O Volkswagen Touareg, utilitário top de linha da marca alemã, chega à sua terceira geração dando mais ênfase ao conteúdo do que a forma. Claro que o estilo também foi renovado, mas ficou mais discreto do que nunca, quase uma réplica do Audi Q7, a não ser na frente com grade de múltiplos frisos cromados que se misturam aos faróis full-LED adaptativos e tem uma interrupção em V no para-choque, mas continua mais abaixo, nas extremidades. A traseira, além das lanternas com prolongamentos horizontais na tampa do porta-malas e refletores tridimensionais, ganhou a assinatura do modelo por extenso, no centro, abaixo do emblema da Volkswagen, demarcada pelos dois vincos, deixando-o próximo do Porsche Cayenne, com quem compartilha a plataforma MLB Evo. 



Aliás, os três modelos integram a linha premium do Grupo Volkswagen, da qual também fazem parte o Bentley Bentayga e o Lamborghini Urus, todos sobre a mesma base e fabricados na Eslováquia. Neste caso, a Porsche é apenas uma sócia na produção.

Touareg 2015



Touareg 2015
O grande atrativo da nova geração do Touareg está no interior. O desenho do painel lembra o do novo Jetta, só que, claro, em dimensões ampliadas, com acabamento mais sofisticado, como detalhes em madeira e couro, alavanca de câmbio achatada no console e muito mais tecnologia, interação e personalização.

O sistema multimídia Discover Premium, voltado para o motorista, tem 15 polegadas de tela e praticamente nenhum botão. E ainda se funde com o quadro de instrumentos virtuais de 12,3 polegadas, que representa uma evolução do Active Info Display usado em outros modelos da dupla Volkswagen/Audi, inclusive no nosso Polo. 


Touareg 2015

As duas telas integram o sistema Innovision, que além de dar uma aparência futurista, permitem configurações personalizadas para o modo de direção, tração, funcionamento, climatização, comunicação, entretenimento, conforto e iluminação, além de operar sistemas de segurança como a visão noturna (que detecta pessoas e animais por uma câmera térmica), direção semi-automatizada com manutenção de faixa, aceleração e frenagem até 60 km/h, reação ao tráfego cruzado, direção ativa nas quatro rodas (as trasseiras também se direcionam), estabilização ativa com barras estabilizadoras controladas eletromecanicamente, suspensão pneumática, "faróis de matriz LED - IQ.Light" (controle de farol interativo e baseado em câmera e farol principal) e um visor frontal de pára-brisa projetado diretamente no pára-brisa.


O Touareg ficou maior, passando para 4,88m de comprimento, 1,98m de largura e 1,70m de altura. Só a distância entre-eixos continua em 2,89m. Mesmo assim ficou 106 kg mais leve com uso de 48% alumínio e 52% de aços de alta e ultra resistência na estrutura, além de mais espaçoso. A capacidade do porta-malas subiu para 810 litros (eram 697 litros), com direito a uma cobertura retrátil elétrica opcional. Mas ele continua recebendo apenas cinco passageiros. 

Esqueça os pesados, beberrões e poluentes motores W12 e V10 das gerações anteriores. O maior propulsor do novo Touareg terá oito cilindros em V com 421 cavalos de potência e turbinado, mas abastecido a diesel. Também com este combustível na Europa haverá um V6 3.0 TDI com opções de 231 e 286 cavalos de potência. O único a gasolina será um V6 3.0 TSI de 340 cavalos. Todos os utilitários terão câmbio automático de oito marchas e tração integral permanente. 


Além da Europa, com destaque para a Rússia, a Volkswagen também vai focar o novo Touareg para o mercado chinês, que terá, em primeira mão, uma versão híbrida plug-in com motor V6 e propulsão elétrica com potência combinada de 367 cavalos. 

A vinda do Touareg 3 para o Brasil é incerta, pois a nossa Volks está organizando a sua linha de utilitários, com o lançamento do novo Tiguan (importado do México), dos novos T-Cross (nacional) e Tharu (da Argentina) e planejando a vinda do norte-americano Atlas, que é maior e oferece sete lugares. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO