TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


O Corolla não ficou parado vendo os seus concorrentes se renovarem e também mudou. A mudança, apresentada na Rússia, só não ficou ao nível do Chevrolet Cruze e nem do arquirrival Honda Civic. Foi apenas um face-lift, como no Nissan Sentra, suficiente para dar uma melhorada até a vinda da 12ª geração.


Corolla 2014
A mudança mais marcante está na frente. Os faróis ficaram mais finos, recortados e ganharam iluminação em LED e novos elementos internos, mantendo a invasão dos frisos cromados ondulados da grade, que ficou em tamanho mínimo. O para-choque tem duas reentrâncias nas laterais e quatro frisos horizontais em toda a sua extensão que emolduram os pequenos faróis de neblina. Na traseira as mudanças foram quase imperceptíveis: as lanternas ganharam novas lentes, um pouco mais salientes, luzes em LED e o friso cromado entre elas ficou bem mais fino.


Corolla 2014
Por dentro, o painel mudou pouco. As saídas de ar das extremidades ficaram redondas (eram trapezoidais), o controle do ar condicionado digital (agora de duas zonas) seguiu o caminho inverso e não tem mais os botões giratórios e o anacrônico reloginho digital dos anos 80 passou da área dos difusores centrais de ar para ao lado do sistema multimídia (que ganhou espelhamento com aplicativos). Este ganhou comandos totalmente sensíveis ao toque. O acabamento está mais aprimorado.


Corolla 2014



Corolla 2014

Além do estilo, o Corolla ganhou novos equipamentos como direção elétrica e controles eletrônicos de estabilidade e tração, que devem chegar no modelo brasileiro, onde deverá ser lançado, em outubro, no Salão de São Paulo. Mas itens como leitor de placas dificilmente virão. Os motores 1.8 e 2.0 Flex devem ser mantidos.