A Honda do Brasil vai pegar carona na preferência dos americanos por utilitários maiores e vai lançar aqui o HR-V destinado a eles para concorrer com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. 

É que os americanos não gostaram da terceira geração do HR-V (que chega aqui no mês que vem) e pediram para a Honda criar um modelo maior e com linhas mais arredondadas. E assim surgiu um HR-V especial para eles, baseado na plataforma do Civic. O nosso é construído sobre a quarta geração do Fit, que não virá para cá. 


O HR-V "brasileiro"

Diferente do estilo "Fiat 147" do HR-V que será lançado no Brasil, o HR-V norte-americano tem linhas que lembram o Porsche Cayenne de primeira geração. A grade dianteira é menor, mais baixa e mais pronunciada, com filetes em forma de colmeia e os faróis são mais ovais, enquanto que no compacto os faróis são mais finos e alinhados à parte superior da grade. A traseira também tem lanternas horizontais, também mais  largas. O aspecto é mais arredondado. 


O HR-V "brasileiro"

O interior, embora seja bastante próximo do HR-V original, com painel horizontal, quadro de instrumentos eletrônico de cobertura redonda e tela multimídia destacada, é igual ao do Civic, que tem o mesmo tipo de painel. A diferença é o acabamento central do modelo maior em formato de ralador e a tela multimídia mais acima, como no sedã. O porta-malas tem capacidade para 691 litros. 


HR-V "brasileiro"

Entre os equipamentos de segurança, o HR-V tem assistência em engarrafamentos e reconhecimento de placas de rua, sistemas de controle de cruzeiro adaptativo e manutenção de faixa. Os recursos são integrantes do pacote Honda Sensing, oferecido de série em todas as três versões (LX, Sport e EX-L), assim como os oito airbags. Mas alguns itens como o detector de ponto cego e tráfego cruzado só estão disponíveis a partir da Sport e o controle de frenagem em velocidade baixa só na top EX-L, que também é a única com tela multimídia de 9 polegadas (7 nas demais), carregador de smartphone por indução, espelhamento sem fio do smartphone (nas outras precisa do cabo), banco do motorista com ajustes elétricos, rádio digital, ar condicionado digital de duas zonas (as demais têm de uma zona só) e teto solar. 


Todas as versões do HR-V são equipadas com o motor aspirado 2.0 16v de 158 cavalos e câmbio CVT. A tração de série é dianteira, com a integral opcional para todas. Os consumos são de 11 km/litro em cidade e 13,6 km/litro em estrada para as versões 4x2. As 4x4 fazem 10,6 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada. Versões com motor 1.5 turbo e híbridas devem chegar mais para a frente. 

O HR-V americano mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, enquanto que o "brasileiro" tem 4,33 m, 1,79 m, 1,59 m e 2.61 m. E é por isso que a Honda do Brasil decidiu que ele vai ser o modelo para concorrer com o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass. Deve receber outro nome por aqui, talvez ZR-V. 


Nos Estados Unidos, o HR-V custa a partir de 23.650 dólares na versão básica LX, US$ 25.650 na Sport e US$ 27.450. Convertido para Real no dia 11 de julho, o preço fica entre 127 e 147.406 reais. Ou seja, está bem abaixo do HR-V brasileiro, que vai custar entre 150 e 190 mil reais. Quando vier, o HR-V Max ou ZR-V deve custar acima dos R$ 200 mil.


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO