Lançada em 2016, a picape médio-compacta Fiat Toro sempre teve a Renault Duster Oroch como concorrente. Mas no ranking de vendas, a Toro sobra, perdendo apenas para a sua irmã mais nova, a Strada. 

Enquanto isso, a Duster Oroch ficou para trás também em atualidade, pois não acompanhou a nova geração do SUV que lhe deu origem, ganhando apenas um face-lift baseado no velho Duster, de quem a Oroch ainda é derivada.  

Com a Oroch defasada, a Toro precisou aguardar novos concorrentes. A expectativa era que viesse a Hyundai Santa Cruz. Mas esta não deu as caras no país. Em compensação, a Ford trouxe a Maverick. Só que a fabricante caprichou tanto no tamanho e na motorização que a Maverick chegou maior e bem mais cara que a Toro.

Mesmo com a disparidade técnica, fiz questão de comparar a Toro contra a Maverick (enquanto não chega ao mercado a Chevrolet Montana, outra potencial concorrente, já lançada), considerando a versão Volcano, a mais cara com motor 1.3 Turbo Flex da Fiat, que também tem outras opções turbodiesel, que são mais caras, mas não chegam ao patamar de preço da Ford, que só tem a versão Lariat FX4 com o motor 2.0 turbo a gasolina, o mesmo do utilitário Bronco e que era usado no sedã de luxo Fusion. 


Estilo 



O projeto da Maverick é mais moderno, mas seu estilo fiel as outras picapes da Ford, acabou saindo reto demais, comparado às curvas arredondadas da Toro, que já data de seis anos, tanto que já passou por um face-lift, mas ainda é atual. É só ver as linhas da Hyundai Santa Cruz. Por isso, decretei empate no estilo entre as duas picapes. 

Empate


Acabamento 



Enquanto a Toro tem um ambiente mais requintado, escuro, com tela multimídia vertical (opcional), a Maverick apresenta um interior mais jovial, em dois tons, um deles mais claro, com tela multimídia horizontal de oito polegadas, sobrando espaço no gabinete projetado para 10. Além do estilo distinto, o acabamento em plástico duro em comum entre as duas picapes determina mais um empate.

Empate


Espaço interno



Maior no comprimento (5,07 metros contra 4,95 m) e na distância entre-eixos (3,08 contra 2,99 m), a Maverick dá um banho na Fiat Toro nas três medições do espaço interno traseiro feita pela revista Quatro Rodas. Para as pernas, o espaço da picape da Ford é de 93 centímetros contra 85 cm da Fiat. Na altura, a Maverick vence por 98 a 93 cm e na largura são 1,58 contra 1,50 m. 

Maverick 1x0 


Caçamba

Para atender ao leitor que avalia a caçamba pelo volume e o outro que prefere a capacidade de carga, declarei empate. Isso porque a Maverick tem mais litros (943 contra 937) que a Toro, enquanto a picape da Fiat oferece mais quilos (750 contra 617) e uma tampa de abertura dupla, na vertical. Já a Ford tem um abridor de garrafas e alguns porta-objetos. 

Empate


Motor 



Com um motor 2.0 turbo a gasolina, vindo do antigo Fusion, mas com 13 cavalos a mais, a Maverick sobra em potência frente ao 1.3 turbo flex da Toro: são 253 cv contra 180. Com álcool, a Fiat rende 185 cv. No torque, a Ford também é superior 38,7 contra 27,5 kgfm. 

Maverick 2x0 


Câmbio 

A Maverick, que tem botão giratório no lugar da alavanca, também tem mais marchas no câmbio automático do que a Toro. São oito contra seis. 

Maverick 3x0 


Desempenho



A maior potência e torque da Maverick se refletiu no desempenho mais ágil para a picape da Ford, que, segundo a Quatro Rodas, acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e retoma a velocidade entre 80 e 120 km/h em 5,5 segundos. A Toro acelera em 10,2 segundos e retoma em 7,2 segundos. 

Maverick 4x0


Consumo

A Toro poderia ter aproveitado a maior sede por desempenho da Maverick para ter um melhor consumo, mas não conseguiu. Deu empate técnico, de acordo com a Quatro Rodas. Fez 8,9 km/litro na cidade e 12,6 km/l na estrada, soma de 21,5 km/l. A Ford fez 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, num total de 21,7 km/l. E ainda conseguiu ser ligeiramente mais econômica. 

Empate


Segurança



Maverick e Toro empatam em equipamentos de segurança. A Ford tem sete airbags e a Fiat alerta de mudança de faixa opcional, enquanto ambas têm frenagem autônoma de emergência. 

Mas na frenagem, a Toro deu um passeio. A 80 km/h, de acordo com a Quatro Rodas, para em 26,9 metros, enquanto a Maverick vai até 38,9 metros. A 120 km/h, a vantagem é de 58 a 59,9 metros para a Toro. 

Toro 1x4


Conforto



Mais uma vitória para a Toro veio no conforto, definido pelo nível de ruído medido pela Quatro Rodas. A 80 km/h, a picape da Fiat emitiu 60,6 decibéis contra 65,3 da Maverick. A 120 km/h elas empatam totalmente em 70,8 decibéis. 

Toro 2x4 


Preço

A Toro tem sete versões: três com motor turboflex e quatro com o turbodiesel. Entre as com o propulsor 1.3 turbo, considerada aqui, a mais cara é a Volcano, que custa R$ 169.500, um preço bem distante da versão única da Maverick, a Lariat FX4: R$ 240.490, que não cobra a mais por outras pinturas. Completa e com a pintura perolizada Branco Polar, que tem o mesmo preço das metálicas (R$ 2.490), o preço da Toro chega a R$ 183.370. Mais opções de cores além da Vermelho sólida, só metálicas. 

Mesmo se eu levasse em consideração a versão Ultra Turbodiesel, a mais cara de todas, a Fiat continuaria sendo a mais barata, com boa diferença, pois custa R$ 223.680 completa e com pintura perolizada.

Toro 3x4


Equipamentos



Por mais de 240 mil reais, a Maverick é até bem equipada. Tem sete airbags, ar condicionado digital, cinco modos de condução, sistema mulltimídia, aplicativo que comanda algumas funções do carro (Ford Pass), entrada e partida sem chave, alerta de colisão com frenagem autônoma e detector de pedestres, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de faróis, travamento elétrico da caçamba, entre outros.  

Mas por bem menos, na faixa de R$ 180 mil, a Toro oferece quase os mesmos itens e até mais. São seis airbags e não tem seletor de modos de condução, mas traz carregador sem fio, retrovisores externos rebatíveis, quadro de instrumentos totalmente eletrônico (na Maverick é parcial) e alguns opcionais como aplicativo funcional (Connect Me), tela multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio (8 de série) e alerta de saída de faixa (com estes itens inclusos, o preço nem chega perto da Ford), além de grade escurecida ou com moldura cromada, que não fazem o preço ultrapassar a Maverick. Assim, a Toro acaba sendo ligeiramente mais equipada. 

Toro 4x4 


Assistência

A Ford fechou muitas concessionárias quando deixou de fabricar no Brasil, no início do ano passado. Em dezembro de 2020 tinha 322 e hoje ficou apenas com 115 postos de revenda. A Fiat, que também perdeu revendas, ainda tem 520. 

Toro 5x4


Conclusão



Por ser maior que a rival, a tendência era que a Maverick dominasse o comparativo e desse uma goleada. Pela ordem dos itens de avaliação, ela até abriu 4 a 0 com vitórias no espaço interno, motor, câmbio e desempenho. As duas picapes monobloco empataram no estilo, acabamento, caçamba e consumo. Mas a Toro aproveitou as falhas da Ford na oferta de equipamentos, preço e rede de concessionárias, se saiu melhor nestes três itens e também na frenagem e no conforto (nível de ruído), conseguindo uma virada histórica para vencer o comparativo e se manter invicta em comparativos do Guscar (venceu um duelo contra a Oroch em 2016). Entre as picapes médio-compactas, a Toro ainda dá as cartas, principalmente no mercado. A Maverick pagou o preço de querer ser premium sem ser de fato. 

Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo 270 5x4 Ford Maverick Lariat FX4 2.0 Ecoboost





TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS