Tendência nos próximos anos, os carros totalmente elétricos já foram assunto várias vezes do Guscar, que apresentou e analisou alguns modelos, como os Volkswagen ID.3, ID.4 e ID.Buzz, o Audi e-Tron Hatch, o Renault Mégane E-Tech e o Peugeot e-208 GT. A falha de memória deste que vos escreve me impede até de lembrar qual o primeiro modelo elétrico que foi pauta do blog. 

De qualquer maneira, este é mais um texto histórico para o Guscar, que apresenta agora o seu primeiro comparativo entre modelos elétricos. Os escolhidos foram dois compactos de marcas francesas: o Peugeot e-208 GT e o Renault Zoe E-Tech Intense.

O Peugeot tem outras versões com motor a combustão. Ganhou, recentemente, inclusive, um motor tricilíndrico 1.0 Firefly da Fiat. Já o Zoe tem versão única e nasceu para ser elétrico, tendo sido o primeiro genuinamente com esse tipo de tração da Renault e até ganhou uma leve reestilização sobre a carroceria original de 2012. 


Estilo


A carroceria dos dois modelos em questão simboliza o duelo do presente contra o futuro. Ou do passado contra o futuro, se levarmos em consideração que o Peugeot 208 tem um estilo meio retrô, inspirado no antigo 205, na coluna C meio triangular, nas lanternas traseiras horizontais ao lado do fundo preto, claro que com um toque atual, das lanternas de LED simulando garras do leão, presentes também nos faróis dianteiros, e as luzes diurnas parecem dentes de sabre. 


O futuro é representado pelo Renault Zoe, cujas linhas arredondadas eram tão vanguardistas em 2012, que foram mantidas no face-lift apresentado em 2020 e desembarcado aqui no Brasil em 2021. Só é possível perceber a mudança nos faróis, que ficaram mais pontudos e contornados pelas luzes diurnas; nas lanternas traseiras, que trocaram as lentes brancas pelas vermelhas, mas continuam com o formato de losango; e no interior, que ficou mais caprichado e com quadro de instrumentos maior e com a tela multimídia mais flutuante. É um face-lift sim, porque a base de 2012 foi mantida. Mesmo assim, o futuro do Renault Zoe brilha mais no estilo. 

Zoe 1x0


Acabamento


Ambos possuem material emborrachado no painel. E só no painel, pois as portas têm plástico duro. O Zoe tem uma faixa de tecido que parece Alcantara. No 208 é apenas uma textura de plástico. Ainda assim, o acabamento do Peugeot passa uma melhor impressão, pois também tem costuras aparentes e luzes-ambiente em que você pode mudar de cor no sistema multimídia. Além disso, o 208 manteve o conceito i-Cockpit da geração anterior. em que os instrumentos (digitais e com efeito 3D) ficam acima do volante. 


Apesar da lataria ficar aparente na tampa do porta-malas na parte de dentro, a vitória continua (por pouco, pois eu pensei em dar empate) com o 208, pois o teto é melhor acabado. No Renault há uns baixos relevos que não deixam claro se é proteção de fiação ou estilo. 

e-208 1x1


Espaço interno



Pela medição da revista Quatro Rodas, o Zoe é mais espaçoso que o e-208 no "saldo de gols". Isso porque o Renault tem larga vantagem no espaço para as pernas dos passageiros de trás (95 contra 84 cm), enquanto que o Peugeot vence na largura por apenas 2,5 cm (1,44 m contra 1,42 cm). Os dois empatam na altura com 91 cm. E isso porque não estou considerando o espaço na frente, onde o 208 vence. Senão seria empate. 

Zoe 2x1


Porta-malas



Se a vitória do Zoe no espaço interno foi difícil, no porta-malas foi exatamente o contrário: são 338 litros contra 265 do modelo da marca do leão. Mas a vantagem do Renault foi garantida pela ausência do estepe, substituído por um kit selante dos pneus. 

Zoe 3x1


Motor

Ambos os compactos têm um único motor elétrico na frente, com câmbio de apenas uma marcha e a potência é similar, com o e-208 levando vantagem por apenas um cavalo: 136 contra 135 cv. O que poderia ser um empate técnico ratifica em favor do Peugeot pelo torque de 26.5 kgfm, enquanto o Zoe tem 25 kgfm. 

e-208 2x3 


Desempenho



Por pouco, o 208 é mais rápido que o Zoe. Na retomada da revista Quatro Rodas até há um empate técnico com o Peugeot indo de 80 a 120 km/h em 6 segundos contra 6,3 segundos do Renault. Mas o 208 se sobressai na aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, contra 9,1 segundos. O compacto da marca do leão também é superior na velocidade limitada: 150 contra 140 km/h. 

e-208 3x3 


Consumo



Apesar da bateria do Zoe ter uma capacidade ligeiramente maior (52 contra 50 kWh), o e-208 sobra no consumo, com 7,8 km/kWh na cidade e 6,2 kWh na estrada. Enquanto o Renault só faz 4,9 kWh no ciclo urbano e 4,5 kWh no rodoviário. Os números também são da revista Quatro Rodas. 

e-208 4x3 


Segurança

Zoe e 208 empataram nas medições de frenagem da Quatro Rodas. Empate técnico, é verdade, com o Renault levando ligeiríssima vantagem a 80 (25,5 contra 25,7 metros) e 120 km/h (59,4 contra 59,6 m) e o Peugeot com diferença maior a 60 km/h (14 contra 14,4 metros). 

Então, a vitória do e-208 foi conquistada no desempate da lista dos equipamentos e o modelo da marca do leão leva vantagem por ter airbags de cortina, Isofix no banco dianteiro do carona, alerta de colisão, assistente de manutenção em faixa, frenagem automática, piloto automático adaptativo, alerta de atenção e fadiga do motorista e reconhecimento de sinais de trânsito. E o Zoe não tem nada disso, se limitando aos quatro airbags, o monitoramento do ponto cego, controles de tração e estabilidade e o sensor de estacionamento dianteiro, tudo que o 208 já tem.

e-208 5x3 


Conforto



No conforto não há dúvida: o e-208 é o mais silencioso. Segundo a Quatro Rodas, obteve 60,1 decibéis a 80 km/h e 67,5 dBA a 120 km/h. O Zoe ficou com, respectivamente, 62 e 70,1 decibéis. 

e-208 6x3


Preço

Infelizmente, os carros elétricos ainda são caros e inacessíveis no Brasil. O mais barato custa 147 mil reais, importado da pátria da Covid-19, a China, que é o Renault Kwid E-Tech. O Zoe, do mesmo fabricante francês, era o elétrico mais barato do mercado até a chegada do JAC E-JS1. Atualmente custa 240 mil (mais precisamente R$ 239.990) na versão única Intense. 

Ainda assim, custa (bem) menos que o Peugeot e-208 GT, que sai por extorsivos R$ 276.990. Um preço muito alto para um modelo que não é exclusivamente elétrico e tem outras versões com motor flex a combustão. E, com isso, o Renault Zoe volta a pontuar no comparativo depois de cinco quesitos. 

Zoe 4x6


Equipamentos


A alegria do Zoe durou pouco, pois, se ele é mais barato que o rival francês, tem menos equipamentos. Mesmo custando 240 mil reais traz apenas quadro de instrumentos eletrônico, quatro airbags, trio elétrico, sistema multimídia de 7 polegadas com espelhamento sem fio e câmera de ré, ar condicionado digital, piloto automático comum, assistente de frenagem de emergência, sensores de faróis e chuva, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de pressão dos pneus e rodas de 16 polegadas. 


O Peugeot tem tudo isso e muito mais, como os recursos semiautônomos (alerta de colisão, assistente de manutenção em faixa, frenagem automática e piloto automático adaptativo), alerta de atenção e fadiga do motorista, reconhecimento de sinais de trânsito, além de tela de 10 polegadas no multimídia, câmera 180º, efeito 3D no quadro de instrumentos, carregador de smartphone por indução, teto solar panorâmico e seletor de modos de condução, assistente de partida em rampa e bancos dianteiros aquecidos.  

e-208 7x4 


Assistência

Tentei recorrer ao prazo de garantia para avaliar a assistência, mas ambos possuem 3 anos. Assim, como sempre, é o número de concessionárias que define o vencedor. E o Renault Zoe, com 295 postos, diminui a vantagem desfavorável, fechando o comparativo em 7 a 5 para o Peugeot e-208, que tem a disposição apenas 118 pontos de assistência.  

Zoe 5x7 



Conclusão

O Renault Zoe tem estilo futurista, mas é um carro bem realista, com a cara do presente: redução de custos na lista de equipamentos e no acabamento, o que acabou entregando dois pontos para o adversário. Os seus, o Zoe conquistou no preço, espaço interno, porta-malas, assistência e no próprio estilo. 

Além dos dois pontos entregues pelo rival, o e-208 também é o mais potente, mais rápido, mais econômico, seguro e silencioso. 

No confronto do presente com o futuro, venceu o estilo realista do Peugeot e-208, que não foi por goleada, mas tranquila. 

Peugeot e-208 GT 7x5 Renault Zoe E-Tech Intense



 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS