A General Motors já apresentou a nova geração da picape Chevrolet Colorado. A edição anterior definiu o visual da nossa S10 em 2012. E a nova geração deve definir também.
A nova Chevrolet Colorado (ou S10) ficou com estilo mais robusto, com vincos e saliências mais acentuados, faróis mais finos e barra da grade mais pronunciada. Para o mercado norte-americano há vários estilos diferenciados de frente, um deles para a versão esportiva ZR2, outra para a Trail Boss e a outra para a Z71.
A traseira continua com lanternas verticais, agora divididas em dois blocos e emolduradas pelos músculos na lateral da caçamba. Na tampa traseira o nome Chevrolet é gravado em baixo relevo, mas nas duas esportivas é bem chamativo. Não haverá mais versões de cabine simples ou estendida. Só cabine dupla.
A nova Colorado agora mede 5,40 metros de comprimento e 3,33 m de distância entre-eixos. Apesar do aumento nesta última medida, o espaço para as pernas foi reduzido.
A caçamba tem vários compartimentos de organização (oito mais precisamente) e dois espaços para guardar pneus de bicicleta ou moto e mais oito pontos de amarração de carga. Também há compartimentos na tampa da caçamba e até uma tomada de 110 volts.
O interior lembra a picape Ford Maverick, por causa do acabamento simples e da saída de ar central horizontal. Mas as versões Z71 e ZR2 são revestidas de couro e nas demais (WT, LT e Trail Boss) de plástico texturizado. Já a tela multimídia central de 11,3 polegadas é um tablet na horizontal flutuante e está unida ao quadro de instrumentos eletrônico, de 8 polegadas (nas esportivas é maior, mas a medida não foi divulgada), que não chega a ser um tablet, pois tem uma cobertura bem elaborada. Diferente da picape média da marca rival, a Colorado tem saídas de ar circular nos cantos. O volante tem miolo retangular fino e braços inferiores bem afastados.
A tela multimídia mostra a imagem de 10 câmeras espalhadas no entorno da picape, inclusive embaixo, nas versões mais esportivas, tem um aplicativo exclusivo para monitoramento off-road e concentra algumas funções antes operadas por botões físicos do console.
Entre os equipamentos de conforto e conveniência há ar condicionado de duas zonas, carregador sem fio e teto solar, presentes em versões um pouco mais caras, assim como sensor de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e faróis de LED. No entanto, itens de segurança como frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa aparecem desde a versão de entrada.
Nos Estados Unidos, o motor 2.7 turbo de quatro cilindros passa a ser único para toda a linha, variando de potência em algumas versões e substituindo o antigo 2.5 aspirado e o V6 3.6. Na WT e LT, são 240 cv e 35,8 kgfm. Nessa configuração, a Colorado é capaz de rebocar até 1.588 kg. As intermediárias Z71 e TrailBoss (mais voltada para o off-road) rendem 314 cv e 53,8 kgfm, com capacidade de reboque de 3.493 kg. A ZR2 tem os mesmos 314 cv das irmãs do meio, mantendo, também, a capacidade de reboque, mas o torque é de 59,3 kgfm, mais forte até que os 57 kgfm da Ford F-150. Em todas, o câmbio é automático de oito marchas.
Versão mais aventureira da Colorado, a Trail Boss tem 24,1 cm de altura livre do solo e ângulos de entrada e saída de 30,5 e 22,4 graus, respectivamente. A tração é integral, com rodas de 18 polegadas calçadas por pneus todo o terreno.
Já a ZR2 tem amortecedores Multimatic DSSV e uma elevação de suspensão de 7,6 cm e pneus para lama de 33’’. Ao todo, essa versão tem um vão livre de 27,2 mm. Com isso, seu ângulo de entrada sobe para 38,3 graus e o de saída para 25,1 graus.
A ZR2 também trará uma edição especial chamada de Desert Boss. Ela ganha uma nova grade, novas rodas de 17’’ e barra luminosa no teto, além de decalques e insígnias de identificação. Serão 5 modos de condução disponíveis: Normal, Reboque / Transporte, Off-Road, Terrain e Baja. Enquanto os primeiros são auto explicativos, Terrain e Baja funcionam como opostos. No Terrain a picape anda em baixa velocidade e usa o reconhecimento de terrenos para detectar rochas pelo caminho, enquanto o Baja é para correr em alta velocidade em locais arenosos.
A Colorado vai chegar ao mercado norte-americano no primeiro semestre do ano que vem. Só depois deve vir a nossa S10, provavelmente ainda com o velho motor 2.8 turbodiesel, talvez, com opção do 2.7 turbo da picape americana e com versões mais comportadas ou apenas trabalhadas na aparência. Isso se o novo governo corrupto do ladrão descondenado e do PT não piorar a economia e atrasar de vez os planos.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
0 Comentários