tinha na versão antes do face-lift. A explicação é que com a renovação frontal, a versão top Platinum foi trocada pela Lariat, que tem menos equipamentos. Já a 1500, apesar da lista mais completa, não tem ajuste elétrico do volante, exclusivo da Silverado. Em compensação tem a maior tela multimídia, com 14,5 polegadas. Capota marítima as três oferecem como acessório opcional. 


Preço 

Ford F-150 Lariat Black

A picape mais barata que participou do comparativo foi a Ford F-150. Considerada na versão Lariat, custa R$ 560 mil. É o mesmo preço da Lariat Black, que tem preto nos detalhes da grade e nas rodas em vez dos cromados. E ainda tem a nova versão Tremor, com visual aventureiro e frisos laranja na grade e faróis, que apesar das rodas de 18 polegadas, custa R$ 580 mil. 

A oferta de cores é limitada e monocromática: tem apenas a Cinza Torres, a Preto Vesúvio, Prata Orvalho e Branco Espacial. Mas nenhuma tem preço adicional. 


Em segundo lugar vem a Silverado, vendida na versão única High Country por R$ 573.590 e com opção de cor vermelha (Radiant). As demais são a Branco Summit, Preto Global e Prata Shark. Não há informação se há cobrança extra por que o site da Chevrolet não disponibiliza o configurador da picape grande. 

Ram 1500 Laramie Night Edition

A mais cara é a Ram 1500 Laramie, por R$ 584.990, podendo ter as cores metálicas Prata Billet e as perolizadas Preto Diamond, Branco Marfim e Vermelho Delmonico, todas sem cobrança extra. A 1500 ainda tem a versão Laramie Night Edition, sem cromados e com rodas pretas, por R$ 599.990, praticamente 600 mil reais. 


Assistência 

Eu tenho o hábito de avaliar a assistência pelo número de concessionárias da fabricante do veículo analisado ou comparado. Mas a revista Autoesporte fez um comparativo com essas mesmas picapes (que eu não copiei) e apurou e disponibilizou o preço de uma cesta de peças. 

A cesta é formada por retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível (se aplicável).

E será essa cesta de peça o critério de pontuação do comparativo, pois o custo de seguro é voltado para São Paulo. 

Assim, a cesta mais barata é da Ram 1500, que em julho, mês em que foi publicado o comparativo, custava R$ 20.755. Em segundo lugar ficou a Ford F-150, por R$ 27.529. A Chevrolet Silverado mereceu o terceiro lugar porque o valor é bem extorsivo: R$ 68.265! E olha que esta tabela já deve estar defasada. Infelizmente, não tenho a tabela atualizada. 



Conclusão 

3º Chevrolet Silverado High Country V8 5.3 - 25 pontos

A Chevrolet Silverado foi a picape com menos vitórias no comparativo. Só ganhou sozinha em dois quesitos (estilo e caçamba) e dividiu a melhor transmissão com a Ford, até porque é a mesma peça. No consumo todas empataram. Terceiros lugares no espaço interno, motor, desempenho, segurança, conforto, equipamentos e assistência acabaram a jogando para o terceiro lugar.



2º Ram 1500 Laramie 3.0 biturbo - 32 pontos

Mesmo sendo a picape que mais venceu itens sozinha (acabamento, capacidade de reboque, motor, desempenho, equipamentos de série e assistência, a Ram 1500 acabou ficando em segundo lugar. Ela ainda dividiu a melhor segurança com a F-150, mas ficou para trás no estilo, na caçamba, no câmbio e no preço.



Vencedora: Ford F-150 Lariat V8 5.0 - 33 pontos

Já a Ford F-150 só ficou em último no reboque. Mas com a regularidade proporcionada pelo maior número de segundos lugares (sete), somado às vitórias isoladas no espaço interno, conforto e preço, as divididas no câmbio (com a Silverado) e em segurança (com a Ram) e o empate geral no consumo, foi a grande vencedora do comparativo, com apenas um ponto à frente da 1500. Ela é oficialmente a maior das picapes gigantes.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


Postar um comentário

0 Comentários