O Hyundai Santa Fe era o segundo modelo mais caro da marca sul-coreana, atrás do Terracan (antecessor do Veracruz). Construído sobre a plataforma do sedã Sonata, foi lançado nos Estados Unidos em 2000, junto com modelos como Ford Escape e o feioso Pontiac Aztek. 

Apesar das críticas de jornalistas especializados norte-americanos, o Santa Fe acabou fazendo tanto sucesso que faltou volume para suprir a demanda nos Estados Unidos. 

Ganhou nova geração em 2006 e em 2012, quando passou a contar com uma carroceria alongada e capacidade para sete passageiros, substituindo o Veracruz. A versão curta também oferecia sete lugares. 

Agora em 2018, chega à quarta geração com novo estilo, principalmente na frente ousada, e novos recursos tecnológicos de segurança, como detector de passageiros no banco traseiro e portas que se travam quando sentem a aproximação de outro carro. No Brasil, cada geração chegou em 2001, 2007 e 2013, que, no ano seguinte, passou a ser fabricada em Goiás. A quarta deve chegar no final do ano, ou mais tardar, no ano que vem. 


1a Geração - 2000 a 2006






2a Geração - 2006 a 2013








3a Geração - 2012 a 2018




Grand Santa Fe


Face-lift 2016





4a Geração - 2018




TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO