Eu critiquei tanto a nova geração do Citroën C3 aqui no Brasil por ter se afastado do estilo europeu, chamando-o no Twitter de carrocinha indiana (seu estilo foi criado na Índia) e boicotando a sua divulgação aqui no Guscar, e eis que a Citroën resolve calar a minha boca e apresentar a quarta geração do C3 europeu com praticamente o mesmo estilo da versão indo-brasileira, deixando de vez as linhas arredondadas das gerações europeias anteriores. 


Só não é totalmente o mesmo porque a frente adota o novo padrão estético da Citroën, que abandona a iluminação em dois níveis e o prolongamento do "double chevron" com frisos. Agora, os faróis são horizontais e ficam na área tradicional, logo abaixo do capô. As luzes diurnas agora são divididas em três seções, duas horizontais (uma no alto do farol e outra no para-choque) e uma vertical, formando um C espaçado. O chevron agora fica dentro de um emblema oval vertical e separa uma espécie de grade em preto brilhante entre os faróis. A frente, inspirada no conceito Oli, que apresentou a nova identidade visual, também ficou mais plana. As lanternas traseiras também são quadradas como o modelo daqui, só que com elementos mais tridimensionais e com luzes em C. Interligando-as um friso escuro de textura semelhante à "grade" frontal e também com o novo emblema oval no meio. 


Conceito Oli, que inspirou a nova frente e apresentou a nova identidade visual da Citroën

Apesar da semelhança forte no estilo, o novo C3 europeu é maior: tem 4,02 metros de comprimento, por 1,81 m de largura. A altura é de 1,58 m. O daqui tem 3,98 m por 1,73 m e 1,59 m de altura. Não foi divulgada a distância entre-eixos, mas o do modelo indiano fabricado em Porto Real tem 2,54 m. A plataforma CMP é a mesma, mas rebatizada de Smart Car. 


O interior do europeu, para variar, é mais sofisticado e caprichado. A instrumentação digital acima do volante é mais horizontal e se funde com o resto do painel, chegando a lembrar o Fiat Tempra SW vendido aqui nos anos 1990 (e o sedã italiano na Europa). No centro, a tela multimídia de 10,25 polegadas está fixada na cavidade do painel e parece flutuante. O painel tem revestimento em tecido texturizado. O volante com o novo emblema é de dois braços e achatado embaixo e em cima. As saídas de ar centrais também são horizontais e mais abaixo, já no console, estão os comandos do ar condicionado manual ou digital (com botões físicos). Os difusores das extremidades são verticais. O acabamento das portas aparenta ser de plástico duro. 


`Painel do Fiat Tempra europeu

O novo C3 tem espaço para cinco pessoas. Os bancos da versão top são chamados de Citroën Advanced Comfort, com espuma extra para aumentar o conforto em viagens longas. O porta-malas tem capacidade para 310 litros (cinco a menos que o daqui). 


A nova geração do C3 foi apresentada primeiro na versão elétrica, chamada ë-C3, com bateria de 44 kWh de capacidade e tem 113 cavalos de potência. Por isso eu disse "uma espécie de grade", já que o tal espaço é selado. Com corrente contínua de até 100 kW demora 26 minutos para ser carregado de 20 a 80% e com a alternada de 11 kw, o tempo sobe para 2 horas e 50 minutos. A autonomia é de 320 quilômetros. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e tem velocidade máxima de 135 km/h. 


No mercado espanhol, por exemplo, ele estará disponível nas versões You e Max. A primeira é a básica e vem equipada ar condicionado manual, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiros, programador de velocidade com leitura de sinais de trânsito, alerta de mudança involuntária de faixa, faróis de LED e rodas de 16 polegadas. Nesta versão, o sistema multimídia se pareia com o smartphone por NFC através de uma plataforma desenvolvida pela Citroën, chamada My Citroën Play With Smartphone Station. Já a Max tem a tela multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Car Play, além de carregador por indução, ar condicionado digital, vidros traseiros elétricos, câmera de ré, banco do motorista com regulagem de altura, teto pintado em cor diferente da carroceria e rodas de 17 polegadas. 


O Citroën C3 indiano fabricado no Brasil

Achou simples a lista de equipamentos (e o acabamento também)? É que o ë-C3 foi projetado para ser um carro barato na Europa, para custar na faixa dos 20 mil euros (105 mil reais). O You, por exemplo, vai custar na Espanha a parrir de 23.800 € (R$ 126.000). Em breve será lançada uma versão ainda mais barata, abaixo dos 20 mil €, com bateria menor e autonomia de 200 km. E também versões com motor a combustão. O objetivo é conter a invasão dos carros chineses também por lá. O ë-C3 só começará a ser entregue aos compradores, que já podem encomendar o carro, em meados do ano que vem, quando a produção em Trnava, na Eslováquia, começará a ser intensificada. 

Já que agora o "nosso" C3 indiano tem o mesmo estilo do europeu, bem que a nova frente e o novo interior poderiam ser adotados aqui em um futuro face-lift. Mas tem que ser rápido, antes que ele fique desatualizado de novo. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO
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