TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO
Texto originalmente publicado em 28 de maio de 2016
Texto não atualizado. Preços até o fechamento do texto original



Praticamente juntas, Renault e Fiat criaram um novo segmento no mercado: o de picapes médio-compactas. É verdade que a marca francesa saiu na frente com a Oroch, mas isso porque já tinha um projeto pronto, tendo o trabalho apenas de enxertar uma caçamba no habitáculo do seu rústico SUV romeno Duster com os devidos reforços estruturais e na suspensão. Ambos são fabricados em São José dos Pinhais, PR. 

Já a Fiat precisou começar do zero com o projeto a partir da plataforma do Jeep Renegade (afinal, a marca italiana é dona da Chrysler). Com desenho mais elaborado, a Toro chegou depois, fabricada em Goiana, Pernambuco. Mas não demorou tanto. Foram apenas cinco meses, aproximadamente, de espera.

Entre as outras concorrentes do mercado, especula-se que a Ford seja a próxima a entrar no segmento que é uma evolução das antigas picapes compactas, como a Saveiro (que ganhou um face-lift diferenciado justamente para enfrentar estas novas picapes) e a velha Strada. Pensei em colocar a primeira, mas a picape da Volks está mais próxima em porte da Oroch, que também tem motor 1.6 e comprimento menor que a Toro (4,69 contra 4,92m).

Como as duas, por enquanto, ainda não têm concorrentes diretíssimas. podem ser consideradas grandes rivais, embora haja um desequilíbrio. Para atenuá-lo coloquei frente a frente a versão básica da Toro, a Freedom, com motor 1.8 Flex e a versão completa da Oroch, a Dynamique, com motor 2.0, também flex. O problema é que Fiat não oferece câmbio manual com este motor e a Renault ainda não oferece o automatizado Easy'R para a Oroch. 

Pensei em colocar a Toro a diesel, que é 2.0, mas a diferença de preço, que já é grande com o 1.8 (R$ 77.800 contra R$ 73.790 da Duster), ficaria abismal com a Freedom 2.0 4x2, que custa R$ 95.500. Ela até tem o câmbio manual (é a única versão com ele), mas aí já não tenho dados de teste. Assim, optei por um modelo de cilindrada menor com câmbio automático contra um de maior cilindrada com câmbio manual.




Estilo e Acabamento


Vantagem clara para a Toro, que é bem mais moderna, apesar da frente estranha, onde os faróis estão nos para-choques e as luzes de LED no capô. A Oroch tem o mesmo estilo rústico do Duster e já tem o face-lift que o SUV ganhou no ano passado.

Apesar do plástico duro dominante, a Toro também apresenta um acabamento melhor e um visual mais moderno. A Oroch tem muitas quinas e rebarbas e disfarça com detalhes em preto brilhante.

Toro 2x0



Espaço interno e Porta-malas

Embora a Toro tenha a distância entre-eixos bem maior que a Oroch (2,99m contra 2,83m), a sua vitória no espaço interno para as pernas foi por pouco. Já a superioridade no porta-malas é mais evidente: 820 litros da picape ítalo-pernambucana (que ainda tem abertura bipartida lateral, mais moderna e prática) contra 683 litros da Renault.

Toro 4x0



Motor e Câmbio

A partir daqui a Oroch começa a esboçar uma reação, pois o seu motor 2.0 é bem mais potente que o 1.8 da Toro. São 143 cavalos com gasolina e 148 cv com álcool. Na Toro são 135 e 139 cv, mesmo com os aprimoramentos exclusivos para a picape, pois também é usado no Jeep Renegade e rende no máximo 132 cv.

As duas picapes utilizam câmbio de seis velocidades, mas na Toro ele é automático e manual na Oroch. A Renault ainda não oferece a transmissão automatizada Easy'R, Por outro lado, a Fiat também disponibiliza uma caixa automática de nove velocidades, mas ela é exclusiva da versão top Volcano, com motor 2.0 e tração 4x4. Por isso, o câmbio não entra na contagem de pontos do comparativo.

Duster Oroch 1x4



Desempenho e Consumo

O reflexo do motor mais forte da Oroch aparece no melhor desempenho e com boa diferença nos dois combustíveis. Comprovou o que disse o colaborador Mário Coutinho Leão em seu blog. Com álcool, segundo a revista Carro, são apenas 10,2 segundos de 0 a 100 km/h e 9,6 segundos, de 80 a 120 km/h. A Toro fez este percurso em 13,9 segundos e 10,7 segundos, mesmo com câmbio automático.

Os testes com gasolina foram fornecidos pela revista Quatro Rodas. Na aceleração, a Oroch se sobressai ainda mais: 11,8 contra 16,1 segundos de 0 a 100 km/h. Só que a Toro vence na retomada de 80 a 120 km/h: 12,7 contra 14,4 segundos.

No consumo, há um empate se formos considerar os dados das duas revistas. Com álcool (Carro), a picape da Renault é mais econômica. Na estrada, a Toro se saiu até um pouco melhor, com 9,5 km/l contra 9,1 km/l. Mas foi na cidade que a Oroch fez a diferença com 7,8 km/l, enquanto a Fiat ficou nos 5,8 km/l.

Mas com gasolina (Quatro Rodas), a Toro anda mais, fazendo 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada, somando 20,9 km/l. A Oroch percorreu 8,1 km/l e 11,4 km/l, total 19,5 km/l.

Duster Oroch 2x4



Segurança e Conforto 

Nestes dois tópicos, usando o número de frenagem da Quatro Rodas e o de ruído da Carro há uma vitória para cada lado. No primeiro teste, pisando no freio a 80 km/h, a Oroch para em menos espaço: 27,3 contra 30,1 metros. Só que no teste da Carro a Toro parou 22,7 metros contra 25,7m da Oroch, mas vamos considerar a frenagem da Quatro Rodas. Já picape da Fiat é mais silenciosa nos mesmos 80 km/h, com 60,6 decibéis contra 65,3 decibéis da Renault. 

Toro 5x3 Duster Oroch


Preço, Equipamentos e Assistência


A Oroch é bem mais barata. Na versão Dynamique 2.0 custa R$ 73.790 e traz de série ar condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, ABS, multimídia com navegador, trio elétrico, santo-antônio, protetor de caçamba, alarme, regulagem de altura do banco do motorista, faróis de neblina, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro. Bancos em couro e câmera de ré são opcionais que aumentam o preço para R$ 77.180, quase se aproximando do preço da Toro, que na versão básica Freedom 1.8 é de R$ 77.800. 

Só que picape da Fiat tem controles de estabilidade e tração e auxiliar de partida em rampa, além da direção ser elétrica. A Freedom 1.8 ainda traz banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado manual, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h), sensor de estacionamento traseiro, revestimento de caçamba, piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia) e quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa) e rádio Connect com comando no volante, este com regulagem de altura e profundidade. 

Mas os faróis de neblina, o sistema multimídia, retrovisores elétricos e rodas de liga-leve são opcionais e, com eles, o preço pula para R$ 86.352. Culpa do pacote Opening Edition, que custa R$ 6.950 e ainda adiciona ar condicionado digital dual zone, borboletas no volante, câmera de ré, reconhecimento de voz e rodas de liga-leve, além de puxar o pacote Pleasure 2 junto, que custa mais R$ 1.702 (sensor de chuva e faróis, alarme, apoio de braço presentes). Outros opcionais são o teto solar elétrico (R$ 3.721), bancos parcialmente revestidos em couro (R$ 2.122), airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, sensor de pressão dos pneus (R$ 3.608). Completa, a Toro Freedom chega a R$ 91.721. 

Ou seja, considerando itens mais populares, como retrovisores elétricos, faróis de neblina, rodas de liga-leve e até sistema multimídia, a Oroch também leva vantagem, pois a Renault os oferece de série. Embora importantes pela segurança, os controles de tração e estabilidade acabaram encarecendo o preço do Toro e a Fiat abriu mão dos citados itens para oferecê-los de série. 
   
Na rede de assistência, a vitória foi da Fiat, com 600 concessionárias contra apenas 294 da Renault. 

Toro 6x5 Duster Oroch




Conclusão

A moderna Fiat Toro venceu apertado e sagra-se a vencedora do primeiro duelo de picapes médio-compactas, mas o destaque vai para o seu estilo e conforto. Já a Duster Oroch não pode se considerar perdedora. É mais valente, ágil, econômica e tem melhor custo-benefício. Mas o que falta na Renault é valorizar mais o mercado brasileiro oferecendo carros de estilo mais atraente e com melhor acabamento, como os que ela vende na Europa. Chega de carroças da romena Dacia disfarçados de carros franceses.



Fiat Toro Freedom 1.8 Flex 6x5 Renault Duster Dynamique 2.0 

FIAT TORO FREEDOM 1.8 FLEX

Motor: Flex, quatro cilindros em linha, transversal,1.747 cm³, 16 válvulas
Potência: 135 (gasolina) e 139 cv (álcool)
Torque: 18,8 kgfm (gasolina) e 19,3 kgfm (álcool) a 3.750 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h com gasolina: 16,1 segundos (revista Quatro Rodas)
Aceleração de 0 a 100 km/h com álcool: 13,9 segundos (revista Carro) 
Retomada de 80 a 120 km/h com gasolina: 12,7 segundos (Quatro Rodas)
Retomada de 80 a 120 km/h com álcool: 10,7 segundos (Carro)
Velocidade máxima: 175 km/h (álcool - fabricante)
Consumo Gasolina: 9,6 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Consumo Álcool: 5,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada (Carro)
Frenagem 80 a 0 km/h com gasolina: 30,1 metros (Quatro Rodas)
Frenagem 80 a 0 km/h com álcool: 22,7 metros (Carro)
Nível de ruído a 80 km/h: 60,6 decibéis (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,92/1,84/1,74/2,99m
Caçamba: 820 litros
Tanque: 60 litros
Preços: R$ 77.800 (básico) / R$ 91.721 (completo)
Cores: Branco Ambiente, Vermelho Colorado e Preto Shadow (sólidas, sem custo) / Marrom Horizon, Prata Melfi, Preto Carbon, Verde Botanic e Vermelho Tribal (metálicas, R$ 1.468)

RENAULT DUSTER OROCH DYNAMIQUE 2.0 FLEX

Motor: Flex, quatro cilindros em linha, transversal,1.998 cm³, 16 válvulas
Potência: 143 (gasolina) e 148 cv (álcool)
Torque: 20,2 kgfm (gasolina) e 20,9 kgfm (álcool) a 4.000 rpm
Câmbio: manual de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h com gasolina: 11,8 segundos (revista Quatro Rodas)
Aceleração de 0 a 100 km/h com álcool: 10,2 segundos (revista Carro) 
Retomada de 80 a 120 km/h com gasolina: 14,4 segundos (Quatro Rodas)
Retomada de 80 a 120 km/h com álcool: 9,6 segundos (Carro)
Velocidade máxima: 186 km/h (álcool - fabricante)
Consumo Gasolina: 8,1 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Consumo Álcool: 7,8 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada (Carro)
Frenagem 80 a 0 km/h com gasolina: 27,3 metros (Quatro Rodas)
Frenagem 80 a 0 km/h com álcool: 25,7 metros (Carro)
Nível de ruído a 80 km/h: 64,7 (Quatro Rodas, com gasolina) e 65,3 decibéis (Carro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,69/1,82/1,70/2,83m
Caçamba: 683 litros
Tanque: 50 litros
Preços: R$ 73.790 (básico) / R$ 77.180 (completo)
Cores: Vermelho Vivo (sólida, sem custo) / Branco Nelge (sólida especial, R$ 400) / Prata Étolle, Preto Nacré, Cinza Acler, Verde Esmeralda e Vermelho Fogo (metálicas, R$ 1.600)