Quando não extinguem uma carroceria tradicional, como sedã, perua, monovolume, cupê ou hatch, os utilitários esportivos influenciam no estilo. É o caso da quarta geração do Audi A3 Sportback (hatch de quatro portas), cada vez mais parecido com o crossover Q3. 

A3 Sportback 2016

O novo Audi A3, que substitui a geração anterior, de 2012, ficou com cara de mau graças aos faróis em formato de bumerangue, com assinatura em LED (com tecnologia Matrix) no topo e no prolongamento inferior, e a grade hexagonal destacada, que invade o para-choque (que tem duas entradas de ar nos cantos), com tela em colmeia, mas não mais visualmente integrada ao capô. 

A lateral tem músculos nos para-lamas dianteiros, traseiros e centrais, além do vinco acima das maçanetas. As janelas têm terceiro vidro e caída vertical. A coluna traseira é um pouco mais inclinada. As lanternas de trás são largas nas laterais do carro e vão se afinando na tampa do porta-malas, formando um estilo asa delta. A assinatura das luzes tem formato de bumerangue no prolongamento na traseira e de tripla vírgula na parte maior. Não faltou o bagageiro no teto, disfarçado de calha. 

A3 Sportback 2016

A carroceria mede 4,34m de comprimento, 1,82m de largura, 1,43m de altura e 2,64m de distância entre-eixos e é construída sobre a plataforma modular MQB do grupo Volkswagen. O porta-malas tem capacidade para 380 litros, podendo aumentar para 1.200 litros com os bancos rebatidos. A abertura é elétrica, passando o pé por debaixo do para-choque. 


A3 Sportback 2016

O interior tem painel envolvente. O quadro de instrumentos virtual, com visualização do navegador e opção de gráficos esportivos, é cercado por difusores de ar hexagonais em posição elevada. Em um nível abaixo está a tela multimídia de 10,1 polegadas, horizontal e sensível ao toque, ligeiramente voltada para o motorista e flutuante. Uma terceira saída de ar no painel ocupa toda a área do passageiro, acima do porta-luvas e da faixa central em alumínio. Mais abaixo ainda, no centro, está o comando do ar condicionado digital. Há, também, a opção de projeção de informações no para-brisa. No pacote S-Line, os bancos têm apoio lateral e revestimento com gomos em formato de losango. 

A3 Sportback 2016

O sistema multimídia MMI dispõe de conexão WiFi e integra as configurações do controle de temperatura e da posição do assento. Ele ainda se conecta com o celular (que pode virar a chave do veículo) e infraestruturas viárias, como sinais de trânsito, para calcular uma rota para o destino. O chamado sistema Car to X também localiza vagas de estacionamento livres. A navegação utiliza mapas em 3D da Google Earth.

Entre os equipamentos de ajuda a condução, de série na Espanha, estão programador de velocidade ativo, frenagem automática de emergência e assistente que intervém sobre a direção para ajudar o carro a desviar de obstáculos. Assistente de estacionamento e alerta de tráfego cruzado são opcionais por lá. 



O novo Audi A3 Sportback chega ao mercado europeu inicialmente motorizado por um 1.5 TSI a gasolina de 150 cavalos e outro a diesel 2.0 TDI, com duas opções de potência (115 e 150 cv). O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem de sete (S-Tronic). A tração, por enquanto, é apenas dianteira. A suspensão pode ser a ar adaptativa e tem seletor de condução Audi Drive Select.

A tração integral chegará no fim do ano, provavelmente nas versões esportivas S3 e RS3. Os motores híbridos e elétricos ficarão para depois, contrariando a nova tendência energética dos seus irmãos de plataforma MQB, como o Volkswagen Golf e o Seat Leon, eletrificados desde o lançamento. Também para breve, sem data confirmada, será o lançamento do A3 Sedan, quando deverá chegar ao Brasil. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO