Enquanto o Volkswagen Touareg privilegiou o conteúdo em relação às formas, a quarta geração do Hyundai Santa Fé deu ênfase aos dois. Mudou radicalmente o estilo e adicionou novos recursos tecnológicos de segurança e conforto. 



As novas linhas se inspiraram no Kona, da própria Hyundai, na dianteira, no Honda CR-V na lateral e no agora anterior Toyota RAV4 na traseira. Se a frente do Kona é estranha, no Santa Fé é a sua parte mais atraente e a que define a sua personalidade. A grade tem formato hexagonal com cantos arredondados, tela de largas tramas onduladas e um contorno superior cromado que se estende até a base do que deveria ser os faróis, mas são as luzes diurnas de LED e de direção. Os faróis mesmo estão no para-choque, junto com as luzes de neblina. As lanternas traseiras são horizontais, com prolongamento na tampa do porta-malas e elementos tridimensionais, com uma ponta em forma de bumerangue na lateral, realçada por um culote e vincos e estribos cromados. O perfil do novo Santa Fé ficou até mais reto. 

O Santa Fé agora mede 4,77m de comprimento, 1,89m de largura, 1,68m de altura e 2,76m de entre-eixos, crescendo em todas as medidas, com exceção da altura, que se manteve. Poderá ter rodas de 17,18 e 19 polegadas. 


O interior que é mais um a seguir a moda do painel com tela multimídia saltada, boa de visualização, mas de efeito estético incômodo. O quadro de instrumentos tem a parte central eletrônica, como no Honda Civic, mas o conta-giros e marcadores de combustível e água são físicos. O Santa Fé continuará tendo opção de cinco e sete lugares, mas em breve será lançada uma versão para oito passageiros. A capacidade do porta-malas da versão de cinco lugares é de 625 litros, um ganho de 40 litros em relação ao anterior. 


Entre as novidades de tecnologia estão o pacote Hyundai Smart Sense, que inclui aviso de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática (antes só alertava o motorista), detecção de pedestres com frenagem automática, alerta de mudança involuntária de faixa, sensor de veículos em ângulo morto  e os inéditos Assistente de Saída Segura (Safe Exit Assist) e Alerta de Ocupante Traseiro. 

O primeiro trava a porta do passageiro quando o sistema detecta a aproximação de outro carro. Já o outro sente a presença de pessoas e animais nos bancos traseiros, útil na hora de sair do carro e evitar o esquecimento de crianças. O recurso mostra um alerta no quadro de instrumentos. Se o passageiro travar o carro, dispara a buzina e manda uma mensagem para o celular. 


Entre os itens de conforto estão o novo sistema multimídia de oito polegadas, com Android e Car Play, head up display, também de oito polegadas, no para-brisa e carregador de indução magnética para smartphones. 


A motorização tem quatro opções, todas de quatro cilindros, sendo três a diesel (2.0 CRDi de 150 e 182 cavalos e 2.2 CRDi de 196 cv) e apenas um a gasolina: o 2.4 GDI de 185 cv. Na Europa, o motor a gasolina tem câmbio de seis marchas, mas os demais têm manual de seis marchas com opção de um automático de oito. Mas no mercado americano todos devem ter o de oito velocidades. 


A tração de série é dianteira, mas, opcionalmente será oferecida a integral HTRAC All-Wheel-Drive (AWD), registrada pela Hyundai. Desenvolvido como um sistema multi-modo, o sistema fornece uma embreagem eletrônica, de torque variável com controle de torque ativo entre os eixos dianteiro e traseiro. Os modos HTRAC Normal, Sport e Smart selecionáveis ​​ajudam a fornecer controle em todas as condições climáticas. A configuração Sport proporciona uma sensação mais ágil, enviando mais torque disponível para as rodas traseiras.

Embora nada tenha sido dito a respeito, o novo Hyundai Santa Fé deve chegar ao Brasil no final do ano ou mesmo no ano que vem e vai brigar com o Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4, Ford Edge, Peugeot 5008 e os futuros Volkswagen Tharu e Renault Koleos, se este último vier. 
 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO