O Kia Cerato nasceu em 2003 como um tímido sedã de traseira curta e frente em cunha. Na segunda geração ficou mais atraente, com cantos mais vivos e a grade "boca de tigre" criada pelo designer alemão Peter Schreyer, que hoje é o presidente da marca sul-coreana. Na terceira ficou arredondado, também cresceu no porte, mas ainda era visto como um sedã compacto, incapaz de enfrentar os grandes rivais Honda Civic e Toyota Corolla.
Agora, chega à sua quarta geração, maior, mais encorpado e esportivo, como o "cupê de quatro portas" de grande porte da Kia, o Stinger.
No Salão de Detroit deste ano, o Cerato foi apresentado em companhia de outro potencial rival, também reestilizado: o Volkswagen Jetta.
No Salão de Detroit deste ano, o Cerato foi apresentado em companhia de outro potencial rival, também reestilizado: o Volkswagen Jetta.
Apesar de inspirado no Stinger, a curvatura do teto aparentemente foi mantida, mas as colunas laterais estão mais largas e a área envidraçada cresceu, criando uma inédita terceira janela. O perfil também ficou mais musculoso.
Na frente, a grade "boca de tigre" está maior e integrada ao desenho. O para-choque dianteiro está cada vez menos "carenado" ou mais aberto. Os faróis ficaram um pouco menores e mais pontudos, além de ganharem novas assinaturas de LED (agora lembrando um X). Na traseira, as lanternas mantiveram o conceito horizontal com prolongamento no porta-malas, curto, aliás, mas agora estão mais retas e unidas por um fino refletor. As luzes de LED é que dão a identidade ao conjunto ótico traseiro. As luzes de direção nesta pose do modelo foram parar no para-choque.
O interior ficou mais moderno, mas os plásticos ainda demonstram aparência simples. Em compensação, os bancos são envolventes e revestidos em couro. O painel é horizontal e adere ao conceito já usado nos Hyundai i30, Kona e Veloster e o Kia Picanto, com a tela multimídia de oito polegadas e os instrumentos saltados, com uma tela de TFT entre estes últimos. As saídas de ar centrais são horizontais e estão no nível intermediário do painel, mas os difusores extremos são circulares. O espaço interno aumentou bastante, mas o porta-malas acomoda apenas 427 litros.
O destacado sistema multimídia agora tem Android Auto e Car Play, além de câmera de ré e navegador GPS. Também estão presentes, alguns deles opcionais, um espaço para carregamento sem fio de smartphones, sistema de som premium Harman Kardon com 320 watts, Bluetooth, portas USB, alertas de colisão, faixa, aponto cego e tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.
Na mecânica, inicialmente, o novo Kia Cerato terá, nos Estados Unidos (onde é chamado de Forte), apenas um renovado motor 2.0 de 16v de 150 cavalos, com ciclo Atkinson, que proporciona menor consumo de combustível e sistema de recirculação de gases de escape. A dosagem do motor é controlada pelo novo câmbio CVT com correntes dos discos de variação no lugar das cintas de aço. O novo sistema foi desenvolvido pela própria Kia e é chamado de IVT (Intelligente Variable Transmission ou Transmissão Variável Inteligente). A nova transmissão também tem sistema de gerenciamento eletrônico com adaptação ao estilo do motorista e um sistema de isolamento acústico para reduzir o ruído. No Brasil, se o importador quiser cortar custos, ele deve usar o atual 2.0 Flex de 157 e 167 cavalos, que é mais potente. A estrutura do novo Cerato, que continuará sendo fabricado no México, passa a ser feita com aços de alta resistência.
A quarta geração do Kia Cerato agora tem 4,64m de comprimento, por 1,80m de largura e 1,44m de altura. A distância entre-eixos de 2,70m foi mantida. Praticamente as mesmas medidas do Honda Civic, com quem o agora esportivo sedã sul-coreano terá condições de enfrentar.
TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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