Um ano depois de apresentar o esportivo de quatro lugares GTC4Lusso, um meio caminho entre um face-lift e uma nova geração do antigo FF, a Ferrari atualiza mais um modelo. A F12 Berlinetta , de 2012, ganhou grandes modificações estéticas na frente, lateral e traseira, mudou de nome para 812 Superfast, mas manteve a estrutura do cupê anterior, precedido, em ordem cronológica para o passado, pela 599 GTB Fiorano (2006), 575 Maranello (2002), 550 Maranello (1996), 512M (1994), 512TR (1991), Testarossa (1984), 512i Berlinetta Boxer (1981), 512M BB (1976), 365 GT4 BB (1973), 365 GTB e GTS4 Daytona (1968), 275 GTB, GTS e GTB4 (1964) e finalmente 250 (1953)


F12 Berlinetta

A 812 Superfast chega para ser o veículo de série mais potente do atual portfólio da marca italiana do cavalo rampante. Além de ter produção limitada, a La Ferrari, veículo que se posicionava acima, também tinha um motor elétrico que adicionava mais 163 cavalos. A 812 Superfast extrai os mesmos 800 cavalos a 8.500 rpm do seu motor V12 6.5 litros (200 cm³ a mais que a La Ferrari), que é... aspirado, mas com injeção direta de alta pressão e comando variável de válvulas. O torque é de 73,2 kgfm a 7.000 rpm. O câmbio é automatizado de sete velocidades e dupla embreagem, projetada para trocas ainda mais rápidas. A tração é traseira. O novo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e alcança os 340 km/h de velocidade máxima. O sobrenome Superfast, já usado nas décadas de 50 e 60, não foi escolhido à toa.


F12 Berlinetta

O estilo, de habitáculo alto e capô longo para acomodar o "vêdozão", encanta. A 812, código que vem dos 800 cavalos e o número de cilindros, ganhou vincos mais profundos e novas entradas de ar na lateral e no capô. Os faróis ficaram mais afilados, com pequenas extensões diagonais. A grade, antes quadriculada, foi fechada com tela perfurada. Na traseira, um aerofólio mais alto e pronunciado, dois pares de lanternas redondas, escuras (quando apagadas) e tridimensionais, além do novo protetor do para-choque, mais largo, não apresentando mais aquele "fio dental" da F12.



F12 Berlinetta




Por dentro, o painel também foi redesenhado, ganhando novas saídas de ar em formato de canhão, embora perdendo uma no centro, substituída por uma nova tela de informações. O sistema multimídia foi instalado no quadro de instrumentos. O acabamento das portas também mudou.


F12 Berlinetta

Outros destaques da mecânica da 812 são a direção eletro-hidráulica (pela primeira vez numa Ferrari), a função Ferrari Side Slip Control (SSC) do controle de estabilidade, que corrige automaticamente a saída de lado da carroceria de um ângulo maior, e o Virtual Short Wheelbase, que permite que as rodas traseiras também girem, melhorando a agilidade. 

Desta vez, a 812 Superfast abriu mão da tração integral, do motor elétrico e do estilo shooting brake da GTC4Lusso. Pelo menos agora, a Ferrari não quis criar mais polêmicas que possam aborrecer os seus fãs mais puristas. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO